Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano

Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144




Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 
 Sinopse retirada do Skoob.

Narrado em primeira pessoa Garota Replay é um livro leve, descontraído e relativamente pequeno. Escrito por Thammy Luciano, autora brasileira, o livro conta a história de uma jovem de 20 anos – que em minha opinião parece mais ter 15 ou 16 – que possui tudo o que quer – claro, na medida do possível – e que é moradora da “Cidade Maravilhosa”.

Thizzi que mora na Barra da Tijuca, vive apenas com Nil, a empregada doméstica de sua casa. Seus pais só vivem viajando e quase nunca dão atenção aos problemas que a filha costuma ter.  Namorada de Tadeu, um rapaz que gosta de curtir a vida – pode-se ler: trair, mentir, ir para festas e não dar valor a namorada – e gosta de criar alguns probleminhas.  Thizzi só descobre o quão canalha o rapaz é, apesar de todas as conversas e fofocas que ela ouvia, quando seu amigo Tito, o amigo que qualquer garota sonha em ter: bonito, alegre, divertido, companheiro e tudo mais, tira uma foto de Tadeu curtindo a night numa balada carioca. Isso provoca uma grande confusão, pois Tadeu percebe o que Tito fez e eles acabam numa briga na qual Tito acaba saindo com o nariz fraturado e Tadeu juntamente com Gabiru, seu amigo “inseparável”, acabam sofrendo um terrível acidente de carro. 

Despedaçada com a traição, Tizzie decide ir a uma balada para diverti-se e esquecer-se de seus problemas. Mas o que ela não previa era que lá começaria realmente toda a sua confusão sentimental, psicológica e emocional.  Durante a festa, a menina encontra uma menina igual a ela. Sim, igual. Um clone. Surpresa com a surpresa – entenderam? -, ela fica perdida em um mar de questionamentos. Será que ela tinha uma irmã gêmea e não sabia? Será que a garota era mesmo um clone? Ou será que era “apenas” um fantasma? Tizzie vai descobrir da pior forma qual o verdadeiro sentido de toda aquela história. 

Tammy Luciano, a autora, consegue entrelaçar toda a estória com os personagens, que apesar de simples, possuem uma ótima trajetória durante a narrativa. Bem centrado nos problemas pessoais de Tizzie o livro pareceu ficar um pouco forçado em alguns trechos, uma vez que, o tipo de narração – nesse caso em primeira pessoa – talvez não tenha favorecido na construção do livro.

Achei a protagonista uma chata e em alguns momentos um tanto egoísta e o triângulo amoroso que é formado no livro não me convenceu nem um pouco.  Aliás, acho que a autora fez um contraste muito grande com os personagens masculinos, pois enquanto um tinha todo um lado sentimental o outro já não era bem assim e isso acabou me deixando um pouco descontente.

Com vários diálogos Garota Replay faz juiz ao selo jovem que recebeu, uma vez que, a narrativa mostra ao decorrer das páginas que a trama foi construída para um determinado público. 

Não posso terminar essa resenha sem fazer uma comparação que me perseguiu durante toda a leitura: Tizze e o protagonista de O Preço de Uma Lição - outro livro desse mesmo selo lançado pela editora Novo Conceito -, dos autores Federico Devitto e Gutti Mendonça, simplesmente se completam.  Enfim, foram feitos um para o outro. Quem leu ambas as obras, assim como eu, poderá ter uma ideia do que eu estou falando. Terminei a leitura de Garota Replay vendo um possível relacionamento entre Tizzie e o menino sem nome de O Preço de Uma Lição. Engraçado não? 


7 comentários:

  1. Olá Igor!
    Tive a oportunidade de ler este mesmo livro e concordo com você. A personagem principal é extremamente imatura e mimada, agindo e pensando como uma garota de 15 anos e olha.. até eu sou mais madura que ela. '-'
    A história é focada para o público jovem, porém ao criar um personagem na faculdade e com 20 anos, precisando tomar decisões de uma pessoa com 20 anos, acabou não funcionando muito bem. Talvez para este público-alvo isso não fique muito evidente, mas para nós acabou ficando extremamente evidente.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi !
    Tem meme pra você lá no blog! Só clicar <a href='http://www.paraisodaleitura.com/>aqui </a>!
    Beijinhos,
    Gislaine

    ResponderExcluir
  4. Olá Igor!

    Cara eu amo as suas resenhas, já disse isso várias vezes. O modo que você escreve é de matar qualquer leitor, enfim, parabéns pelo blog e eu tenho que ler Garota Replay, mas antes terminar a pilha que tenho kk.

    Super abraço.

    http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Algo me diz (vulgo: a sua resenha) que você não curtiu muito o livro hehe! Principalmente com essa comparação final de O Preço de Uma Lição!
    De qualquer forma, eu ainda quero ler esse livro ^^
    Beijão e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Ah, Igor, sua resenha foi MUITO esclarecedora, já que eu estava pensando e ter esse livro como uma das minhas próxima leituras (até mesmo pelo tamanho dele), mas agora super desanimei. Sua resenha não foi a primeira que li e que diz que a protagonista é chata.
    Mas por que diabos todos os livros hoje em dia têm que ter o tal do triângulo amoroso? Nossa, já me cansei disso, sério mesmo.
    Esses nomes também não me agardaram em nada - Thizzi, Tito e Tadeu - por que tudo com T? E não é nem isso, os personagens já têm uma certa maturidade (pela idade que têm, 20 anos, certo?), então por que colocar nomes tão infantilizados?
    Enfim, de qualquer maneira, acho que vou empurrar mais um pouco esse livro com a barriga mais pro final da fila, haha.

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  7. Nunca me interessei pelo livro. Não gosto de temas teens demais (até a capa me passa isso).
    Fora que teve uma blogueira -parceira da NC- que contou o fim numa resenha. Ou seja, vontade de ler 0!
    parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia