Resenha: O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Záfon

Título: O Jogo do Anjo
Autora: Carlos Ruiz Záfon
Editora: Suma das Letras
Páginas: 410
Sinopse: Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.

Sinopse retirada do Skoob.


Depois de passar alguns dias naquela velha ressaca literária, decidi pegar um livro diferente. Digo isso, pois as histórias de Záfon sempre prometem muito e eu sabia que não seria tão fácil me decepcionar. Pois bem, o resultado disso é que encontrei mais uma obra extremamente fantástica e bem escrita. O Jogo do Anjo, posso adiantar, é tudo aquilo que eu não imaginava. É tão bom que pouco foi o tempo que larguei o livro para fazer algo diferente. 

A história, que tem como principal cenário a cidade de Barcelona no início do século XX, começa com uma simplicidade bem original: o protagonista, David Martín, filho de uma mãe ausente e de um veterano da guerra civil, é mais um jovem entre tantos que trabalha em um velho jornal da cidade.

Após uma breve apresentação de sua vida, o livro começa a pegar um ótimo ritmo.  Logo, Martín é contratado por uma editora para escrever alguns contos que acabam ganhando uma boa gama de leitores. Ah, tudo isso sob um pseudônimo. 

Com esse sucesso ele recebe uma oferta de um misterioso editor parisiense, Andreas Corelli. Trata-se de um livro feito sob encomenda que será um tipo de bíblia para uma nova religião. E, exatamente nesse ponto da trama, tudo começa a pegar fogo. Literalmente. Com uma sacada de mestre o autor coloca um ritmo incrível, com aventuras, tragédias pessoais e bastante informações no livro. Tudo isso, é claro, deixando nós leitores cada vez mais presos. 

Esse livro faz parte da série que envolve o misterioso Cemitério dos Livros. Cronologicamente esse é o primeiro da série, mas não é o primeiro lançado. Nesse lugar, Martín descobre uma antiga obra desenvolvida por um autor que possui o mesmo nome que ele. Essa descoberta, acontece justamente quando o jovem está em meio a uma guerra com amores impossíveis e em um mar de desolação. 

Com várias pitadas de metáforas, um romance avassalador, porém tradicional - repleto de reviravoltas praticamente improváveis - e com referências aos estilos da antiga Barcelona, Záfon coloca o leitor em um estado de êxtase, uma vez que, ele abusa das sensações e de uma escrita formidável. 

É bom deixar claro que o livro não é apenas um romance. Pode ter certeza que não. Em minha opinião, a história beira mais um thriller, com cenários de fazer medo (cemitérios, mansões, ruas estranhas) e com mortes bastante loucas. Posso estar sendo repetitivo, mas digo que em O Jogo do Anjo o tipo de narração usada é tão "pesada" que deixa o leitor meio assustado. 

Essa obra fantástica não poderia deixar de ter personagens cativantes. O que falar do livreiro Sempere? Não existe nem adjetivos para descreve-lo. E o que falar da discípula literária mais sujeita aos erros do que qualquer outra na história? Sem comentários, não é mesmo?  Só lendo pra tirar suas próprias conclusões. 

Para finalizar essa resenha tão grande e super difícil de ser escrita, tenho que deixar claro que só tenho amores pelo livro e por Záfon que, sem dúvidas, é um dos meus autores prediletos. Quer ler algo onde você se envolva completamente na trama, onde lágrimas e risos se misturem e onde, de quebra, ainda visite lugares extramente belos? Leia O Jogo do Anjo.  ;) 

32 comentários:

  1. Estou com esse livro aqui para ler e ansiosíssima, o único livro de Zafón que li foi Marina e amei, tomara que seja igual com esse tbm. :)
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs :)

      Também já li Marina e adorei. Muito bom como ele escreve os livros.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oba! Você voltou, ontem eu não conseguia entrar aqui de jeito nenhum... :( Eu amo as capas dos livros do Carlos, mas não sou muito fã de sua narrativa, pois acho arrastada demais e muito rebuscada... Pelo menos é assim no livro que tenho aqui comigo e que estou levando meses para ler, a proposta do livro é excelente e tinha tudo para ser genial, mas a forma que ele escreve realmente não me seduz, mas isso é muito pessoal, né?! Pois "A Sombra do Vento" é um bestseller, então eu certamente sou a minoria com essa opinião sobre a forma dele escrever...rsrs
    De qualquer forma é uma excelente dica a sua! ;)
    Beijo, beijo e não suma mais não, viu?!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She!

      Pois é, ontem eu deixei o blog fora do ar. Estava colocando essa nova versão. Ah, eu te entendo perfeitamente. Afinal, exitem tantos escritores que o pessoal morre de amores e eu não. É mais pessoal mesmo. E falando sobre a proposta ela é muito boa mesmo. E quer saber? O que mais gosto no mundo literário é que as histórias dos livros podem ser vistas sob vários ângulos. Isso é muito bom.

      Ah, e prometo não sumir mais! Obrigado pelo comentário :)
      Abraços.

      Excluir
  3. Amei a resenha. Digna e muito fiel ao que leu e sentiu à leitura. AMEI O NOVO LAYOUT. Parabéns!
    Sua resenha está de parabéns também. Eu ri do 'filho de uma mãe', achei estranho essa parte, mas gostei. E também em se tratando de uma trama como essa de Zafón. Nem sabia que era uma série... Parece ser uma leitura deliciosa. Quero logo meu exemplar. Há rumores pela Editora de que talvez ele venha para o Brasl, torçamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa :)

      Sério que gostou do novo lay? Eu também adorei ele. Ah, e que bom que gostou da resenha. Tentei colocar aqui o que realmente achei do livro, por mais fácil que pareça, você sabe que não é. ^^

      Menino, fiquei sabendo disso também! Seria ótimo que a Suma conseguisse trazer ele pra cá. Assim que puder, compre o livro. Ele é muito bom :)

      Abraços!

      Excluir
  4. Sou louca para ler um livro do Záfon, todo mundo está sempre elogiando os livros dele, o primeiro que quero ler é Marina e agora fiquei empolgada com esse O Jogo do Anjo, adorei a sua resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty :)

      Te adianto logo que Marina é muito legal. Gostei muito de lê-lo. Aposto que você vai gostar um bocado também.

      Ah, e quando ler me diz o que achou dele ok?

      Abraços.

      Excluir
  5. Adorei :D Preciso ler!!! Me interessei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duerre (:

      Leia mesmo. É uma história bastante interessante.

      Abraços.

      Excluir
  6. Não é um livro que chamou a minha atenção no momento, mas gostei da proprosta da sua resenha.
    E agora vou comentar sobre o lay do blog que ficou SHOWWWWWW!!!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba *_*

      Que bom que gostou do novo lay Fernanda. Eu também adorei ele. ^^

      Abraços.

      Excluir
  7. Oi Igor, tudo bem? Que lindo o visual novo do blog *0*

    AH eu quero muito ler esse livro. Depois de ler "O prisioneiro do céu" me apaixonei pela narrativa do Záfon, ele é incrível, sempre que paro para pensar na grandiosidade de sua história fico sem palavras. O mais legal é que o autor não tem uma narrativa leve e mesmo assim escreve de uma forma que a leitura flui tão fácil. Concordo com você, ele deixa o leitor em êxtase, fácil fácil nossos sentimentos colidem com os narrados no livro e quando vemos estamos chorando ou rindo que nem uns bobos. rsrs David participa de uma forma super especial do livro O prisioneiro do céu, então fiquei ainda mais curiosa, preciso comprar esse livro logo!

    Beijokas

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  8. olá Igor...

    vi seu recado no skoob e vim correndo conferir o seu blog. primeiramente me supreendi com o visual de cores realmente harmoniosas .. eu estou seguindo você .. o seu tom pessoal nas resenhas é uma coisa de louco (kkk) muito apreciado ... !! Adorei eu adorei ... !! abraços!!
    xico_skywalker

    http://meuspoemasnossosproblemas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Algum tempo atrás eu vi esse livro na biblioteca da minha escola, mas acabei não pegando ele. Quero comprar todos os livros do Záfon, falam tão bem de todos eles que acho que vai ser impossível não gostar.
    Amei o blog de cara nova, ficou lindo! E a resenha também está perfeita!

    Beijos, Paati'

    Blog Resenhando
    http://livros-resenhados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati :)

      O livro é muito bom. Assim que você puder leia. E que bom que gostou tanto do novo visual do blog quanto da resenha. Fico feliz!

      Abraços.

      Excluir
  10. Oi Igor :)
    São ótimos os comentários voltados para os livros de Zafón, que simplesmente é dificil não querer os livros dele!
    Ainda não li nenhum livro dele, mas isso é algo que pretendo fazer logo!

    Parabéns pela resenha!
    Beijos ;*
    Naty do blog Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/
    No AR: Resenha do livro Contos de Meigan, aguardo sua opinião por lá ((:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia (:

      Olha, Záfon é um auto fantástico. Eu recomendo pra qualquer pessoa. Acho que você iria gostar bastante.

      Vou dar uma passadinha lá Entre Livros e Livros ^^

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá,
    adorei a nova carinha do blog, a ke arrasou!!!
    Eu li O prisioneiro do Céu, e fiquei curiosa para ler os outros livros do autor, incluindo este.
    Quero conhecer mais do Martín, que aparece muito pouco no Prisioneiro do Céu.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacque :)

      A Kel fez um ótimo trabalho né? Eu adorei. Então, esse livro é muito bom. Leia assim que der.

      Eu preciso ler O Prisioneiro do Céu, parece ser muito mais muito legal. ^^

      Excluir
  12. Querido! O blog está lindo!!
    Parabéns :)
    Sempre bom te ver de volta!

    Preciso urgentemente ler um livro do Záfon!
    Quero ler essa série e sempre fico confusa por onde começar. Eu queria começar por O Jogo do Anjo, por ser o primeiro, como você confirmou, mas já me disseram para começar por outro... Não sei de mais nada haha!
    Gosto de ver que é um thriller!

    E, vem cá, o último tweet que você mandou, falando de uma foto... Não entendi nada! Hahaha
    Você vai voltar a postar com frequência? Tenho já ideia pra três posts meus, mas não quero postar se você não estiver postando heeh!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mione :)

      Agora eu vou ficar e não tem quem me tire daqui. HAHA Então, o livro é muito bom. Uns dizem pra começar com O Jogo do Anjo, outros com A Sombra do Vento, mas posso te falar? Dá pra começar por ambos :3 Enfim, lê uma parte de cada um e vê qual te agrada mais. Fiz assim ^^

      Estou super ansioso por novas Claves Literárias :)

      Abraços.

      Excluir
  13. Esse foi o primeiro livro do Zafón que li e foi paixão a primeira letrinha.
    Uma amiga comprou e me deu para ler(se assustou com o tamanho do livro) rsrsrs Eu achei foi pequeno, tamanha a grandiosidade do Zafón em escrever.
    Só não li ainda O Prisioneiro do Céu(mas a vontade tá enorme)
    Nem sabia que O Jogo do Anjo era parte de uma trilogia, A Sombra do Vento e O Prisioneiro do Ceú.
    Mas com certeza, esse é um livro fantástico. Que impressiona pela riqueza de detalhes e costumo sempre dizer que dá pra sentir o frio da velha Barcelona nas veias.
    Marina tbém é show..mas foge um cadim ao jeito Zafón de ser.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas primeiras folhas Záfon consegue surpreender a gente. Eu adoro isso :) Ah, eu preciso ler O Prisioneiro do Céu também. Parece ser muito bom :3 E como você falou o que é mais legal nesse livro é que a gente parece que ta lá na Barcelona com Martín. É demais :3

      Abraços.

      Excluir
  14. REsenhar um livro de Zafón não é nada fácil. E vc fez isso muito bem!!!
    Ainda não li esse, mas é óbvio que pretendo ler.
    E pelo que senti, vou amar!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente viu Alessandra? Super complicado resenhar livros tão bons! Mas que bom que você gostou. Ah, e aposto que você vai gostar muito quando ler.

      Abraços.

      Excluir
  15. A capa do livro é muito bonita e me fez lembrar o Tim Burton (não sei porque)
    A sua resenha me conquistou, quero muito ler esse livro ;)
    Vou marcar no meu skoob

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata :)

      Realmente lembra a capa de Tim Burton. Não tinha percebido antes, aí fui olhar. Parece mesmo ;)

      Assim que der leia! Eu gostei muito.

      Abraços.

      Excluir
  16. Posso ser honesto? Li e não gostei.
    Ok, reconheço que o Zafon é um excelente escritor, mas o livro não me conquistou. Além de ter achado o livro um pouco confuso, me decepcionei com o final.
    Porém, ainda quero ler outros livros do Zafon antes de tomar qualquer conclusão precipitada.
    Abraço,
    Alexandre.
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Zafón é o mestre da escrita e melhor escritor do MUNDO (baba caindo)!! haha
    Ah sério, esse homem é único, maravilhoso, os seus livros me passam uma sensação diferente que nenhum outro consegue! Eu adorei o Jogo do Anjo, apesar de gostar mais ainda de A Sombra do Vento. Todos os livros do Zafón tem um traço bem sombrio, mas sem dúvida O Jogo do Anjo é o mais sombrio de todos (me deu medo em certas partes rsrs)!
    Adorei a resenha, Igor!
    Leia logo A Sombra do Vento que tenho certeza que você vai amar! ^^
    Beijão!
    Ps. O lay está lindo!!

    ResponderExcluir
  18. Ui! Gostei da resenha e me interessei pelo livro. Fiquei curiosa em vários pontos e eu não daria nada pela capa. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  19. No final do livro ele recebe uma carta de isabella, que morre de malária, se nao me engano . No " O prisioneiro do céu" isabella esta viva e morre envenenada pelo diretor da prisão aonde o David esta preso na guerra. Como voces entendem isso ?

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia