O Guardião do Tempo - Mitch Albom

À primeira vista, O Guardião do Tempo mais parecia um livro de autoajuda do que qualquer outra coisa. Não é de se esperar outra definição ao dar uma primeira olhada, principalmente em sua capa. No entanto, para minha surpresa,  o livro mostrou-se uma ótima ficção que merece ser lida por todo tipo de leitor. Além de ser um romance muito bem escrito, a obra de Mitch Albom impressiona com os detalhes abordados e com a estrutura usada para compor a narrativa. 


Contado sob o ponto de vista de três personagens, O Guardião do Tempo foi uma das leituras mais despretensiosas que fiz nesse ano. Isso deve-se ao fato de que o autor se preocupou em abordar um tema bem complicado de forma leve. Afinal, entender por que diabos o homem é tão fissurado pelo tempo é uma árdua tarefa. 

No livro, conhecemos personagens simples, mas que possuem uma complexidade interior muito grande. Um bom exemplo disso é Dhor, um homem das cavernas (literalmente) que sempre fora viciado em enumerar as coisas. Inclusive, foi o seu vício que possibilitou o entendimento do tempo. Complexo, não? Mitch, o autor, brinca com isso de uma forma muito original.
  

Além de Dhor, conhecemos Victor e Sarah. Ambos personagens foram muito bem desenvolvidos que, mesmo com suas personalidades bem diferentes (e põe diferente nisso), acabaram proporcionando-me algumas horas de felicidade. O mais legal é que mesmo sem se conhecer, os três protagonistas acabam tendo as suas vidas cruzadas desenvolvendo assim toda a trama. 

Eu fiquei completamente apaixonado pela escrita do autor. Honestamente, não sei como essa história funcionou tão bem. Imagina colocar um personagem que viveu há milhares de anos e outros dois totalmente diferentes um do outro em um mesmo lugar. Definitivamente não é fácil. 






Sei que não falei muito sobre a história, mas posso me explicar: o livro é tão curto que realmente não seria muito legal contar mais alguma coisa sobre ele. Como disse, o peguei sem nenhuma expectativa e fui presenteado com uma ótima história. Terminei a leitura com um largo sorriso no rosto, pois compartilhei momentos especiais ao lados de Dhor, Sarah, Victor e Alli. Sem dúvidas,  O Guardião do Tempo é aquele tipo de obra que vai te deixar com uma sensação de sei-la-o-que muito boa. 

Nota: O livro me empolgou muito. Preciso ler mais coisas de Mitch Albom.  

29 comentários:

  1. Vou confessar que este livro não me chamou tanta atenção quando li sua sinopse, e vou concordar com você, essa capa parece de livro de auto-ajuda o que já tira completamente a minha curiosidade. Mas ao ler a sua resenha fiquei instigada a ver a abordagem que o autor utiliza para falar sobre o tempo. Já me vi perguntando sobre isso tantas vezes!

    Abraços, Raquel.
    viajandoclivros.blogspot.com.br
    (Espero seu comentário lá)

    ResponderExcluir
  2. Hum, gostei da resenha e me interessei pelo livro.
    As fotos também realçaram o meu desejo pela leitura do livro.

    http://www.minhassimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor..

    Me interessei pelo livro, conforme a maneira que descreveu a narrativa do autor.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sendo sincero contigo, adorei a sua resenha! No entanto, esse gênero não me encanta e eu com certeza não leria esse livro! rs

    Abraços.
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, deve ser uma delícia esse livro então. Eu gosto de livros assim, leves e curtos, principalmente quando a gente vem de histórias mais pesadas, sabe? :)
    Curti bastante.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. De verdade: assim que vi esse livro ele me chamou a atenção; Sou fascinado por esses livros que falam sobre o tempo, em pessoas de épocas completamente diferentes que tem suas vidas entrecruzada... Um ótimo filme desse gênero, por exemplo, é A Viagem, com Tom Hanks, Hale Barre, Hugh Grant e muitos outros feras. E se o livro tem a mesma genialidade daquele filme, aí eu realmente fico louco para lê-lo!
    Adorei a resenha, parabéns! Vou ver se adquiro esse livro (vai depender do preço, rsrs).

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Há tempos queria ler uma resenha desse livro!
    Não sei bem o que pensei quando vi a capa, mas com certeza não foi em um livro de ficção. Talvez eu tenha pensado em auto ajuda também e por isso ele passou despercebido por mim.
    Sua resenha, porém, me deixou curiosa. Acho que vou dar o benefício da dúvida ao livro!
    Beijoos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esta foi a primeira resenha positiva que leio sobre este livro. E sinceramente, foi ótimo. Além de ser apaixonada por qualquer história que envolva o "tempo", também gosto muito de personagens simples, porém complexos na personalidade, sentimentos, etc. Aparentemente o autor conseguiu ser muito bem sucedido em todos os quesitos que aprecio. Espero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Não senti muito interesse pelo livro não, mas quem sabe um dia eu não dê uma oportunidade a ele né ^^

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É ótimo quando pegamos um livro sem esperar nada e ele nos dá uma grande surpresa. Como vc mesmo disse, não falou muito da história e queria saber um pouquinho mais dela. Ainda assim a resenha ficou legal, e fiquei curiosa quanto ao livro, se eu tiver a chance tentarei lê-lo

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. HAHAHA a capa realmente parece de autoajuda! Mas acabou me encantando pelo assunto, afinal, tempo é um assunto do interesse de quase todo mundo e acho pra criar personagens tão diferentes, como você disse, vivendo no mesmo lugar, tem que ser um bom escritor. Enfim, irei atrás desse livro agora, HAHAHA
    Bom fim de semana.
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor, legal saber que você gostou, ainda não tinha lido resenha sobre o livro, mas agora você me deixou curiosa, principalmente por não contar muita coisa.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro,
    e a primeira vista posso garantir que não é o tipo de livro que me
    chama a tenção, mas após ler sua resenha me peguei querendo ler esse livro e sorrir com a leitura assim como você

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a resenha* ainda não conhecia
    http://fabiolucas92.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade não só de conhecer, mas de ler. ótima resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super interessada no livro, mas agora não posso nem me dar ao luxo de ousar comprá-lo. Estou com muos livros aqu :C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa fiquei com muita vontade de conhecer esse autor! Ainda mais porque você disse que o livro era curtinho! Adorei a resenha, viu?
    Ah, eu adoraria ver você respondendo a TAG que eu postei no meu blog, gostaria de descobrir quais seriam nossas respostas parecidas =)
    Beijão Igor!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Igor! Nunca li nada desse autor mas parece que ps livros dele são muito bons. Já vi muita gente falando bem e recomendando, mas infelizmente não é muito meu gênero. Tentei ler 'a última grande lição' mas não flui muito bem comigo, rsrsrs. Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi. Tudo bem?
    Primeiro, eu gostaria de parabenizá-lo pela ótima resenha. Adorei mesmo!! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora já o quero!! rsrs

    Segundo, eu gostaria de te avisar que te marquei em uma tag no meu blog.
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br/2013/07/tag-3-10-books.html

    Beijos!
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Julgando pela capa realmente parece algo de auto-ajuda, é legal quando um livro nos surpreende, você não dá nada por ele inicialmente e se arrepende do julgamento precipitado.


    Legal saber mais ou menos do que se trata, mesmo assim não é o tipo de leitura que me atrai :(

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    De fato, o livro parece ser de autoajuda à primeira vista. Mas a noção de tempo é muito complexa e, por isso, muito interessante. Já estava na minha lista de desejados e agora fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Ah... adorei a foto da caveirinha!
    bjo

    ResponderExcluir
  22. Eu pensava que esse livro fosse de auto ajuda e chato, quando a Arqueiro anunciou ele eu não queria ler, mas pelo que li na sua resenha ele é bom. Gostei da narrativa ser simples e os personagens serem legais. Gostei :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho vontade de ler esse livro pq já li outro do autor e gostei bastante. Fiquei com o pé atrás exatamente por parecer ser muito de auto-ajuda, mas vou ler quando tiver oportunidade. Parece ser muito bom! :D

    ResponderExcluir
  24. Esse livro parece ser ótimo, mas a capa não é muito convidativa não, para ser sincero nem o nome. Mas a história é o que importa não?

    Abração!

    ResponderExcluir
  25. Admito que tinha a mesma ideia de que esse livro era de autoajuda. Em não sendo, parece que é um livro interessante.

    Abraços
    Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Essa capa tem cara de auto-ajuda mesmo! Essa é a primeira resenha que leio e fiquei muito curiosa com essa mistura de personagens, acho que irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  27. Só pela capa, amei! Quero muito ler, parece ser ótimo mesmo :D

    Abraço!!

    http://netomarqs.blogspot.com.br/2013/07/tendencia-animal-face.html

    ResponderExcluir
  28. Oi Igor, confesso que a história não me chamou nem um pouco a atenção. Apesar da sua resenha, não consegui me empolgar pra ler o livro. Amei a capa, simples e bonita. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. E ai Igor!

    Achei a capa do livro muito bonita. :)
    Gostei da Resenha

    Até! :)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia