Do que mudou com a mudança.

Não sei se vocês lembram, mas quando decidi voltar a postar aqui no blog eu falei que muita coisa mudaria. Os dias foram passando e algumas mudanças aconteceram aqui e acolá. No entanto, algumas delas ainda não foram realizadas. E é exatamente disso que esse post de hoje vai tratar: Afinal, do que mudou com a mudança? 

Eu sempre gostei de espaços que além de tratar sobre os seus assuntos fixos, pudessem, sem mudar o foco, incrementar outras maneiras para facilitar e dinamizar a interação com os leitores. Antes, costumava publicar algumas colunas semanais que, infelizmente, foram sendo esquecidas com o passar do tempo. E isso era super legal, pois não ficava naquela mesmice, sabe? Há alguns dias estava pensando seriamente nisso e percebi o quanto seria interessante colocar essas ideias novamente em prática.

E justamente com essa mudança, o Diário de Bordo de um Leitor terá algumas novidades: colunas, colunistas e claro, muita interatividade. A minha intenção enquanto blogueiro é fazer com que vocês possam acessar diariamente o blog e que tenham acesso aos conteúdos mais diversificados. É exatamente por isso que estou formulando uma grade de programação semanal que vai movimentar muito isso aqui. 

De ante mão, já vou dizendo que a partir de agora teremos posts quase que diários. Tenho certeza que além de ficar mais organizado, vocês vão gostar muito de visitar, deixar seus comentários e sugestões no blog. Vamos conhecer as novidades? 

Segunda em outra língua


Todas as segundas-feiras irei postar sobre algo que remeta ao mundo de uma língua estrangeira. Como tenho contato com o inglês (e sei que muita gente tem vontade de aprender e começar leituras nesse idioma) vou compartilhar algumas das minhas experiências. Acho que vai ser legal. Ah, me inspirei no blog da Giu Fernandes que também tem um dia dedicado para isso. O nome da coluna é mais abrangente, porém vou focar mais no inglês uma vez que é a língua que tenho mais contato. 

Como não amar? 

Sou um daqueles leitores que presta atenção em muitas coisas enquanto leio algo: pode ser características físicas, a própria personalidade dos personagens, os lugares descritos na trama ou até mesmo coisas sem a menor importância. Enfim, não importa. Alguma coisa sempre acaba me chamando atenção.  

Já publiquei dois posts com esse título e percebi que ele poderia sim virar uma coluna. Todas as quarta-feiras irei postar sobre algo que me chame atenção nos livros (desde mocinhas até objetos descritos na narrativa). Quer ver os posts que fiz? Clique aqui e veja mais ou menos como funciona. 

Claves Literárias

Aqueles que acompanham o blog desde o ano passado provavelmente vão se lembrar dessa coluna. Quem postava nela era a Aione, dona do Minha Vida Literária. A Mione é uma super amiga da blogosfera literária, uma ótima pessoa (que eu agradeço muito por tudo que escreveu aqui), mas que infelizmente não pôde continuar postando. Além de ser blogueira, a vida dela ficou muito corrida e por isso decidimos deixar essa coluna em stand-by por um tempo. Como falei, ela não vai mais poder postar aqui. E como essa coluna era uma das que eu mais gostava, decidi chamar outro amigo super querido para assumi-la. É o Leonardo, dono do Um Leitor a Mais. O cara é meu amigão e tenho certeza que ele vai fazer ótimos posts para nós. Pelo que andei conversando com ele, novidades bem bacanas virão por aí.  Só nos resta esperar, não é? 

O objetivo principal da coluna é ligar o mundo da música com o da leitura. Basicamente, o Leo irá escolher uma música que se encaixa com o enredo de um livro e relacioná-los (ou vice-versa). A coluna será semanal e irá ao ar todas as quintas-feiras!  


Diário de Bordo de um Cronista


Como assim ter um blog voltado pra leitura e não ter nenhuma área para textos? Foi justamente esse pensamento que me levou a convidar o Matheus Carneiro, autor e dono do blog Carneirismo, para postar semanalmente textos de sua autoria aqui. Essa coluna, se assim pode ser chamada, terá posts todas as sextas-feiras. E gente, a criatividade do Matheus é surpreendente. Não terão temas pré-estabelecidos nesse espaço e é justamente isso que vai nos surpreender. Mal posso esperar!

Papo Cabeça

Que tal conversar sobre algo mais denso? Mais polêmico? Alguns domingos serão reservados pra essa coluna que irá tratar sobre assuntos mais reflexivos. O objetivo principal é trazer debates construtivos para o Diário de Bordo de um Leitor. Já publiquei algumas coisas com esse título, clique aqui e confira. 

Bom pessoal, essas serão as colunas fixas do blog a partir de hoje. Talvez vocês tenham notado que nas terças e sábados não tem nada programado, certo? Mas a verdade é que reservei esses dias para resenhas, vídeos, tags, etc. Serão dias "livres". Tenho outras ideias que também entrarão no ar em breve, como por exemplo: O Leitor Escolhe, City Tour Literário, Enquetes, News Literárias. Com o tempo vou ajustando tudo com a ajuda de vocês.  

Espero que tenham gostado das novidades. Muitos posts legais estão por vir e conto com os seus comentários, sugestões e críticas.

14 comentários:

  1. Oi Igor. Gostei da ideia das colunas. Prefiro saber mesmo como funciona o mecanismo do blog por que fica mais fácil de visitar aquele estilo de post preferido. Muito bem, agora resta esperar pelos próximos. Um abraço! De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor, não conheço o blog a muito tempo. Conheci um pouco antes de voltar a funcionar e amo isso aqui. Mesmo sem postagens, costumo passar por aqui todos os dias pra ver se não tem algo novo e com a programação vai ficar bem mais legal, entrar e sempre ter coisas novas. Adorei as novas colunas e estou ansiosa pra que tudo comece a funcionar desta forma.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor!

    Gostei das novidades, das novas colunas. Aguardarei os posts para conferir.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante as colunas que pretende trazer. E espero que consiga. Eu pessoalmente sou um desastre para datas. Lá no blog só tenho uma coluna semanal e sempre sofro para conseguir colocá-la no ar a tempo, rs.

    Mas é bem interessante, e irei aguardar tudo isso ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Igor!! É bom que a gente vê coisas novas, diferentes. Pq muitas vezes a gente vê quase a mesma coisa em vários blogs.
    "Como não amar?" tem uma ideia bem legal! Que dê tudo certo e que venham as novidades! ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Igor tudo bom? Como você mesmo sabe (será?) conheci o seu canal no YT e por ele seu blog bem recentemente e é bacana saber que peguei justo os tempos de mudanças rsrs. Achei bem interessante as colunas e diversificado o que é bacana. Salvo nos favoritos e aguardando atualizações ^^ Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as mudanças! As colunas são bem criativas,quero ler todas. Gostei também dos novos colunistas, acompanho o blog do Leo e adoro.

    ResponderExcluir
  8. Sou blogueiro é a melhor coisa que tem é você ter um calendário de post! Sabe quando você tem bloqueio criativo! Com calendário fica mais raros esses bloqueios.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as mudanças é sempre bom inovar para agradar aos leitores! =)

    ResponderExcluir
  10. Oi Igor!

    Seu blog é um dos melhores que visito. Tem uma organização fantástica e agora com este planejamento semanal ficou muito bacana! Uma hora chego neste nível também! Haha

    Abraços e sucesso!

    Nadja Moreno - Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  11. Mudanças são essenciais para o crescimento e amadurecimento, inclusive do blog. E simplesmente adorei suas propostas e estou ansiosa para acompanhá-las. Tenho certeza de que vou gostar, principalmente da coluna que envolve música e também sobre literatura em outro idioma.
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ótima a grade de programação, to pensando há um tempo em novas colunas pro blog, algumas já em mente, mas idealizá-las é o problema... Espero que você consiga dar conta de tanta novidade xD

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Igor, gostei das idéias e tenho muita vontade realmente de aprender inglês. Gostei da segunda em outra língua.
    Vou ficar atenta!

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. É isso aí, o blog tem que mudar de vez em quando, os novos quadros estão muito legais. Estou muito ansioso para ver os textos do Matheus, soube que ele escreve muito bem!
    Abração!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia