Como não amar dedicatórias?


Eu sempre fui daquele tipo de leitor que detesta qualquer rabisco em umlivro. Sou realmente chato nesse ponto e só de pensar naquele monte de traços bate um negócio que nem consigo explicar o que é. Coisa de gente chata? Talvez. Mas devo confessar que amo um tipo de rabisco: as dedicatórias. Mas convenhamos? Alguém consegue não gostar delas? Muito provavelmente não. Tem algo mais legal do que ganhar um livro com uma super dedicatória (seja ela de um amigo, um amor, um autor, etc) na primeira página? Eu mesmo fico super feliz quando isso acontece.

Acredito que os livros possuem suas próprias histórias. No entanto, não são só as que eles trazem consigo, mas sim outras: as histórias reais. A sua própria biografia, digamos. Por quem foi lido, onde, como, se quem o leu se emocionou ou não, se marcou seus trechos prediletos, se guardou recordações. Essas coisas. 

Não deixa de olha a nota no rodapé.
Existem vários tipos de dedicatórias: as românticas, os recadinhos, as que funcionam como lembrete, as que são puramente declarações, as de amizades, de parabéns-pra-você-nesta-data-querida-muitas-felicidades-muitos-anos-de-vida, as de agradecimentos. São tantas. E cada uma delas trazem reações e sentimentos bem fortes.

Existe também aquela dedicatória que já vem impressa no livro. (E não. Eu não estou confundindo com os agradecimentos.) Quer ver um bom exemplo? Qual leitor não conhece a tão famosa e instigante dedicatória que está presente em Memórias Póstumas de Brás Cubas, do autor Machado de Assis? Não lembra? Pois olha só: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

Como ando sempre em sebos costumo encontrar essas palavras escritas para alguém. E, geralmente é uma surpresa bastante legal, pois além de ser muito emocionante ler os sentimentos de alguém para um outro alguém, tentar imaginar quem escreveu aquilo é um exercício formidável. (Ah, e se for invasão de privacidade peço perdão, mas não dá.) 

Detesto rabiscos, mas um livro com dedicatória é um lugar muito mais mágico, pois se torna um livro com duas histórias. Uma delas, obviamente, é a de quem o fez e a outra é aquela que começa antes mesmo de sabermos sobre a que já está feita. 

É por esses e outros motivos que pergunto para vocês: como não amar dedicatórias? 

Nota: Peguei as imagens no Eu te dedico, que é um tumblr que só tem dedicatórias. Acho o projeto super legal! Ah, e para entender segunda dedicatória é  só resolver a equação. O desenvolvimento é o seguinte: 9x - 7i > 3 (3x - 7u) / 9x - 7i > 9x - 21u / -7i > -21u / 7i < 21u = i < 3u (eu te amo, em inglês)  Muito criativa, não? :)

25 comentários:

  1. Eu também odeio rabiscos, mas dedicatórias são tão fofas. Adorei a criatividade dessa equação.
    Quando vejo livros com dedicatórias no sebo eu sinto dó, alguém faz uma com tanto carinho pra o livro acabar no sebo? :(

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu nao suporto quase nenhum tipo de rabisco. Sou que nem vc, porém mais. Se for me dá um livro, por favor nao escreva nada nele!

    A única exceção a essa regra é se for o próprio autor que colocou algo (a.k.a um autógrafo) e ainda esse eu fico meio balançada

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mais pessoas dispostas a me dar de presente livros com dedicatórias, por favor! Adoro livros com dedicatória e sempre fico com medo de escrever quando vou dar de presente por achar que a pessoa não vá gostar. Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Oi Igor!
    Nossa, para mim também são super detestáveis esses rabiscos nos livros, mas quando se trata de dedicatórias as coisas mudam completamente. Adoro-as, me faz sentir especial e são demais principalmente as criativas, — essa equação é muito fofa.
    Ótimo post, beijo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que lindaaas! Eu também amo. Não aceito ganhar livro de presente sem mensagem nele, rs... Elas ficam eternizadas, é muito lindo!

    Adorei o post!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo quando deixam dedicatórias em livros, é um dos melhores presentes que se pode ganhar!
    Beijos,
    loucamenteleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro dedicatórias, mas as que são pessoais, endereçadas a mim. Não que as outras não tenham significado ou não carreguem histórias, mas não me afetam tanto.
    Achei muito legal mesmo a fórmula, super criativo!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sabe, eu não sei. Eu nunca ganho livros. Mas não gosto de riscar livros... Risco com meu nome e telefone, mas mesmo assim, já me incomoda um pouco.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  9. Nossa, se tem uma coisa que eu amo são dedicatórias, são tão especiais e pessoais. Realmente, é impossível não amar ):
    Esse tumblr é maravilhoso, falando nisso. Tem também a pág no facebook: https://www.facebook.com/eutededico, enfim, dedicatórias são maravilhosas...
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também amo dedicatórias, mas até hoje só tive duas, rsrss. É triste!!! :( Uma foi de uma amiga no final do ano, outra foi de um antigo professor que estava lançando o livro!
    Mas isso tá mudando, rsrsr. Vou receber alguns livros de autores parceiros, e eles prometeram dedicar pra mim, rsrs.

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de dedicatórias, só quando é do próprio autor. Acho que deixa o livro feio, sim, eu acho. Sem falar que acho falta de respeito. Não custa nada enviar uma cartinha junto, expressando todo o amor ou tudo que você queira dizer a uma pessoa. Sei lá, só acho. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Também amo!!!! <3
    Os únicos rabiscos nos meus livros são elas. Quando é presente é sempre lindo que venha com dedicatória. :)

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de riscar meus livros, mas quando é com uma dedicatória ai a história muda!!! :)
    'Abraços. . .


    http://make-up-goe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sim eu também amo um livro com dedicatórias. Mesmo os agradecimentos que os autores que os autores escrevem eu leio. Fico imaginando quem são aquelas pessoas e porque mereceram o carinho.
    E os que a mim são dedicados me enchem de alegria. Achei linda essa equação. criativa e simples. E o teu texto mais bonito ainda.

    Bjuuu

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  15. Também adoro dedicatórias, são simplesmente as coisas mais fofas do mundo! Nada melhor do que ganhar um livro e junto com ele uma dedicatória de quem te deu, aí fica a lembrança dessa pessoa sempre ali, gravada.
    Amei a da equação, realmente foi muito criativa!
    Estou seguindo o blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Como não amar as dedicatórias...
    eu particularmente amo, concordo com você também não gosto de rabisco nos livros, mas as dedicatórias me ganharam completamente.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante o post. Eu também não sou muito fã de livros rabiscados, mas as dedicatórias são sempre boas! Eu não tenho nenhum de amigo, a maioria de autor, mas ainda assim tá valendo.

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  18. Oi Igor, nossa eu amo dedicatórias também.
    Recebi dois livros hoje, ambos com dedicatórias dos autores, adorei!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Igor, adorei seu post!
    Nossa, tambem odeio rabiscos e livros com dedicatórias são mais lindos. É perfeito, adoro *-*

    Abraço
    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Igor ^^
    Eu odeio rabiscos, amassados, manchas, marcas de qualquer natureza... hauhauahuahuah parei.
    Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas realmente, quando se tratam de dedicatórias, fica tão fofo ♥ realmente, não tem como não amar dedicatórias!

    Abraços!
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Igor, acho muito bonitinho quando alguém me presenteia com um livro e junto dele vem uma dedicatórias; pena que nem todos tenham esse hábito. Como você disse, ali temos duas histórias: a do autor e a que carregamos consigo. Achei Hiper criativo a equação do final, bem NERD mesmo. rsrs Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  22. Também adoro dedicatórias. Acho muito especial quando compro algum livro num sebo e ele vem com dedicatórias sobre a história de pessoas que eu nunca conheço. Me perco tentando imaginar quem são esses personagens da dedicatória. Gostei muito do post =)
    Beijo!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Apesar de delicado, fofo e tudo o mais, não gosto de nada escrito no livro, só se for autógrafo do autor e olhe lá! Dedicatórias só numa folha a parte, dentro do livro e tal.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Diferente de você, eu adoro um rabisco, um trecho sublinhado, coraçãozinho num poema preferido ^^ mas igual a ti também adoro dedicatórias...são lindas provas de amor, provas de amizade e carinho.

    ResponderExcluir
  25. Gosto de dedicatórias atrás da orelha do livro haahahah Pode ser a mensagem de amor que for, sério, não gosto de livro riscado :/ Mas essa equação é linda demais, ai gente <3 Por favor, assim eu até aceitaria, rs.

    Adorei esse post!

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia