Resenha: Diablo III - A Ordem - Nate Kenyon


Título: Diablo III - A Ordem
Autor: Nate Kenyon
Editora: Galera Record
Páginas: 350
Sinopse: Baseado no game Diablo III — lançado em março de 2012 nos Estados Unidos (e no início de junho no Brasil) após uma década de espera pelos fãs, com mais de 3,5 milhões de cópias vendidas em um dia e mais de 7 milhões em uma semana, quebrando diversos recordes de venda —, o romance narra a jornada épica de Deckard Cain, último sobrevivente de uma misteriosa e lendária ordem, Horadrim, na busca pelos outros integrantes perdidos, para salvar o mundo de Santuário das forças demoníacas do Inferno Ardente, anos antes dos acontecimentos do jogo. O autor, Nate Kenyon, é finalista do prêmio Bram Stoker, da Associação de Escritores de Terror.

Sinopse retirada do Skoob

Sempre que dá, tento investir em novos tipos de gêneros literários. Dessa vez, decidi pegar um livro baseado em jogos. Eles estão na moda! São tantos que não resisti e resolvi formar uma opinião sobre esse tipo de narrativa. Pois bem, o escolhido foi Diablo III – A Ordem.

Nate Kenyon, o autor, mostra a história do último Horadrim, o famoso Deckard Cain.  Contando a vida de Cain desde a infância, mostrando as faces de um garoto rebelde que se recusava a aceitar as regras, Nate deixa bem claro qual foi a sua intenção ao desenvolver tal enredo. A história de Cain vai sendo detalhada e, dessa forma, o leitor vai percebendo a passagem dos anos. É perceptível também, que ao longo de sua jornada os seus sofrimentos e, principalmente, a pressão exercida sobre ele pelos demônios adormecidos no Inferno Ardente, vão se misturando. É com a idade chegando que ele precisará dar um jeito de salvar o mundo de Santuário dessas forças malignas. Tudo isso, é claro, tentando achar mais algum membro sobrevivente dessa poderosa ordem lendária chamada Horadrim.

Eu realmente não conhecia nada sobre esse mundo virtual proporcionado pelo jogo. Mas faço questão de deixar claro que mesmo tendo um contexto pré-definido, o livro não é exclusivo dos fãs ou dos jogadores de Diablo. Digo isso, pois procurei saber se ele era contra indicado a uma pessoa que não tinha alguma relação com o jogo.

O mais legal de tudo é que a narrativa detalhada de Nate me cativou tanto que fui jogar Diablo III. Enquanto me aventurava, notei que o velho Deckard do game não é tão intenso e profundo quanto ao descrito no livro. Ás vezes eu o tinha como o grande herói, mas em vários outros momentos não tinha mais tanta certeza. É bom lembrar que a narrativa se passa anos antes do que a trama principal do jogo. Por isso, existem essas contradições entre alguns personagens.

Basicamente o livro é composto em três partes. Essa divisão, ajuda ao leitor a se localizar no enredo proposto. Achei essa sacada muito bem bolada e construída, pois pensei que iria me perder nas entrelinhas. E mesmo sendo focado na vida de Cain, outros personagens estão presentes de forma dinâmica na narrativa. É o caso, por exemplo, de Leah, uma menina perturbada de oito anos com poderes inacreditáveis, e Mikulov, um verdadeiro enigma que surge na história de forma inesperada, peças fundamentais para o entendimento do relato.

Sem dúvidas a resolução da história é fantástica. Muito bem escrito, esse livro é uma ótima dica para aqueles que gostam de boas aventuras. O autor criou um mundo rico em detalhes e com passagens muito empolgantes! 

Por fim, fica o agradecimento do blog para a editora Galera Record pela brilhante história publicada e, claro, pelo exemplar que foi cedido para a elaboração da resenha. 


4 comentários:

  1. Olá, Igor!
    Parabéns pela resenha.
    Eu quero muito ler esse livro deste o seu lançamento. Eu já havia visto o jogo em uns dos vários programas da tv, achei bem legal, mas não joguei.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querido!
    Passo a leitura não por não ser jogadora de Diablo, mas pelo estilo não fazer muito o meu.
    Acho que, caso eu jogasse, talvez me interessasse mais. De qualquer forma, é ótimo saber que não é necessário ser jogador para ler/compreender/gostar do livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Já foi pra lista de desejados!!!
    Nunca li um livro baseado em um jogo, mas esse me conquistou.
    Sua resenha está muito bacana.
    Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Estou na metade do livro e está sendo muito bom até agora. Sou até um pouco suspeito pra falar pq jogo diablo desde o primeiro.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia