City Tour Literário #1

Cada livro tem seu cenário, seus personagens e sua história. O livro é um instrumento que possibilita viagens inesquecíveis sem o leitor sair, ao menos, do  lugar. Li um artigo muito bacana no site Artigonal, onde o autor mencionou palavras bem legais. Olha só:

 "A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. Está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros. Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada principalmente pela televisão. Para o leitor, o livro é ainda um importante veículo para a criação, transmissão e transformação da cultura."

Ler é viajar, é adquirir conhecimentos, conhecer novas culturas. Ler abre janelas! Por isso, o blog ganha agora uma nova coluna. Sempre que pegamos livros estamos sendo transportados para um lugar diferente. Aqui vamos conhecer um pouquinho sobre um determinado lugar (pode ser: país, cidade, região ou qualquer atrativo) e sobre os livros baseados neles. Vamos começar? 

Para estrear escolhi a Índia. Um lugar simplesmente mágico, apesar de todos os seus problemas. Vou apresentar dois livros que li e que tinham como cenário o território indiano. Caso você conheça mais algum, é só comentar ok? 

Cruzando o Caminho do Sol é um livro que possibilita uma ótima visão da Índia. Corban Addison, o autor, escreveu a história em torno de duas irmãs indianas que sofrem uma reviravolta tremenda quando um tsunami devasta a cidade em que moravam levando não só seus pertences mais também sua família. Na obra, vários aspectos são citados, como por exemplo: O “rio sagrado”  que é reverenciado em vida e na morte pelos hindus, o ritual de cremação dos corpos acontece nos crematórios, o grande números de pessoas por metro quadrado, o trânsito caótico, a multiplicidade de vestimentas dos homens, cada uma associada a uma crença ou posição na sociedade, e a cultura cheia de contraste.  Porém o que livro realmente trata é de um grave problema que o país tem: o tráfico de mulheres e crianças. É nesse lugar peculiar que as protagonistas terão que provar o quanto as mulheres indianas são fortes, o quanto a fé em seus deuses é forte e quanto o amor incondicional por suas raízes podem ser. 

O segundo livro que li sobre a Índia foi o A Maldição do Tigre da autora Colleen Houck. Apesar de ser um livro muito mais fantástico do que o primeiro, nele podemos notar muitos elementos da cultura, do povo e das tradições indianas. Kelsey, a protagonista, vai viver no país e acaba se envolvendo em um grande mistério que envolve tigres, maldições, realezas, paixões e muita cultura. A autora descreve muito bem várias cenas tradicionais de lá: o trânsito, a religião que divide as áreas habitacionais da cidade, as cidades muçulmanas, a quantidade de crianças que vivem em meio a pobreza e ao abandono, o grande número de pessoas, os templos, a natureza selvagem, as suas histórias, lendas e descobertas que, por meio de uma cultura cheia de contrates, são tratadas de um jeito bem realístico na narrativa.

Assim é a Índia literária, um lugar com muitas nuances, que transforma a pobreza em fé, a tradição em força e o passado em magia. E vários outros livros que possuem uma relação com o lugar existem. Confira algumas capas: 

           
Quer saber sobre os livros? Clique e será redirecionado para página no Skoob.

Talvez a coluna não tenha retratado os pontos turísticos ou algo do tipo, mas o objetivo aqui é conhecer e aprofundar um pouco mais nos livros que tive a experiência de ler. E, claro, saber sobre as de vocês. Não leu nada sobre a Índia e ficou curioso? Super recomendo. Você vai ficar maravilhado. 

Até breve com outro City Tour Literário! =) 

11 comentários:

  1. Oi Igor!
    Muito interessante essa nova coluna, dá pra gente viajar pelos lugares e ainda conhecer um pouquinho sobre os livros =)
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia da coluna, bem legal! Já li os dois livros e ambos retratam bem a Índia, tem bastante detalhes sobre a cultura e a região em si.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. OLá, eu nunca dei muita atenção à cultura indiana, mas depois de ler o livro Cruzando o Caminho do Sol fiquei extremamente curiosa sobre o país. Gostaria de encontrar blogs que falem de lá, pessoas de lá, gostaria muito mesmo de conhecer mais a cultura deles. :)

    ResponderExcluir
  4. Que ideia legal, querido!
    E é bem assim mesmo, os livros nos possibilitam conhecer muitos lugares diferentes e, por consequência, podem despertar nossa curiosidade pra conhecer de verdade esses lugares.
    Não li nenhum dos livros!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Igor!
    Ah, eu gosto quando livros retratam uma cultura pouco conhecida ou mais exótica. Imagino o trabalho que alguns autores tem para deixar tudo coerente e bonitinho. rs Acredito que não li nenhum livro com histórias ambientadas na Índia... mas com certeza deve ser muito bacana!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a coluna!!!
    A cultura indiana parece ser bem rica! ótimas dicas!

    Beijooooos

    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia da coluna Igor. Eu estou pensando em fazer algo nesse estilo no blog tb... Os dois livros que vc colocou em destaque são lindos e bastante descritivos, fazendo com que possamos conhecer o lugar e sua cultura.
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela ideia de falar sobre os lugares... dos livros, eu não consegui ler nenhum dos dois livros, na realidade, acho que nunca li nenhum livro sobre a Índia.
    Gostei do seu post!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a nova coluna. Foi uma ótima ideia pra trazer informações sobre lugares q não conhecemos, só através dos livros. Ou ainda, pra quem já conhece, uma forma de matar saudade das coisas boas e revisitar a cultura do local.
    Gosto muito de livros que exploram o lugar em que são ambientados. Por isso quero citar aqui o 'Comer Rezar Amar', pq um dos lugares q ela descreve é a Índia. Conta como foi sua adaptação à cultura indiana e as inúmeras tentativas de conseguir, finalmente, meditar corretamente no 'ashram' em q ficou.
    A coluna será semanal? Mensal?
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Bem legal! Mas só li Cruzando o Caminho do Sol. E pareceu que viajei, porque é bem descritivo os lugares, a cultura. É bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Gostei! Sempre é bom conhecer outros povos e culturas principalmente se for em livros. Amei!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia