Resenha: Laços de Sangue - Richelle Mead

Título: Laços de Sangue
Autor: Richelle Mead
Editora: Seguinte
Páginas: 440
Sinopse: Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder.
Sinopse retirada do Skoob

Começar a falar um pouco sobre Laços de Sangue, primeiro volume da série Bloodlines, sem antes falar da minha relação com a Richelle Mead seria algo sem lógica, pois nunca vou esquecer-me do quanto tinha vontade de ler algo da autora. Tudo começou anos atrás quando a série Academia de Vampiros foi lançada por aqui. Todos os blogueiros comentavam sobre os livros, sobre a história, os personagens, a trama, mas eu, como leitor p-o-b-r-e-l-a-s-c-a-d-o, nunca pude compra-los. Apenas no começo desse ano realizei o meu desejo e consegui, de uma tacada só, ler todos os volumes de VA. Devo confessar que fiquei órfão com o fim da série, pois a escrita de Richelle é maravilhosa e extremamente empolgante. Há quem diga que as suas histórias comecem um tanto quanto lentas (o que não deixa de ser verdade), porém com o passar das páginas o negócio começa realmente a pegar fogo. 

Em Laços de Sangue, para a alegria desse blogueiro que vos escreve, o foco da trama ainda tem relação com a série anterior. Agora, o leitor acompanha Sydney, uma alquimista que ajudara Rose (personagem de Academia de Vampiros) a sair da prisão. Por causa dessa ajuda, Sydney acaba ficando mal vista entre os alquimistas e, ainda sim, tem que participar de uma tarefa bem complicada e importante: esconder a princesa Jill Dragomir dos rebeldes que a querem fora do poder. Isso acontece devido à lei dos vampiros que diz que caso Lissa não possua um parente com vida para representa-la, a princesa teria que abdicar o trono, fato que causaria uma guerra civil entre os vampiros e, para piorar as coisas, com os humanos.

O que escrevi acima é apenas um aperitivo dessa maravilhosa história que não fica nenhum pouco atrás da anterior. Richelle consegue explorar seus vampiros muito bem e arriscaria dizer que de uma forma bem especial já que todas as características são mantidas na narrativa. Comecei o livro estranhando o fato de uma nova protagonista aparecer, pois Rose Hathaway, com seu jeito forte e consistente de ser, sempre me convenceu acerca de seus pensamentos e sentimentos. Para minha surpresa, Sydney, apesar de ser completamente diferente de Rose, conseguiu chamar e prender a minha atenção. 

A narrativa consistente só colaborou para a agilidade da leitura. Em vários momentos, confesso, tive que deixar o livro de lado para que não pudesse acaba-lo tão facilmente. Poucos os autores me prendem com histórias sobrenaturais, ainda mais quando vampiros estão presentes.

A obra é uma daqueles que possuem todos os elementos necessários para que haja uma boa relação entre autor, trama e leitor. Ação é o que não falta. Sangue também não. E evidentemente que o romance também não poderia ficar de fora. Esses aspectos tão presentes e notáveis na narrativa acaba diferenciando o trabalho da autora. Além disso, todas as ligações entre as ações, falas e pensamentos dos personagens foram elaboradas de forma satisfatória e muito condizente com toda a situação presente na intriga geral do texto. 

Finalizo essa resenha com muita empolgação, pois a vontade de ler o segundo livro é muito grande. Todas as minhas expectativas, que não eram poucas, foram superadas e por isso recomendo muito essa trama. Entretanto, acho legal que o leitor faça a leitura da série Vampire Academy antes, independentemente de Laços de Sangue ser um livro completamente entendível sem essa leitura prévia, pois alguns termos e personagens presentes nesse livro fazem parte da série anterior. Entendam-me, coisa de fã.

8 comentários:

  1. Oi, gostei tanto da sua resenha XD

    Eu não li nenhum livro da Academia de Vampiros, mas o livro parece que não tem essa necessidade né.

    Fiquei curiosa para conhecer o livro, mas ainda assim não sei se eu vou me empolgar, pois estou com um pé atrás com livros de vampiros.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa primeiramente parabenizo a você pela bela resenha. Vontade não me falta para ler Laços de Sangue, o problema é que tenho tantos na fila de desejados na frente dele e tantas leituras atrasadas, que só vou adiando cada vez mais, espero conseguir ler em breve. Abraços e boas leituras!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Igor, eu sou do time dos que nunca leram nada da autora, mas que já ouviu falarem muito bem dela. Não sei, eu meio que ando correndo de séries, mas gostei do que você escreveu, então - acreditando que não é tão necessário ter lido a anterior - estou propenso a ler Laços de Sangue. Vamos ver no que dá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Estou muito curiosa em relação a este livro, mas entendo quando você diz que o melhor é ler a série AV antes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Academia de Vampiros é uma série que só está me chamando um pouco a atenção porque ela será transformada em filme, do contrário, eu ando um pouco enjoada dessas histórias sobrenaturais.
    Acho que vou assistir ao filme primeiro, e se gostar, começar a ler toda a série, e se continuar gostando, daí sim vou ler esse spin-off. Não quero receber spoilers.

    Beijos!

    P.S.: Vote na minha enquete AQUI, please!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li Academia de Vampiros justamente por ser série... No momento não estou podendo com séries, principalmente se forem muito longas rs Mas está na lista, um dia eu leio ;D Esse aí me pareceu interessante e parece que não precisa muito da série para ser lido né? E gostei do enredo de esconder uma princesa, adoro esse tipo de coisa <3 Vai para a minha lista já ;D
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  7. Olá Igor, tudo bem?

    Como semepre amo suas resenhas, haha sei como é sentir órfã... Andou acontecendo isto comigo.

    Eu adoro histórias do gênero e que envolvem vampiros, sua resenha me deixou inquieta e quero saber mais dela.
    Parabéns pela resenha.

    Abraço.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Igor, nunca li nada da Michele, mas morro de vontade porque vejo muita gente falando bem de Academia de Vampiros e o quanto a sua narrativa é boa.
    Fico ainda mais ansiosa por causa do filme que vai ser lançado.
    Este spin off parece muito bom, mas a capa é horrivel (coisa de publicitaria/designer).
    Enfim queria dizer tambem que adoro o modo como voce escrever. É bastante estimulante.
    Abraços


    http://baianaliteral.com

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia