Nova parceria + Resenha: Ordem e Progresso - P.P.F Simões

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim. Trago mais uma novidade para vocês. O blog fechou parceria com o autor do livro Ordem e Progresso, P.P.F Simões, que me mandou um exemplar autografado do livro.

P.P.F. Simões, pseudônimo de Plínio de Paula Simões Filho, formação superior em Pedagogia e trabalha atualmente em inclusão social para portadores de necessidades especiais, em específico, pessoas Surdas.  Desde a infância havia o hábito pela leitura, sendo Monteiro Lobato, Hans Chris Andersen, Ana Maria Machado, mangas (histórias em quadrinhos nipônicas) e entre outras leituras bem como enciclopédias e livros de astronomia.


Resenha:

O livro Ordem e Progresso de P.P.F Simões, é um daqueles que  nos faz para pra pensar um pouco.  Não estou dizendo que é livro de auto-ajuda ou psicologia. Não, definitivamente não é isso. O autor mostra em várias alusões a situação em que se encontra o Brasil. Claro, não se esquecendo de bons e curiosos personagens, que assim como nós, sobrevivem na nossa assim chamada Pátria Amada.

A história se passa em torno da vida de Samantha Albuquerque, uma mulata com olhos de lince, recém pós-graduada em sociologia que possui o namorado dos seus e dos sonhos da maioria das jovens brasileiras: bonito, rico e bem empregado.  

Samantha por ter se saído tão bem na pós-graduação, com altas notas e ótimos trabalhos é chamada para trabalhar num novo instituto de São Paulo, IMCSP, que significa: Imigrantes da Cidade de São Paulo. E inusitadamente, catástrofes enormes acontecem em todo o mundo, onde apenas o Brasil, consegue se “salvar” e começa a ser visto como alguma chance de sobrevivência para os sobreviventes das catástrofes. Então, vários e vários imigrantes passam a vir para o país, deixando Samantha em algumas situações bem complicadas.

Sem muita experiência a própria personagem terá que se virar e enfrentar situações numa repartição pública sem muitos recursos e que constantemente sofre com a burocracia, assim não podendo ajudar os “novos brasileiros” que querem apenas sobreviver.

Samantha acaba descobrindo coisas que acontecem que ela nem imaginava acontecer. Posso dizer que com o decorrer da minha leitura, amei e odiei-a. É uma personagem bem construída e bastante complexa, que vive entre o certo e o errado e às vezes o que é bom ou ruim para ela. A cada capítulo uma novidade surge deixando o leitor mais preso ainda na história. Sem dúvida o autor brincou muito com situações em que vivemos, fazendo alusões aos problemas sociais do Brasil e conseguindo mostrar a verdadeira Ordem e Progresso.

O romance ainda conta com alguns personagens bem inusitados e divertidos, como Fumiko, imigrante japonesa e amiga de quarto de Samantha, Bruno, Henrique e Ana, colegas de trabalho, alguns imigrantes com personalidades diferentes e interessantes, seu namorado Albertino e o meu personagem preferido: um narrador nada convencional que possui um amor platônico pela mulata. 

Olha só um quote bem interessante e fantástico que tem no livro:

 “João José da Silva Santos apenas abaixou a arma sem jeito, sem tato e tentou entender o que falavam. Mas antes que alguma atitude fosse tomada prontamente, uma leva de seres humanos, ou como as autoridades de farda costumam dizer, “elementos”, também saíam da mata. Sem muito a fazer, o soldado ficou com milhares de pulgas atrás de sua orelha enquanto falava em um telefone via satélite com o seu superior.
— General, venha prontamente para cá.
— Mas o que está acontecendo aí? São traficantes?
— Não, senhor.
— São garimpeiros e índios brigando?
— Não, senhor.
— São empresários do mercado negro?
           — Não, senhor. É pior. São seres humanos! “


Recomendo a todo mundo esse livro. Depois que terminei fiquei pensando sobre a nossa Ordem e Progresso, assim como a protagonista do livro. E quero agradecer imensamente pelo apoio do Plínio, pelo exemplar do livro autografado e pela simpatia dele.

Quero avisar a vocês que irão para Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que amanhã dia 11, o autor estará no estande da Editora Novo Século, no K14, em frente ao auditório – Pavilhão azul, para uma tarde de autógrafos, das 13hrs até as 16. Portanto que puder comparecer, será bem legal.

Para visitar o livro no Skoob clique aqui.
Para visitar o blog do autor clique aqui.


8 comentários:

  1. Parabéns , vou esperar a resenha porque esse livro não me chamou muito a atenção asuahsu

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor!

    Uau, anúncio de parceria já com resenha?
    O livro parece despertar mesmo uma reflexão!
    A história é criativa, interessante e, aparentemente, bem crítica sobre nosso país!
    Parece ser muito bom!

    Parabéns a você pela parceria e resenha, e ao autor pelo livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela parceria!

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Me deixaste bem curioso para ler esse livro. Me parece que possui um atmosfera ao estilo de Saramago. Com certeza ele entrou na minha lista de leitura.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o livro parece ser muito interessante mesmo. Me pareceu daqueles livros que nos faz pensar mesmo sobre o país em que vivemos.
    Parabéns pela nova parceria!

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler Ordem e Progresso. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela nova parceria!

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela nova parceria!!!! E resenha bem interessante...é legal trazer livros que sejam da nossa terrinha para a divulgaçao e comentarios...adorei.bjus

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia