Um rápido comentário sobre Retalhos.


Eu nunca tive vontade de ler histórias em quadrinhos. Juro pra vocês. Nem mesmo quando era criança (sou orfão de Marvel, Turma da Mônica, etc). O mais próximo que cheguei disso foi algumas leituras que fiz quando estava na quarta ou terceira série daqueles gibis da Turma do Sesinho (vocês devem conhecer, certo?). E pensando bem, isso é um saco. Eu queria sim ter lido mais esse tipo de texto que, atualmente, acho super bacana.  

Na verdade, eu não sou o maior fã desse tipo de leitura. Coisa minha mesmo. Apesar de adorar os traços (vulgo: os desenhos) presentes em todas as páginas. (Fala sério! Dá pra entender?) Um dia desses, andando pelos corredores da biblioteca lá do colégio, encontrei um gigantesco livro com quase setecentas páginas repletas de desenhos. Contrariando o meu "gosto literário", decidi pegá-lo. E não é que não me arrependi? Devorei essa monstruosidade em poucas horas. (Ok, ignorem o fato de só ter traços em todas - eu disse todas -  as páginas.)

Retalhos é uma história em quadrinhos para jovens adultos. É um livro bem diferente de tudo que eu já tinha lido nessa minha vida literária. Digo isso não só pela história, que é marcada por um toque de melancolia e nostalgia, mas também pela própria forma com que ela é proposta ao leitor. 

Craig Thompson, o autor, nos leva para uma viagem no tempo de sua própria vida. (Calma! Você não leu errado, meu caro.) A graphic novel, outra denominação também dada para a obra, é uma espécie de autobiografia. 

Toda a história tem uma pegada jovem, com pensamentos rápidos e precisos. Porém existe toda uma reflexão por trás, pois conhecemos lembranças de um jovem norte-americano, morador do meio oeste estadunidense, que em meio a muita neve, brigas com o irmão mais novo, questionamentos sobre a existência de um Deus, relacionamento familiar e, claro, o seu primeiro amor (um tanto quanto confuso), que tenta entender o verdadeiro sentido da vida. 

Comparo essa leitura com um belo tapa na cara (daqueles que sempre aparece quando julgamos algo sem antes conhece-lo, sabe?), uma vez que me mostrou que quadrinhos podem despertar sentimentos tão intensos como um outro livro qualquer. Ver como aconteceu a transição do jovem para o adulto na vida dos personagens foi muito bacana. Algo que eu realmente não esperava encontrar. 

Se o livro tem falhas? É claro. Sempre tem uma aqui e outra acolá. No entanto, a surpresa foi tão boa que nem prestei tanta atenção nelas. Afinal, experimentar algo novo exige certo ato de coragem e não é tão fácil assim quanto parece. Finalizo meu breve (mas nem tanto assim) comentário dizendo o seguinte: Se joga! Tem muito livro bom ai fora querendo ser lido. Joga fora esse preconceito literário e liberal geral.



Nota: Depois dessa experiência, pretendo ler mais graphic novels. Alguma sugestão? :) 

27 comentários:

  1. Oláaa! Adorei seu comentário, assim como você nunca me imaginei lendo quadrinhos... Mas confesso, que esse realmente me chamou a atenção, adoro livros assim, mais jovens e com questionamentos sobre a vida. Muito boa a dica...Vou por na minha listinha de desejados hehehe!

    Beijooos
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o quadrinho, sempre gostei de ler variadas coisas. Mas devo confessar que tenho mais apresso com os livros. Embora uma vez e outra pego um anime, ou quadrinho e leio, e deixo uma dica pode procurar que tem outros tão bons como esse. Depois deixo uma lista de outros como esse que conheço aqui, ok?. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cara, gostei demais do teu post! Eu sempre li, quando criança, os Gibis de Mauricio de Souza, mas, depois de grande, perdi esse hábito tão bom. :( Mas, enfim, minha curiosidade por 'Retalhos' vai além!

    Ps: Adorei a frase "Se joga! Tem muito livro bom ai fora querendo ser lido. Joga fora esse preconceito literário e liberal geral." Muito profunda!

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog, super divo* sucesso
    http://fabiolucas92.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom mesmo esse quadrinho.
    Até mais.
    http://smilebreathandgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre amei quadrinhos... lia muito quando criança e meu favorito era o da turma da mônica..
    Fiquei louca para ler esse *--*
    Relembrar meus tempos;;

    ResponderExcluir
  7. Oi querido!
    Esse é um livro bem diferente do que costumo ler, também!
    Fiquei curiosa porque ele parece bem intenso, ainda que rápido, e achei interessantíssimo ser auto-biográfico.
    Acho que por representar bem uma fase que nossa geração ou está vivendo ou acabou de passar por ela, é bem fácil de conseguir uma conexão conosco.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Obrigada pela visita!
    Eu também não sou muito fã de quadrinhos!
    Quando era pequena até lia, mas hoje em dia não muito!
    Adorei a capa do livro, os desenhos!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor!!! Tudo certinho?

    Rapaz, sabe que eu lia gibi quando criança, mas quando descobri os livros enormes e sem desenhos na biblioteca da escola - os quais minhas coleguinhas olhavam com ar de "você vai ler isso tudo?!" - deixei-os de lado e nunca mais voltei... Agora sua resenha me deu vontade de experimentar um graphic novel... Ai Ai... mais um para a minha interminável lista. Culpa sua! :/

    Haha. Abraços! Parabéns pelo blog sempre muito bom.

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu adoro história em quadrinhos e acho que iria adorar ler este livro.
    Semana passada eu li e já resenhei um livro assim, era o Ladrão de Raios, e ficou ótimo em quadrinhos, eu adoreii.

    Bela dica!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu também nunca li quadrinhos quando era pequeno e sinto muita falta. Hoje em dia até tenho um pouco de interesse e faz um bom tempo que estou louco para ler Retalhos. Vi ele na Cultura esses dias e quase enlouqueci querendo comprar, porém, no money. Esse mês já tenho uma lista enorme de coisas para comprar então não sei quando terei a oportunidade de ler Retalhos :(

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro. Mas sou uma devoradora de quadrinhos, antes de ler livros eu só lia HQs e mangás, então eu acho que iria gostar desse livro. Como minha wishlist está gigantesca eu não estou colocando mais nenhum livro mas se eu tiver a oportunidade de Retalhos pode ter certeza que eu vou ler. hihi :)

    Muito obrigada pela visitinha no meu blog. Eu fiquei super feliz com seu comentário e fiquei mais feliz ainda de saber que você gostou do Prateleira Colorida. Eu já tinha dado umas passadinhas por aqui e agora vou passar a acompanhar mais o seu blog.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Bom, leio gibis da Turma da Mônica desde uns anos atrás. Acho até que não foi por influência nenhuma, sendo apenas por ser "olhuda" mesmo (sabe aquele jeito de criança de querer tudo que vê e acha bonitinho? então). Sobre esse livro, nunca ouvi falar, mas gostei da proposta. Apesar da grossura, acho que as gravuras proporcionariam uma leitura bem rápida.

    Gostei do teu cantinho também e fiquei muito feliz com o teu comentário. Já estou seguindo e sempre que puder estarei por aqui!
    Beijo.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito legal, adorei!!
    Obrigada pela visita lá no meu blog, o seu está muito legal, adorei também :) Vou aparecer sempre por aqui!
    Beijo.
    http://www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Primeiro, muito obrigada pela visita no meu blog. Segundo, estou apaixonada por seu blog. Então obrigada pela visita e pela oportunidade de ter descoberto um blog excelente. Adorei sua escrita e me interessei por esse livro. Digamos que gibis não foram tão presentes da minha vida e sim mangás, traduza-se: gibis japoneses. Então eu sempre tive um certo contato com esse estilo e já tinha descoberto a maravilha nesse mundo. Me interessei muito por Retalhos.
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  16. Olá Igor, tudo bem?
    Confesso que livros com tantas gravuras não são do meu estilo, mas assim como você, assim que peguei A Invenção de Hugo Cabret, não me decepcionei. Você já leu esse?
    Me interessei por Retalhos, mas acho que não será fácil de encontrar, vou procurar.
    A história parece interessante, apesar de ser uma auto-biografia, que sempre parecem ser melancólicas ao extremo.

    Agradeço seu comentário no meu blog, não costumo recebe visitas masculinas nele, e por isso decidi retribuir o comentário e o interesse. Espero que volte sempre que quiser, pois me encantei com seu blog e sempre irei dar uma conferida nos posts novos.
    Tenha um ótimo dia,
    Um abraço.
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Igor...
    vim retribuir sua visitinha no meu blog ( Livros & Livros )
    E confesso que amei seu blog....
    quanto a postagem
    Amooooo de paixão quadrinhos
    li a saga do homem aranha quase que inteira , escondida da minha mãe é claro , que não gostava que eu ficasse lendo aquilo
    mas enfim , amei o post , ele me relembrou os velhos tempos...
    Já estou te seguindo tá..
    Um abraço
    Ana *_*

    ResponderExcluir
  18. Tinha esse livro lá na escola onde eu estudava ano passado, mas nunca o peguei emprestado! Deve ser bom sim! :)

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Eu também nunca li HQs, apesar de ter interesse. Eu amo a série The Walking Dead e tinha muita vontade de ler as HQs! Retalhos parece ser bem legal. Vou tentar começar a ler graphic novels daqui pra frente :D

    Beijo,
    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, ao contrário de você eu amava quando era criança, ler histórias em quadrinhos, incluindo mangás também. Ainda hoje não posso ver uma tirinha de histórias em quadrinhos que leio rapidamente. Fico feliz de você ter ampliado seu horizonte rsrsrs
    Fiquei muito feliz com sua visita ao meu blog. Eu simplesmente amei o seu e fiquei extremamente feliz em ver que você escreve tão bem, parabéns tá.
    Grande beijo e volte sempre que quiser ^^!!!!

    inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olha eu também não sou muito de ler quadrinhos mas meu namorado gosta bastante. Eu acho que toda forma de leitura é válida e fico feliz que esta tenha sido surpreendido voce ^^

    Muito obrigada pela visita, estou seguindo :)

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  22. Olá! tudo bem? Adorei seu comentário lá no blog, muito obrigada ;)
    Já estou seguindo aqui, e já aproveitando pra dizer que eu simplesmente amei seu blog, parabéns!
    Vi também que você quer ser jornalista, é muito bom saber que tem mais gente querendo seguir essa carreira tão bonita :D

    Bom, sinceramente, eu também não sou muito fã de HQs, o único que eu lia era turma mônica rsrs, mas adorei seu post, talvez depois disso eu possa ter coragem para começar a ler quadrinhos rsrs

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. oi, obrigada pela visita ao blog, vim retribuir,rs
    eu já sou do grupo que cresceu mergulhada na turma da mônica! Mas foi basicamente os únicos quadrinhos que li. nunca curti muito mangás e outros quadrinhos, rs

    gostei muito do seu blog
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Pois é, quando criança eu lia muito Turma da Mônica. Lá na minha pré-adolescência me viciei em mangás. Hoje em dia eu tenho vontade de ler algumas HQ e graphics novels. E até leio uma HQ toda semana da DC Universe (Injustice - Gods Among Us) mas tenho vontade de ler mais, especialmente se tiver em mãos.

    Esse Retalhos eu já ouvi falar em algum lugar, e já havia me deixado curiosa, agora fiquei mais ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não gosto muito de quadrinhos, só os li quando era pequena, e eram os da Turma da Mônica.
    Depois acabei perdendo o interesse e nunca mais experimentei ler um.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  26. Nossa, ac hei super legal a ideia desse HQ. Eu já li alguns do Batman e tinha vontade de ler uns da série Vertigo, mas é tão caro que desanimei. Mas eu acho super interessante esse tipo de leitura.
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, Igor!! Tudo bem?
    Olha eu aqui! [eu disse que vinha rsrs]

    Assim como vc, eu tbm nunca fui muito fã de HQ. Mas, de uns tempos pra cá eu comecei a curtir mais. E, sinceramente, é um tipo de leitura muito boa, considerando que é um estilo diferente.

    Como vc disse em seu texto, saí do meu mundinho e liberei geral. rsrs

    Beijos.
    http://cafecomlivroo.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia