Memórias Fictícias - Carina Corá

Eu tentei começar essa resenha de várias maneiras e não consegui. É aquela velha historinha: "existem livros que mexem com o leitor", e quer saber? Memórias Fictícias não só mexeu comigo, ele me deixou perturbado. Devo confessar que tive que ler o livro duas vezes (seguidas), pois a história me deixou tão "encucado" que a releitura fora praticamente obrigatória. 

Um livro pequeno, mas totalmente diferente que tudo que li. Com uma narrativa poética, que em muitas vezes tenta romper a linha tênue da realidade, a obra deixa qualquer leitor intrigado com a sua história surreal. Carina Corá trabalhou perfeitamente em uma narrativa que poderia muito bem ter dado errado em vários momentos. Porém, a união de devaneios com toques reais levaram a construção de história extremamente inteligente e original. 


Na trama, Carolina de Lilá é uma garota que já não acredita mais na vida e em toda sua plenitude. No entanto, é uma jovem que ainda possui resquícios de sonhos e desejos em sua mente conturbada. Após a morte do pai, Carol e sua mãe, Tarsila, vão morar em um antigo casarão que pertence a uma freira, aparentemente, bem estranha. 

Estranha e cheia de mistérios, a casa desperta em Carolina um misto de sentimentos jamais vistos. Assim que entra em sua nova moradia, a garota se encanta com uma torre. Acontece que visitar essa construção está fora de cogitação, uma vez que, Bianca, a freira, proibira a entrada de qualquer pessoa no local.

Mas será mesmo que Carolina não vai entrar no lugar? Será que sonhar diariamente com a torre não a faria cometer loucuras? E, por fim, será mesmo que mexer nos segredos dos outros é algo bom? Pois é, só lendo o livro pra saber, meus caros. 

Como disse anteriormente, tive que ler o livro duas vezes. Achei a história tão profunda que em muitos momentos me perdi na leitura - por estar pensado na própria, acreditam? -. E após finalizá-la, percebi o quão legal foi ter pego esse livro em uma manhã chuvosa. 

A história, mesmo tendo alguns pontos soltos, conta com personagens contraditórios e bem complexos. Acredito que a autora fechou a narrativa, que é escrita em estrutura de diários, no momento certo. Memórias Fictícias não é aquele tipo de livro que merece mais trezentas páginas, pois as poucas que o constituem dão conta do recado.  


Aproveito o espaço para agradecer a autora pelo envio do livro e pela oportunidade dada ao blog. Afinal, ter lido essa história foi algo perturbador e  ao mesmo tempo muito gratificante. Aos meus leitores só digo uma coisa: guardem o nome dessa jovem escritora, pois sem dúvida é um talento nato da literatura nacional. 

Nota: Obviamente, o livro entrou para os prediletos. 

19 comentários:

  1. Leu duas vezes seguidas?! Gente, o livro mexeu mesmo com vc!
    A forma que vc descreve a narrativa me deixou super curiosa! Gosto de escritas com tom poético.
    Pena que a história tem alguns pontos soltos, isso sempre me faz não gostar muito da leitura, mas vou seguir o conselho e anotar o nome da autora e do livro pq surgindo oportunidade, vou querer conhecer. ^^

    ResponderExcluir
  2. Entendo muito bem quando um livro literalmente "revira" o nosso interior. E acredito que quando isso acontece, é porque o autor conseguiu exprimir a mensagem exata do que queria. Gostei bastante de sua resenha - me deixou bastante curiosa para ler Memórias Fictícias, que parece ser um livro bastante envolvente.

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Apesar de seus elogios, a história não me chamou muito a atenção.

    Ainda assim, é sempre bom quando uma leitura nos pega de jeito assim. Tem poucos livros que posso dizer que fechei já querendo abrir de novo (e menos que posso dizer que o fiz).

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro...
    acho que é aquela velha história sobre os escritores nacionais não srem tão valorizados/divulgados...
    são tão poucos que eu realmente conheço porque vi divulgação em alguma livraria....
    geralmente só vejo se for em um blog, como este caso ^~
    enfim... ótima resenha :d
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o enredo e toda essa emoção que você passou na resenha me contagiou. E o recadinho da autora no seu livro mostrou como ela é fofa!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal. Gostei. Espero poder ler :)
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mas quanto suspense! Essa história da torre, a menina que se muda com a mãe e freira me lembrou um pouco O Livro do Amanhã de Cecelia Ahern, fiquei curioso para saber do que se trata, e o motivo de ter sido tão cativante a leitura pra vc.

    Abs :D

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Igor,

    Além de eu ter gostado da sinopse, me interessei bastante pelo fato de você ter lido ele 2x seguidas pois a história o deixou encucado. Ou seja, deve realmente ser um livro bom!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá querido, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te agradecer pela sua visitinha em meu blog
    e também dizer que adorei a resenha do livro, mas sinceramente ele não me chamou muita atenção, acho que é porque não faz meu estilo de leitura.
    Mas como eu digo para os meus leitores, acho que nem podemos julgar sem antes ler o livro e tirar as nossas proprias conclusoes, pois cada um vai falar e pensar de um jeito né ?!
    Enfim...Eu vou um dia dar oportunidade de ler o livro da autora para poder conhecer o seu trabalho.
    Mas por enquanto estou entupida de livro e estou dando um tempo GRAÇAS A DEUS !! hahahahaah

    Enfim...Olha, estou seguindo o seu blog, poderia me seguir tbm ? Eu não sei, acho que vc tá seguindo, mas eu n vi seu nome la, até porque esse blogger é meio doido.
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. awn parece ser um livro bem fofo
    curti

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei de saber que ficou cativado com ele. Quem sabe não leio.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor.
    Primeiramente quero te agradecer a visitinha que você fez ao meu cantinho um dia desses.
    Adorei teu blog.
    E adorei ainda mais a resenha. O Livro parece realmente ser muito bom, e me deixou com uma vontade enorme de ler, é bom saber que os escritores nacionais cada vez mais estão conquistando seu espaço na estante dos brasileiros =)

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Você despertou em mim a vontade de ficar perturbada também, rs. Gosto muito de livros que mexem com o leitor, que acrescentam algo de bom, sabe? Quando terminar a pilha que tenho pra ler, vou lê-lo e depois te conto o que achei!
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sua resenha, o livro também tem muitos mistérios! Se der vou ler ele nessas férias, mas tenho uma lista imensa aqui em casa! Hahaha =)Curti muito o seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, duas vezes? O livro deve ser realmente incrível. Já tinha visto sobre ele, me despertou grande curiosidade. Mas pra variar né, você acabou me deixando ainda mais curiosa, então espero conseguir comprar logo pra ler. A literatura nacional, no geral, tem ficado cada vez melhor!

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Caramba, quero ler ele com certeza, acho que se for tão bom vou ler mais que duas!

    www.cegospelaverdade.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca ouvi falar neste livro, mas estou completamente encantada. Não só pela história conter seus mistérios, mas por ser tão envolvente e mexer tanto com os sentimentos do leitor. Além disso, personagens complexos são os melhores, pois mostram mais da essência humana. Gosto disto!
    Pretendo ler este livro. Valeu pela ótima dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que ele me deixou intrigada!

    Já adicionarei aos meus desejados!

    Beijos!
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. A Carina é uma fofa, eu ainda não consegui ler o livro dela, mas eu só vejo resenhas positivas sobre ele!
    Abração!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia