Resenha: Fumaça e Espelhos - Neil Gaiman

Título: Fumaça e Espelhos
Autor: Neil Gaiman
Editora: Lettera
Páginas: 228
Sinopse: Dos 31 contos (e poesias) que compõem Fumaça e espelhos, são poucos os que não surpreendem de cara pelas idéias. E os que não chamam atenção nas primeiras linhas geram várias surpresas posteriores, pois você nunca sabe se aquele jovem pacato é um lobisomem ou se o heróico narrador do conto é o assassino. Ou mesmo o assassinado. Fumaça e espelhos é uma coletânea de textos que Neil Gaiman escreveu nas décadas de 80 e 90. Na categoria de escritor ficcionista profissional, ele teve contos encomendados e publicados por diversas revistas e coletâneas, o que logo se nota pela diversidade de temas.
Sinopse retirada do Skoob

Escrever sobre as obras de um dos meus autores prediletos é sempre muito difícil. Afinal, a expectativa sempre tende a aumentar e às vezes isso atrapalha muito no desenrolar da leitura. No entanto, com Neil Gaiman eu fico despreocupado. Sim! Não tem pra onde correr. O cara é sensacional e mais uma vez me provou que ele ainda pode me surpreender muito.

Fumaças e Espelhos é um livro de contos. Geralmente não costumo gostar desse tipo de estrutura em obras, pois acabo encontrando muito altos e baixos ao decorrer da leitura. Porém, com a sua maneira espetacular de descrever cenas, personagens, sentimentos e ações, Neil ganhou meu coração logo no prefácio do livro.

“Cada um destes contos é uma reflexão sobre algo, que não é mais sólido que um sopro de fumaça. São mensagens do país dos espelhos e imagens em nuvens que mudam de forma: fumaça e espelhos, é tudo o que eles são. Mas eu gostei de escrevê-los e eles, por sua vez – gosto de imaginar -, apreciam ser lidos”.  Página 37

Com trinta e um contos, a obra vai ganhado traços bem peculiares enquanto é desenvolvida. Com a narrativa cômica e sem abandonar o lado sombrio das coisas, o autor brinca com a opinião do leitor e com a tenuidade entre o real e o imaginário. Além disso, a quantidade de personagens presentes nos contos é de assustar. Entretanto, por se tratar de Neil Gaiman, só tenho uma coisa para falar: pode ficar despreocupado.

Confesso que fiquei  encantado com a forma que o romancista desenvolveu cada conto. A quantidade de passagens que se alinham com o nosso cotidiano é tão genial que por vários momentos parei e fiquei pensando no que ele estava querendo dizer. Ler Neil é uma viagem transcendente, uma aventura pelo mundo das ideias, da paranoia e do mistério. É algo que dá um prazer imenso e uma vontade louca de ler tudo o que esse homem escreve, até mesmo suas listas de supermercado.   

1 comentários:

  1. Como não amar o Neil Gaiman, não é mesmo? hehe É bom saber que mais um livro dele não decepciona, estou bastante curiosa para conferir "Fumaça e Espelhos"!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia