Resenha: A Jornada - Erin E. Moulton

Título: A Jornada
Autora: Erin E. Moulton
Editora: Novo Conceito
Páginas: 200


Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maplesabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela e Dawn, armada com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. Agora é não apenas a sobrevivência de Lily que eles têm que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple e Dawn encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas. 
 Sinopse retirada do Skoob.

Narrado em primeira pessoa A Jornada é um livro que mostra como o amor por algo é capaz de mover montanhas. É um livro pequeno, mas que contém lindas passagens e personagens que apesar de simples são de apaixonar.

Maple é uma garotinha de nove anos que desde pequena escuta sua mãe contar estórias sobre uma mulher que vive nas montanhas. Desde cedo ela aprendeu que a Mulher Sábia da Montanha, como era conhecida, era capaz de realizar milagres através de um lago no alto da colina que como falavam nas estórias era formado pelas lágrimas da doce mulher. 

Em uma manhã aparentemente normal Maple recebe uma notícia que a deixa apavorada: sua mãe, que está grávida, começou a passar mal e teve que ser internada, às pressas, no hospital da cidade. Como era curiosa, a menina acaba ouvindo um telefonema e descobre que sua irmãzinha acabara de nascer prematuramente e com grave problema em seu coração. Dessa forma, ela tem a ideia de aventurar-se na mata para recolher as lágrimas da Mulher da Montanha sozinha, mas sua irmã mais velha acaba descobrindo a loucura e, assim, tenta impedir sua irmã. Porém, tudo muda quando a avó das meninas conta que um seu irmão fora curado por meio das lágrimas da Mulher Sábia. Por isso, as duas juntamente com Xereta, um cãozinho bem esperto, entram nessa grande e perigosa missão. 

- Pare, Dawn - digo - eu também estou dolorida e machucada. Mas o bebê precisa do milagre. Ela não está bem. O papai disse isso ao telefone. Você também ouviu. A gente não pode desistir agora. Eu acredito na Mulher Sábia da Montanha. Se ela curou Remi, também vai curar nossa irmã. Por favor! A gente está quase lá. Página 81   

Mesmo com animais perigosos, uma floresta desconhecida, rios perigosos com corredeiras, caçadores e o próprio medo elas embarcam nessa aventura apenas com a boa intenção de salvar a irmã, um pouco de comida que sobrara do jantar, um pequeno conhecimento adquirido através das dicas do pai, um mapa velho e uma pequena bússola. 

A Jornada é um livro que contém um enredo tocante e emocionante. Porém, infelizmente, não me arrebatou da forma que eu queria, uma vez que, mesmo preso nas entrelinhas, eu não me identifiquei muito com o texto. Acho que o livro não conseguiu me prender de verdade. Confesso que adorei os personagens, a complexidade e todo o sentimentalismo que envolve a trama, mas faltou aquele gran finale, sabe? 

Alguns leitores sem dúvida podem interpretar a história do livro bem superficial e eu não tiro a razão de ninguém – até porque em alguns pontos a autora deixou tudo muito fingido e até mesmo teatral –, mas quando li consegui visualizar a força, o amor e a vontade que a menina teve em salvar a sua irmã e, também, acreditar em algo que muitas pessoas não dão mais valor.  Olhando por esse lado a narrativa é extremamente linda. 

11 comentários:

  1. Oie
    Ah esse livro eu tenho aqui em casa, ainda não li por ter outros na frente, até curto livros com história um pouco teatrais mas imaginei que esse seria um pouco mais real, fiquei um meio em dúvida se devo ler ele ainda esse ano, pois gosto de livros com gran finale, mas vou dar um oportunidade a ele, quem sabe acabo gostando.
    Adorei a resenha.


    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Já vi muita gente dizer que o livro não é tão bom quanto eu imaginei. É uma pena, pois, eu adoraria me apaixonar por esta estória que me parece tão bonita - até porque a capa é linda-.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro e vou lê-lo em breve. Espero que eu goste do livro e gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi querido!
    Acho super válido que você tenha conseguido enxergar a mensagem do livro além da aparente superficialidade!
    Ainda não o li, mas espero fazê-lo em breve!
    Parece ser uma leitura agradável, ainda que não seja arrebatadora!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Me disseram que esse livro é tão legal, é ruim quando o livro não nos toca da maneira que desejamos né? Todo mundo fala bem desse livro, mas não sei se tenho vontade de o ler ou se iria compra-lo.
    Adorei a resenha Igor, super sincera, Parabéns.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de livro, que uns amam e outros odeiam.
    Tenho vontade de ler, mais ao mesmo tempo não.
    E a sua resenha foi mais um ponto pro time do Não vou ler.
    Parabéns pela resenha e sinceridade.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Na maioria dos casos que pude ver, o livro parece interessante. Quero ler e tirar a prova.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. o livro parece ser bem legal, mais ainda não sei se vou ler ^^
    bjus bjus

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Entendo sua opinião... E sinceramente, não estou muito animada pra esses temas mais espirituais, tudo tem seu momento né? Abraço

    papeldeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Querido! Visitando os parceiros para desejar uma feliz Páscoa! ;)
    Bjbj
    She

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia