Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título:  Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Número de páginas: 400
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil.  Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha:

Jogos Vorazes é o primeiro livro da trilogia, que é composta por três livros no total. O livro é ambientado no futuro e isso faz com que a história seja um pouco mais complexa e super curiosa. Nesse futuro, não existe mais a América do Norte como conhecemos hoje e em seu lugar existem 12 distritos e a Capital. Cada um dos distritos é responsável por alguma coisa que é enviada para a Capital, que o centro controlador de Pamen. O Distrito 12 produz carvão, e a maioria das pessoas que vivem nele são muito pobres.

Katniss, a personagem principal do livro, tem 16 anos e mora com a mãe e a irmã mais nova, Prim, no distrito 12.  Seu pai morreu desde os seus 12 anos, por esse motivo, ela passou a ser a responsável pela família desde então. Sua principal função é alimentar sua irmã e mãe. Ela e Gale caçam numa floresta, que para maioria dos habitantes do distrito é perigosa e proibida, perto todos os dias, para poderem suprir as necessidade de suas famílias.

Todos os anos,  durante a colheita, a Capital - para mostrar o seu poder de influência -  realiza os famosos e temidos Jogos Vorazes.  Todos os distritos de Pamen devem enviar dois tributos, sendo um menino e uma menina com idades entre 12 e 18 anos. Os jogos é uma espécie de reality show, onde quem perde recebe como prêmio a morte e quem vence tem fortuna, sucesso e reconhecimento. No total são 24 tributos lançados numa arena onde tem que se matarem até os jogos terem um vencendor. Isso tudo sem comida adequada, ferramentas, armas e  claro, com muitas armadilhas dentro da arena.

Por uma grande falta de sorte, Prim, com 12 anos, acaba sendo escolhida para enfrentar os outros 23 tributos enviados para a arena. Katniss, ao ver a situação da irmã, vê como única opção para salvar a pequena, se oferecer para disputar os jogos em seu lugar. Talvez por sorte, ela acaba sendo aceita e escolhem também o tributo masculino do distrito, Peeta. A partir daí, a sorte dos dois competidores estão lançadas.

Alianças são feitas, desfeitas e a luta pela sobrevivência dão o poderoso toque de adrenalina que um livro desses deve ter. E claro temos também para dar uma compensada em tantas mortes, um romance bem turbulento.

Sem dúvidas esse é o melhor livro que eu já li. A escrita de Collins é fantástica. É um livro fácil, rápido e muito empolgante. Este é daqueles livros que são tão bons, que você lê durante horas, esquece da internet e de tudo em sua volta, por isso, digo com muita certeza, que podem recomendar para todos seus amigos que têm os mais diferentes gostos literários, pois mesmo assim eles irão gostar. 

O filme do livro está sendo produzido e será lançando em março de 2012. Tem tudo pra ter e ser o novo sucesso de outros filmes como Crepúsculo ou Harry Potter (que aliás, sou fã). Mas diferente da saga do bruxinho ou dos vampiros, Jogos Vorazes é uma obra ainda mais real e violenta. Espero do fundo do meu coração, que não estraguem a adaptação do livro para as telonas. Que não façam como tantos outros livros bons que podiam ser sucesso de bilheteria e não foram. 

23 comentários:

  1. Acho que sou dos poucos que não se satisfez com a estória desse primeiro volume. Eu achei a a autora faltou explorar muita coisa, que eu via ser possível mas que acabou passando batido; mas para minha alegria ela começou a explorá-los no 2° volume.

    Esse primeiro volume me agradou, mas se eu não tivesse comprado o box da trilogia, lendo esse volume eu não daria continuação a trilogia nem tão cedo.

    Ah, quem gostou da história, eu aconselho a ler os livros "1984", "Admirável Mundo Novo", e "O Senhor das Moscas". Trazem uma temática parecida.

    Abraço!!!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  2. Medooo de ler e não amar como estão amando... Mas vamos ver, já comprei os três praticamente de uma vez e ele está lá me esperando. Otima resenha.

    ResponderExcluir
  3. nooooosssa como agora eu desejo mais aiiinda ler esse livro ainda bem q ja ta aq em casa.. vc falou tudo o que eu poderia qrer ler numa resenha .. o q sao os jogos.. os personagens impactantos,.. nossa essa serie vai ser viciante ano q vem ... só qro ver

    ResponderExcluir
  4. Oi Igor!
    Não preciso nem dizer o quão doida estou pra ler o livro né?
    Sua resenha só aumentou minha vontade!! Eu também quero esquecer de tudo ao redor com a leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Espero que a adaptação para a telona não fuja da realidade colocando 'criança' de 30 anos. Mas pela sua resenha o livro deve ser envolvente e bem trabalhada tanto que prendeu a sua atenção a leitura.

    Vamos esperar para vê.

    =D

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li o livro, mesmo estando com ele aqui. Sua resenha me deixou muito curioso com o livro. É uma pena mesmo que tantos livros bons, os produtores fazem adaptações horríveis! Enfim, que a de Jogos Vorazes seja ótima!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Igor! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. eu querooo leer agooora *-----* me dá? AUSUSHAUSHAUH muito bom Igoor!

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro... Sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Nem gosto muito de livros ambientados no futuro, mas essa história parece incrível *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi igor *-*
    Já li resenhas deste livro, e fiquei com vontade ler, não chama muito minha atenção, mais pela resenha vale a pena dar uma chance rs

    beijão http://bloghoradaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Se eu já estava curiosa, agora nem sei mais o que dizer, rs.
    Adorei sua resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  12. Uau... O melhor livro que já leu?
    Eu já o li, gostei muito, mas não o consideraria o melhor livro que já li. Mas gosto é gosto.
    Mas a serie é realmente boa tanto que já li até o Em chamas e tô desesperada pelo Esperança.
    O Em Chamas é um pouco mais calmo que o Jogos, mas não deixa de ser bom.
    E eu sou time Peeta *.*
    kkkkkkkkk
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  13. Oi Igor! Nossa, sua resenha me tirou o fôlego. Estou louca pra ler esse livro já faz tempo. Sério que foi o melhor livro que você já leu? O pessoal tá falando muita coisa boa dele.

    ResponderExcluir
  14. Oi, adorei sua resenha!
    Agora sim fiquei com vontade de ler o livro.
    Espero gostar dele, como tem muita gente gostando.

    ResponderExcluir
  15. Com certeza, pelo que já ouvi de elogios do livro, o filme será um sucesso mesmo! Pena que ainda não tive a oportunidade de ler. Mas acho difícil não estragarem pelo menos um pouco a história do livro.

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo já me falou super bem desse livro e estou louca pra ler!!! Nem acredito que comprei e mal espero ele chegar pra conferir!!!

    Bela resenha!!! Gostei bastante da forma como você expôs o livro sem lançar spoilers! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro essa série! Sério, totalmente viciada!

    Quando soube da produção do filme quase tenho um ataque! E quando sair o primeiro trailer é certo que vou ter um ataque! ashuahushuahsua

    ResponderExcluir
  18. Nossa,amei a resenha!! É impressão comigo ou esse livro tem bastante 12's ? rsrs' Super interessante, e, mesmo sendo vionlento, eu quero ler!! *e antes de ver o filme* Parabéns!
    Beijos,

    Mary - livros-devorados.blogspot.com
    PS: Você esqueceu de preencher o formulário para a promo do Devorando Livros, se não preencher, não poderei te enviar o e-mail se ganhar ;/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, muito bem escrita, parabéns! Me interessei demais pelo livro só falta o $$$$$$tempo$$$$ rsrsrsrs.
    Abraços, Gengiscan Pereira, Books For Me, NOW!

    ResponderExcluir
  20. Um livro muito bom! ^^
    Espero que as continuações sigam o estilo! ^^

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é realmente ótima. JV e Em chamas foram uma das minhas melhores leituras deste ano. Você fica lá lendo e esquece de tudo MESMO.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa, o melhor de todos?? Quero demaaais ler esse livro! Já vi zilhões de resenhas positivas e tenho cada vez mais certeza que será um dos meus preferidos também!! Depois dessa vou até pular na frente de vários e começar a ler logo!!

    Também espero que não estraguem o filme, assim como fizeram com Percy Jackson, que a série é excelente e o filme ficou uma droga!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Acabei de comprar *-* Estou louca para lê-lo ^^

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia