Resenha: Anjo Mecânico - Cassandra Clare


Título: Anjo Mecânico 
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 
Sinopse retirada do Skoob.


Escrever sobre os livros de Cassandra Clare sempre é um problema enorme para mim, pois além de criar ótimas tramas com personagens fantásticos, a autora consegue colocar um ritmo muito bom em suas obras. Pois bem, falar de Anjo Mecânico não será tão fácil assim, mas tentarei ser o mais neutro possível. 

O livro é basicamente um spin-off da série de sucesso Os Instrumentos Mortais, uma vez que ainda coloca o leitor no Submundo e no universo dos Caçadores de Sombras (temas que compõem a trama de Instrumentos Mortais). Porém, o que define cada série é o tempo em que ela acontece. Anjo Mecânico acontece na antiga Londres, já a outra se passa no tempo atual. Bom, o que marca esse spin-off é que você não precisa ler o livro de onde a ideia surgiu para entender a história. Apesar de terem assuntos em comum, cada série tem seus pontos distintos. 

Dessa vez tudo gira em torno de Tessa Gray. A protagonista é uma adolescente comum da era vitoriana que acaba sofrendo uma grande reviravolta em sua vida quando eventos sobrenaturais acontecem. Orfã, a menina mora com sua tia em Nova York. Porém, ela tem que ir para Londres para encontrar Nate, seu irmão mais velho, quando sua tia morre.  

Logo ao chegar em Londres, Tessa acaba sendo sequestrada por duas senhoras chamadas Irmãs Sombrias (ótimas personagens diga-se de passagem). Particularmente, acho que é nesse ponto que Cassandra colocou o livro pra "andar". Depois desse sequestro o livro toma um rumo de tirar o fôlego, pois é quando a garota acaba descobrindo suas habilidades sobrenaturais. Basicamente, ela consegue se transformar em outras pessoas. Depois de alguns dias de aprendizagem com as Irmãs, Tessa descobre que logo irá ser entregue ao vilão do livro,  o Magistrado.  Nem ela, nem nós leitores somos agraciados com o real motivo desse sequestro. Mas é justamente esse fato que Clare criou que deixa todos nós com ávidos pelo misterioso vilão e pelo dom desconhecido de Tessa. 

Com mortes aparentemente sem explicações e sem motivos concretos, os  Caçadores de Sombras são obrigados a entrar na história para tentar ligar os crimes aos membros do Submundo. É em uma dessas investigações que Will, um dos Caçadores, encontra Tessa presa na casa das Irmãs. Depois da descoberta, ele acaba levando-a para o Instituto. Lá, ela acaba tendo que explicar algumas coisas e acaba ficando em uma espécie de observação, pois seu dom pode ter relação com os crimes investigados pelos Caçadores.  Mas mesmo presa, laços de amizades, mistérios, brigas e até mesmo romances acabam surgindo.  E isso, é claro, deixa a história muito bacana. 

Para quem já leu Os Instrumentos Mortais é praticamente impossível não fazer algumas comparações. Enquanto a leitura flui, é notável a semelhança lógica da história, como os fatos ocorrem e como os personagens vão sendo desenvolvidos ao longo das páginas. Mesmo assim, Cassandra Clare escreveu um livro muito bom e ótimo de ser lido.  

A forma com que a autora narra tudo merece um comentário a parte, pois fazendo uso da terceira pessoa, ela consegue explanar melhor sobre todo o enredo proposto. E essa sua forma excepcional de escrever mostra vários ângulos da obra. Agora, por mais que a narrativa seja boa com seus mistérios e tudo mais, eu não acho esse um daqueles livros que você consegue ler em um dia apenas. Em minha opinião, a forma com que Cassandra escreveu o livro é fantástica, mas também tem que ser lida com bastante atenção, caso contrário o leitor acabará se perdendo.  

Os personagens são de primeira linha. Muito bem construídos, eles conseguem impor um ritmo único durante todo livro. Tessa, com seu forte de ser, mostra como uma protagonista não precisa ser melosa todo tempo para conquistar as coisas que quer. Will, com sua forte personalidade, mostra que mocinhos não precisam fazer sempre o melhor para se sobressair na história. Ele é um daqueles que por mais que tente fazer de tudo pra ser um chato, acaba sendo um ótimo personagem. Fora os outros personagens que são extremamente fabulosos.  

Com uma trama muito bem construída, Anjo Mecânico é um livro que tem tudo o que precisa para prender o leitor desde os primeiros capítulos. Super indicado para aqueles que gostam de narrativas com um bom mistério ;)

18 comentários:

  1. Muitas pessoas tem falado muito bem dessa série, o que faz a minha vontade em lê-la aumentar ainda mais. Gostei da sua resenha e da descrição do livro, tenho certeza de que eu vou gostar, já que curto mistérios e um livro bem desenvolvido.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Caique, eu gosto muito de quase tudo que Cassandra Clare escreve. Sou suspeito pra falar dela, pois sou fã. Mas posso te adiantar que a leitura é muito boa e aposto que você vai gostar muito.

      Assim que puder, leia! :}

      Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Igor! Já li Anjo Mecânico e curti bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal né Vanessa? Também gostei muito do livro. Obrigado por ter lido a resenha!

      Abraços.

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro, adoro a narrativa da Cassandra e os comentários para com esse livro têm me deixado bastante ansiosa para poder lê-lo. Adorei a resenha :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente muito legal. Como bom fã da Cassandra eu adorei né? KKK Assim que puder, leia.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá, Igor! O primeiro post que leio aqui no seu blog. O layout é tao bem feito fácil de navegar. Já estou amando, inclusive essa resenha, muito bem escrita, com toda sinceridade.
    Bjss
    http://sete-viidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique (:

      Fico feliz em ler tudo isso. Que ótimo que você gostou do Diário de Bordo de um Leitor (: Fico realmente feliz.

      Abraços!

      Excluir
  5. Infelizmente ainda não li, mas ele já está na minha lista para leituras.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai lê-lo Rose! Acho que você vai gostar um bocado. Depois me conta.

      Abraços.

      Excluir
  6. Narrativas com um bom mistério definitivamente me atraem. Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler a série. Já acho as capas fabulosas *-*
    Gostei daqui. Visita-me?
    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor (:

      Mistério sempre é muito bom! Sou louco por eles também. KKK Ah, e nem preciso falar nada das capas. São lindas :3

      Depois passo no seu blog!
      Abraços.

      Excluir
  7. Só li Cidade dos Ossos, mas pretendo ler suas continuações e essa subsérie ainda este ano!

    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius (:

      Pode ler que você vai gostar muito. Cassandra coloca tramas muito boas em seus livros.

      Abraços.

      Excluir
  8. Estou louca pra ler essa série! No momento estou relendo Cidade dos osso, adoro a série Os instrumentos mortais e vi até algumas pessoas falando que As peças infernais é ainda melhor!

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca (:

      Eu adorei Cidade dos Ossos, e quer saber? Anjo Mecânico é tão bom quanto. Assim que puder, leia!

      Abraços.

      Excluir
  9. Igor,estou há tempos de olho nesse livro!Principalmente, por se passar na antiga Londres!
    Você disse que é meio suspeito quando se trata dos livros da Cassandra. Queria saber,você recomenda mais algum livro dela?
    E outra coisa,não sei se me distrai, mas o nome do livro não tem nenhuma relação com a história?
    Beijos,
    Sabrina do www.allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha e espero para lê esse livro e a serie.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia