Resenha: Charlotte Street - Danny Wallace


Título: Charlotte Street
Autora: Danny Wallace
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 400
Sinopse: Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...
Sinopse retirada do Skoob


Existem livros que faz a gente suspirar durante quase toda leitura, chorar feito criança quando perde seu melhor brinquedo, sorrir como se tivéssemos levado uma bolada de grana pra casa, despertar sentimentos tão leves quanto um pedaço de papel solto no ar, e até mesmo livros que nos deixam pensando horas e horas para expressar o quão legal foi a experiência de lê-lo. Pois bem, Charlotte Street pode perfeitamente se encaixar em tudo isso que você acabou de ler. E não estou exagerando! Esse livro é realmente bom. Ah, mais vou logo avisando pra você que mesmo com tantos adjetivos dados por mim, ele não ganhou as tão estimadas cinco estrelas na minha estante no skoob ou o coração que tantos livros disputam para ter. É o negócio é que Danny Wallace, o autor, conseguiu me fazer gostar da história proposta. E isso fez com ele superasse as minhas expectativas inexistentes, pois se não fosse pela vontade surgida do nada, o livro ficaria por um bom tempo parado em minha estante. 

Jason Priestley é um dos protagonistas mais inusitados da face do mundo literário. Ex-professor e ex-namorado de Sarah, Jason - que é sempre confundido com o famoso ator de séries inglesas que possui o mesmo nome que o seu - é um crítico de um jornal inglês não muito conhecido que é semanalmente distribuído gratuitamente nos metrôs da cidade. Altamente desiludido, o cara fica ainda pior ao saber que Sarah está noiva de um estranho e que aparamentemente já superou o fim do relacionamento de quatro anos com ele. E não é apenas por isso, pois além de não ter o emprego dos sonhos, ele divide um apartamento com Dav, seu melhor amigo que é dono de uma loja de vídeo games antigos e viciado em um bom copo de cerveja que só vive tentando conquistar mulheres bem exóticas.  

É em meio de toda essa confusão que o cara vê uma garota muito atrapalhada e cheia de pacotes tentando entrar em um táxi na esquina da famosa rua Charlotte Street. Como um bom londrino, ele oferece uma mãozinha para moça que acaba esquecendo de pegar uma câmera descartável nas mãos de Jason. Totalmente desligado, ele só percebe depois do táxista dar a partida no automóvel. Porém, o destino é bom com ele e dar uma segunda chance: quando a vê em um restaurante, Jason tenta devolver o objeto, mas o coração acelera e as pernas travam e mais uma vez o rapaz fica apenas observando a desajeitada entrar novamente em um táxi. E é com esse acontecimento que o livro começa a tomar um rumo. 

Procurar ou não a garota? Revelar ou não as fotos da câmera? Essas são algumas das perguntas que ficam por dias assombrando a cabeça de nosso protagonista. Dev, como bom amigo diz que ela pode ser a mulher de sua vida e Jason talvez concorde, mas será mesmo que é certo mexer em algo que não é seu? Talvez sim, talvez não. O fato é que ele não deixa de pensar na moça desajeitada da Charlotte Street. 

A premissa do livro parte desse encontro e é com uma narrativa muito engraçada e cheia de boas surpresas que o autor coloca a trama para frente sem deixar cair a peteca. Quem me acompanha no Twitter percebeu que a minha frustração só crescia nas primeiras páginas. Pensei que o livro não ficaria legal e que acabaria finalizando a leitura apenas pra não deixá-la incompleta. Mas foi depois de quase 150 páginas lidas que tudo começou a melhorar. Fazendo diálogos super bem construídos, o autor leva o leitor por uma Londres não muito conhecida e acaba envolvendo a gente com os pensamentos de Jason. É em uma narrativa super bacana feita em primeira pessoa que ficamos sabendo como uma pequena câmera descartável consegue modificar a vida de um rapaz normal e como as coisas vão se desenvolvendo ao seu redor. Charlotte Street é um daqueles livros que só conseguem engrenar após um tempo e quando você menos percebe já está adorando todo o enredo. 

Uma das coisas que notei com o fim da leitura é que o livro não é sobre amores impossíveis, casais que não se acertam, personagens perfeitos ou do tipo de histórias a la Nicholas Sparks. Sem ao menos piscar, posso afirmar com todas as letras que o livro é sobre um dos sentimentos mais agradáveis e singelos do mundo: a amizade.  

Outra coisa que é de destaque no livro são os personagens. Minha gente, ainda não consigo explicar como gostei de tantos personagens em um livro só. Sério. Danny Wallace deu vida para vários coadjuvantes literários incríveis. Sabe quando cada um tem uma filosofia de vida, um jeito de ser e no final tudo acaba como uma combinação praticamente perfeita? Pois bem.  Indiscutivelmente, esse é um dos pontos mais fortes do livro. E sabe o que fiquei sabendo para a minha alegria e de outros leitores? A Working Title Films adquiriu os direitos para adaptar o livro. Mal posso esperar para reviver tudo isso nas telonas. 

Com ótimas passagens,  situações diferentes e com uma leitura agradabilíssima -  tirando as inacabáveis  150 primeiras páginas -, Charlotte Street tem um ótimo enredo e que vai te proporcionar boas horas. Não se decepcione caso não encontre o romance esperado, pois a amizade que a obra tem conseguirá te convencer do mesmo modo que me convenceu, nem que seja nas últimas páginas. Super indicado ;) 

40 comentários:

  1. Eita, que resenha foi essa meu filho? rs Parabéns, como sempre!
    Adorei o que você escreveu, ainda não chegou o livro aqui, mas assim que chegar lerei :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá (:

      UAHSUAHSUAHSUAHS, adoro os seus comentários! Acho que você vai gostar um bocado do livro. Depois me fala ok?

      Beijão! >3

      Excluir
  2. Confesso que antes eu estava pouco me lixando para o livro, mas agora se eu encontrar ele baratinho, vou comprar.
    Eu não fiquei com uma super vontade de ler, mas sua resenha fez com que eu desse uma chance para o livro.

    Um Abraço

    Marcelo - http://mr-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei um bocado do livro (: E que bom que minha resenha teve esse efeito em você. HAHA Depois que ler me fala o que achou, ok?

      Abraços!

      Excluir
  3. Nossa que resenha ótima e SUPER COMPLETA. Adoro ler resenhas assim =) Parabéns.

    O livro também chegou pra mim, mas ainda não tive coragem de pega-lo para ler... Em vez dele li O começo do Adeus (meio ruinzinho) deveria ter lido o CharloLte. Mas depois da sua resenha tenho certeza de que será o próximo;

    Abç
    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio! haha Adorei.

      Soube de outros blogueiros que O Começo do Adeus é ruim mesmo. Eu ia até ler ele logo, mas ai minha mãe pegou e pronto. Já viu né? Enfim, quando ler Charlotte me diz o que achou!

      Abraços.

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Como a Raah disse, esta super completa.
    Gostei da história, do contexto. A capa do livro é convidativa...
    Assim que tiver oportunidade irei ler :)

    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kezia :}

      Que bom que gostou da resenha! Fico feliz em ler suas palavras. Olha, de começo o livro não me chamou muita atenção não, mas depois que estava no meio dele, ficou tudo melhor. Depois que ler, me fala o que achou ok?

      Abraços!

      Excluir
  5. Amei a resenha!!! Fiquei mais curiosa ainda do que já estava para ler esse livro!!! E ainda se passa em LONDRES! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente tenho lido muitos livros sobre Londres. Olha, estou cada vez mais curioso para vê-la com meus próprios olhos! Livro muito bom :)

      Excluir
  6. Oi Igor =)
    Então adorei a resenha.
    Não faltou nada para deixar quem ainda não tem o livro (como a minha pessoa) com vontade de comprar e ler o mais rápido possível.
    Eu já havia me apaixonado pela capa e pela sinopse do livro e agora com essa resenha só aumento minha vontade de ler.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Lua. Eu gostei muito do livro e por isso tentei colocar na resenha o máximo que deu. Adoro a capa também. É simples, mas bem bacana.

      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Igor!
    Parece que, tirando o começo, o livro é perfeito!
    Estou maluca pra lê-lo, já vi muitos dizerem que o é Anna e o Beijo Francês desse ano!
    É bom ver que o autor soube trabalhar com uma grande esfera de assuntos e que fez isso de uma ótima maneira!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei um bocado do livro mesmo com um início tão chato. Será que é? Eu ainda nem li Anna e o Beijo Francês, comprei ele não tem nem uma semana. Estou esperando chegar pra ler.

      Assim que der, leia o livro Mione. Acho que você vai gostar! ^^

      Abraços.

      Excluir
  8. Desde que eu li a sinopse desse livro eu fiquei interessada.....deve ser muito bom mesmo! E sua resenha foi ótima, agora tenho certeza de que vale a pena ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Eu gostei muito do livro, recomendo! Quando ler, me fala o que achou ok?

      Excluir
  9. Li uma resenha parecidíssima com essa sua, que o amor não é o ponto do livro e sim a amizade! E sabe isso só fez aumentar minha vontade de ler, pois apesar de ler bastante livros que tratam de romances perfeitos gosto quando tem uma certa simplicidade e amizade mesmo que seja de uma forma não muito natural.
    Gostei muito da resenha, e QUERO, PRECISO ler esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Oi Igor, também adoro livos assim a lá Nicholas Sparks. hehe
    Que demais, vai virar filme, vou com certeza querer ver. o/
    Adorei a resenha Igor, bom domingo... ^^

    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  11. Uma história situada em Londres? Já adicionei à lista de livros desejados.
    É bom saber que vários personagens conseguem conquistar o leitor, e é ainda melhor saber que os direitos para adaptar o livro já foram adquiridos. o/
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  12. Conseguiu me deixar com vontade de ler... ta add à minha #wishlist

    ResponderExcluir
  13. Desde que vi a capa do livro fiquei ansiosíssima para ler. LONDRES!
    Não sabia do que se tratava até ler a resenha. E pra falar a verdade, agora estou ainda mais empolgada. Como você disse, os livros bons mesmo são estes que conseguem alcançar com nossos sentimentos e emoções!
    E eu adoro o Nicholas Sparks, mas também é bom mudar um pouquinho de foco, né. Amizade! *-*
    Bela resenha. Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Londres, aiai... o lugar onde eu quero poder um dia morar.
    Preciso falar que só pela história se passar em Londres eu já estou morrendo de vontade de ler?
    A capa é lindíssima, a história se passa na ~minha~ Londres, e o livro é uma publicação da NC e, para mim, livro lançado pela NC é livro que tem uma história muuuito agradável (pelo menos eu me apaixonei por todos os livros da NC que eu li até hoje).

    ResponderExcluir
  15. ótima resenha, parabéns!
    ótima escrita, super descritiva e instigante ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Igor!!! Adorei a resenha. Eu achei que o livro fosse um romance daqueles bem açucarados!!!Que legal que a coisa não é bem assim. Fiquei mais curiosa ainda! Bom, e sobre livros que "engrenam" somente após um tempinho de leitura...estou acostumada com isso!!! Mas 150 páginas??? Vai demorar isso tudo até que a coisa fique legal???

    ResponderExcluir
  17. Vou confessar sou muito visual e este livro não havia me chamado atenção ai veio sua Promo participar ou não eis a questão, tá vou ler a resenha e ver o que rola,, tô ferrada ,, agora quero muito ler pq amo livro enrolado no começo(150 paginas é começo..rsrs) + que depois vc não desgruda, e pensar que perdi uma promo em que ele estava por 9,90..agora é cruzar os dedos e ver se ganho ak..rsrsr.Bjos!!

    ResponderExcluir
  18. Este livro tem tudo pra eu gostar dele! =) Quando vi a capa e o título não me interessei muito, mas depois que li a sinopse já comecei a ficar curiosa. E agora, lendo sua resenha, fechou tudo! rs!
    Nada como um bom romance em um bom cenário. ^^
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Hummm, não sei se vou gostar desse livro! qUANDO A LEITURA se arrasta logo no início é meio difício, mas vou dar uma chance depois que vc falou q adorou os personagens! se os personagens são bos vale a pena =)

    ResponderExcluir
  20. Agora que eu fiquei com muita,mas MUITA mais vontade de ler esse livro. Estou a procura dele,espero achar ele rápido.
    A sua resenha esta perfeita, eu jamais conseguiria fazer uma resenha assim tão boa,sério mesmo.Bem elaborada.
    Não vejo a hora pra estar com esse livro em minhas mãos,principalmente depois de ler essa resenha.É só eu achar ele(que esta se escondendo de mim u-u)KKKKKK' que eu irei devora-lo. KKK'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro não tinha me chamado a atenção, mas adorei a resenha!
    Sempre gosto de histórias que se passam em Londres. E parece ser uma história que realmente dá um bom filme. Fiquei bem mais interessada em conhecer estes personagens agora. Vou ler assim que puder! :D

    ResponderExcluir
  22. Ahhh você não faz a ideia do quanto eu necessito deste livro kkk Eu AMO Londres então já pode imaginar minha alegria quando fiquei sabendo deste livro e a capa maravilhosa que tem ^^ Adorei a resenha e quero muito ler!

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  23. Que bela resenha! Só aumentou a minha vontade de ler este livro. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  24. Menino que resenha foi está.
    Eu tenho que confessar que eu já, estava mega curiosa para ler esse livro, agora estou que não me aguento, de ansiedade de poder telo em minha estante.
    Parabéns pela resenha foi ótima e com ela eu pude saber mais sobre esse livro, que estou louca para ler. bjs

    ResponderExcluir
  25. Não vou mentir que a primeira vez que vi o livro de cara o julguei como "não muito bom", tenho muito trauma quando se trata de romances, geralmente não me agrada tanto quanto eu espero, mas pela resenha (depois de tanto enaltecer o livro) fiquei muito curioso sobre a história *0*

    ResponderExcluir
  26. Cara, como eu amo romances *u*
    Pra mim, romances é tudo de bom!
    Eu estava super curiosa pra ler este livro, e a sua resenha me deixou mais ansiosa ainda!! Fico muito mais ansiosa ainda, pois saber que ele fala muito de amizade. *aimeldels*
    Parabéns pela resenha!

    Um Beijo!
    Beatriz Aline
    @Simeusouleitora
    http://simeusouleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha. Deu pra perceber o quanto você gostou do livro. Eu estou bem empolgada para ler, ainda mais sabendo que tem personagens tão cativantes. Amizade e humor: bons ingredientes para uma boa história!

    ResponderExcluir
  28. Ahhh! Curiosíssima pra ler! Achei lindo o enrendo! Parabéns pela resenha, percebe-se mesmo que você adorou o livro!

    ResponderExcluir
  29. Nossa! Já li boas resenhas sobre esse livro, mas depois dessa, me socorre, que eu preciso ler urgente!!

    ResponderExcluir
  30. Já li algumas resenhas que comentam as primeiras paginas como sendo bem difíceis de ler. Não sei o que esperar de Charlotte, mas tomara que eu goste rs.

    ResponderExcluir
  31. Galera,
    Leiam o livro: ele é muito bom. Fui à uma livraria comprar um livro para dar de presente a uma amiga, e durante a escolha, ví o encarte do Charlotte Street. Primeiro fiquei encantado pela história se passar em Londres, cidade que gosto e muito, e depois por ser comédia romântica. AS primeiras páginas, embora sejam engraçadas, são também cansativas por não haverem muita ação no enredo, deixando a narrativa lenta. Mas depois de percorridas umas 100 páginas, quando vc menos esperar, vc já está envolvido com a história e não vê a hora de terminar. Fica agora uma dica: como ele tem muitas falas de personagens e do próprio personagem principal, preste muita atenção, e se for preciso releia o capítulo. VC vai a começar a questionar-se: quem é que está falando agora/isso? Kkkkk... Mas não desanime, um bom livro é assim mesmo, cheio de falas e detalhes para poder fazer o leitor prestar mais atenção aos acontecimentos.
    Uma ótima leitura para quem comprar.

    Abraços,
    Damião
    prof. de literatura brasileira/portuguesa/inglesa

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia