Legend - Marie Lu

Há muito tempo estava procurando por uma distopia que pudesse me empolgar. Depois de ler A Esperança, último livro da trilogia Jogos Vorazes, me vi órfão de uma história distópica que colocasse minhas opiniões em choque. Mas não dizem por aí que quem procura acha? Pois então, Legend me surpreendeu em vários aspectos e deixou-me "encucado" em outros. Não poderia ser para menos já que Marie Lu, a autora, tem um jogo de palavras que sacode o leitor facilmente, colocando-o em um posição mais complicada que seus próprios personagens. 

Ignorem a cara da criança, beleza? haha 



Em Legend, conhecemos um futuro totalmente controlado pelo estado. Mais uma vez, os Estados Unidos da América estão divididos. Uma parte sendo representada pela República e a outra por Colônias. A história em si tem como cenário a distópica Los Angeles, onde conheceremos os dois protagonistas da trama: Day, um jovem rebelde nascido nas periferias da cidade que é considerado o criminoso mais procurado do lugar devido as baixas notas tiradas na prova em que todas as crianças são submetidas em uma determinada idade, e June, uma jovem da alta elite "republicana", extremamente inteligente (um prodígio, na verdade), que além de alcançar as maiores pontuações no teste, fora designada para a melhor universidade da região. 

Personagens com modos e visões de vidas tão antagônicos não poderiam, é claro, não se encontrar durante a narrativa. E esse encontro, sem dúvidas, mudará a vida de ambos radicalmente uma vez que suas crenças serão colocadas em xeque de uma maneira (particularmente falando) já mais vista em outras leituras. 

Como fã de histórias que possuam essa carga futurística, fiquei feliz com a visão proposta pela autora. Mesmo sendo narrada em primeira pessoa, a narrativa consegue ser bem ampla e justificável. Marie Lu presenteia o leitor com rápidas passagens e com dados bem específicos sobre os assuntos abordados em sua distopia. 

Apesar de gostar dessa agilidade na narração, confesso que me perdi uma ou duas vezes enquanto o lia. Provavelmente estava tão conectado com dados da escritora que acabava não dando atenção as outras frases que apareciam. Ambos os protagonistas têm seus jeitos de ser e mostram, cada um com a sua forma, como é viver em um futuro totalmente ditatorial. 



O livro não é cem por cento elogios, obviamente. Acredito que faltou alguns elementos que poderiam aumentar toda a euforia sugerida pela trama. Como falei anteriormente, a rapidez de Marie não fazia sentido em certos momentos. Momentos esses, aliás, que necessitavam de um pouco mais de calma. Entretanto, acho que tudo que citei pode ser justificado pelo seguinte fato: Legend é o livro de estreia da autora, além de ser o primeiro de uma trilogia. 

O marcador lindão que a editora Prumo enviou junto com o livro. 

Se eu gostei de Legend? Não. Na realidade, eu amei esse livro. (Sim! Mesmo com as falhas que citei.) Com falas super bem trabalhadas, um enredo encantador e com cenas de tirar o fôlego, a trama me conquistou facilmente. Sem dúvidas é uma ótima opção para os amantes de distopias. 

Nota: O segundo livro, Prodigy, será lançado em breve pela editora Prumo que a mais nova parceira do blog. E claro que estou muito ansioso pela continuação.

34 comentários:

  1. Olá Igor,
    Já tem um tempão que esse livro está na minha lista de leitura, só que sei lá dá uma preguiça e eu acabo optando por ler outro.
    Depois dessa resenha, é claro que eu vou ler!

    Abração
    Wagner
    http://adolescenteamericano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar de Legend e, quer saber, já estou louco para ler. Acho que mais do que nunca nessa obra muitos valores vão ser postos em xeque, muitas ideias serão discutidas e muitas aventuras serão ocorridas...

    A resenha, mais uma vez, ficou primorosamente ótima!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Legend é um dos livros que mais me deixam curiosa! Faz tempo que quero ler, principalmente pelas excelentes críticas que li a respeito.
    Estou aprendendo a gostar de distopias, mas acho que o que me faz adorar ou não é o ritmo da narrativa e o desenvolvimento dos personagens e, pelo que entendi, Legend tem estes dois aspectos muito bem elaborados.
    Vamos esperar que a continuação seja tão boa quanto o primeiro volume!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Se eu não tivesse lido aqui, eu nem saberia que esse livro existia, o que seria uma pena porque a sua resenha está incrível (como todas que eu já li, pra ser sincera) e parece ser muito bom. Com certeza foi pro meu Quero Ler, HAHAHA.
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Todos os vlogs que eu acompanho dos Estados Unidos disseram que essa foi a melhor distopia que eles leram nos últimos tempos então já estou com uma grande expectativa para essa série! Infelizmente esse livro foi lançado justamente numa época que eu estou querendo ficar um pouco longe de distopias, então acho que ainda vai demorar um pouquinho pra eu pegar, mas gostei muito da sua resenha! Só uma coisa que eu não entendi: o livro é narrado por qual dos protagonistas da história? os dois dividem a narração?
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Igor. Li poucos livros do gênero distopia, e Legend, pelas suas palavras, parece ser ótimo. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da estória, a capa é muitoo bonita ;D. Um dos meus gêneros literários favoritos é a distopia . Ameii *----*
    Beijos
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Você não é a primeira pessoa que elogia esse livro.
    Excelente dica, ja entrou para minha lista de favoritos.
    Abraços!

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
  9. É a primeira resenha que leio desse livro e até me interessei pela história. Não é uma prioridade de leitura, mas se eu tiver oportunidade vou ler sim.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhuma distopia e Legend me pareceu ser a melhor opção agora (:
    Adorei a resenha, viu?!
    Abraço
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Li poucas distopias e todas foram excelentes. Ainda nem li JV e Divergente, ambos estão em minha lista de desejados. E depois da sua resenha é claro, que essa entra na minha lista também. Bela resenha!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente muito lindo o marcador *----* Já quero! (me dá? hahaha) AMO distopias e essa foi uma grande surpresa. A história foi muito bem construída, mas realmente a rapidez em alguns momentos não fez sentido. Ao meu ver, esse foi o grande ponto fraco do livro.
    Amei seu cantinho <3
    Beijinhos

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    P.S.: Também sou futura estudante de jornalismo :D

    ResponderExcluir
  13. Eu realmente preciso parar de ler resenhas... Minha lista de livros nunca diminui!!
    Agora quero ler esse também.
    Gostei bastante da sua resenha, você colocou muito bem sua opinião apontando as partes que gostou e não gostou.
    Beijoos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Caramba fiquei mega ansiosa para ler esse livro!! Sério que é tão bom quanto a série "jogos vorazes"?

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oi Igor, eu adoro uma boa distopia, e pela sua resenha essa parece ser bem escrita. Já coloquei o livro na minha listinha de desejos ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Apesar dessa série ser muito elogiada não vejo nada do enredo que faça desejar ler. Parece só mais uma distopia. Mas quem sabe em algum momento me animo e mudo de opinião.

    ResponderExcluir
  17. Que bom que vc gostou do livro, eu nao gostei, demorei a me empolgar com o livro, qndo comecei a gostar o livro acabou,achei o livro parado e só qndo os personagens se encontraram de fato é que começou a ficar melhor.

    Abraços
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu não estava nenhum pouco empolgado por Legend, confesso, pela capa que eu achei feia. Mas depois dessa resenha incrível, eu estou louco para ler. Sinto falta de personagens importantes e até mesmo ricos em distopias como parece ser a June. É sempre aquela coisa de "nasci pobre, sou infeliz, etc" que cansa uma hora.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adentrei o mundo das distopias a pouco tempo e tenho amado. Aposto que Legend é tão bom quanto os outros que andei lendo. Já estava curiosa a respeito do livro e a sua resenha só confirmou as minhas opiniões. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a capa desse livro, e quero ler.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amei esse livro quando li, estou louca por Prodigy. <3
    A editora fez um ótimo trabalho com o livro, amei as folhas como se tivessem pó, seila. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Já tinha visto esse livro na livraria, mas nem tinha me interessado não, só que agora eu quero rs
    Vou adicionar na lista de leituras, com certeza!

    Abraços
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Post incrível, Seu blog tem um conteudo muito relevante além de divertido. parabéns, estou seguindo se puder retribuir :)
    http://ghislleibrs.eu.nu/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro parece ser muito bom. Pena que estou pobrinha, mas acho que vou dar um jeitinho de comprar.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro, porque na realidade não sou fã de distopias, mas até que gostei do enredo, então quem sabe eu leia “Legend” algum dia.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma queda enorme pela capa desse livro, é de uma simplicidade tão bela que me enche os olhos. Eu estou com muita vontade de ler distopias também, só li a trilogia JV e desde então tô querendo ler outros do gênero. O que mais me chama a atenção é Starters, mas depois dessa resenha, devo dizer que Legend subiu bastante ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. O que me chamou atenção primeiramente nesse livro foi a capa, eu não sei porque mas capas assim me conquistam!
    Eu não tinha lido ainda nenhuma resenha do livro, de modo que não sabia ao certo o que esperar. Mas agora estou empolgada, já que tenho uma grande queda por livros distópicos.
    Abraços,
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Nossa, eu fiz a mesma coisa quando acabei THG ahah só que eu encontrei Feios, e não gostei tanto assim.
    Eu já tinha ouvido falar bem superficialmente desse livro, acho que eu já o vi em meia dúzia de 3 ou 4 blog, mas nunca tinha lido nada dele, não. Eu gostei bastante.

    Abraços.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
  29. Amo distopias, mas ainda não li essa série, depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  30. Confesso que não é tanto meu esstilo de livros, sou mais os romances, porém amei sua resenha

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Igor tudo bem?
    Nossa somente escuto bons comentários...fico feliz que tenha achado uma outra distopia ^^
    Para ser um livro de estreia da autora e já ter gente falando tão bem está ótima o/
    Até agora o livro ainda não me agradou mas vou ver se leio e tiro a conclusão.
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Tão bom ler um livro, e no final não simplesmente apenas ter gostado do livro, mas sim senti um amor incompreensível por ele. Não li ainda, mas pretendo ler... Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. oi Igor, tudo bem? Eu tinha muita curiosidade de ler esse livro, porque amo distopias, e agora eu vou ler com certeza após a sua recomendação.

    Eu li um muito bom esses dias, que é Correr ou Morrer-Maze Runner, você já leu? Se não, nossa você vai adorar, depois faz uma visitinha para você ler a resenha, gostaria muito de saber sua opinião.

    Valeu
    Bjinhu
    Luh Costa
    bisbiblogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Ei Igor, blz?
    Adorei a resenha :)

    Estou super curioso para ler Legend, mas acho que vou comprar em inglês. Vi gente falando que a tradução está ruim. :)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia