Sobre Will & Will: um nome, um destino

Costumo dizer que o mundo dos livros pode te causar sensações jamais imaginadas. Como um leitor viciado, sempre que um autor me agrada muito tento ler o máximo possível do que ele escreveu e claro que não seria diferente com John Green. Desde que li A Culpa é das Estrelas (se você ainda não leu, por favor, leia) as minhas expectativas em relação aos textos do autor cresceram imensuravelmente. Esse negócio de colocar expectativa em algo é bem complicado, pois é aquela velha coisa: você gosta muito de um livro, ai fica louco pra outro e no final a leitura não foi tão boa quanto a primeira. Isso é comum, por isso fiquei com muito medo quando fui ler Will Grayson, Will Grayson (título original do livro). Li e ouvi tantas coisas positivas sobre a obra que precisei ler. E quer saber? Fiquei extremamente surpreso com essa linda história.

Não sei se isso já aconteceu com vocês, mas quando virei a última página só conseguia pensar em uma coisa: eu preciso de mais. Aquela velha sensação de que você poderia continuar convivendo com os personagens por mais 300 páginas sem nem piscar. É claro que todo esse mérito não é apenas de John Green, afinal esse livro foi escrito com a participação de David Levithan. Essa junção foi muito boa e contribuiu para uma das histórias mais legais que li esse ano. 

Nesse momento você deve estar querendo me matar, pois só fiz elogios e não contei nada sobre o enrendo, não é? Pois bem, vamos lá. Essa história é sobre dois Will Grayson: o primeiro (escrito por John Green) é um Will nerd , filho de pais ausentes, gosta de boas músicas, tem um humor bem ácido e é o melhor amigo de Tiny Cooper, o mais extravagante gay de sua escola, que vive a vida sob duas regras: não se importar e calar a boca. Simples. O segundo Will Grayson (escrito por David Levithan) é gay, vive apenas com sua mãe, está quase sempre deprimido e  tem poucos amigos, com exceção de Maura. Atualmente, ele tem um relacionamento virtual com Isaac, um carinha que mexe com o seu coração de um jeito muito peculiar.

É claro que em um ponto da história (e eu não vou contar como e por que isso acontece), numa noite fria em uma esquina de Chicago, os dois Will vão se encontrar (de um jeito bem inusitado diga-se de passagem) e desse encontro irá sair uma das melhores histórias que tive a oportunidade de acompanhar. 

Capa brasileira.
Terminei o livro com lágrimas nos olhos, não por ele ser triste - longe disso -, mas sim por toda a simplicidade e pelos personagens que estão presentes nas entrelinhas. Os assuntos abordados pelos autores são muito bem explorados, como por exemplo os problemas encontrados pelo público LGBT. Fora outros como os relacionamentos virtuais, pais ausentes, aceitação, etc. É um livro muito hilário e comovente, além de ser muito original. Ele quebrou meu coração em vários momentos e, em seguida, colocava-o no lugar com um enredo de tirar o fôlego. E isso aconteceu repetidas vezes. 

Não posso terminar de escrever isso sem falar na narrativa de David Levithan. Esse cara é genial e eu preciso muito ler os livros dele. Sério. Me diverti muito com o Will que ele construiu e confesso que fiquei em êxtase com os rumos que ele proporcionou para a história. 

Como li a versão norte americana, vi que a química entre os autores funcionou muito bem. Aqui no Brasil, a editora Galera Record ficou com os direitos autorais e já publicou o livro. Ele recebeu o título de Will & Will: um nome, um destino (o que só me lembra aqueles filmes de sessão da tarde) e está em fase de lançamento por aqui. Não sei como ficou a estrutura da narrativa, mas eu espero que tenham mantido a original. Sobre a capa brasileira só tenho uma coisa pra dizer: poderia ter ficado muito melhor. 

Nota: I appreciate you, Tiny Cooper. 

36 comentários:

  1. Não sabia que cada Will era escrito por um autor! :O Que legal isso!
    Já li'a culpa é das estrelas' e tenho vontade de ler as outras obras do autor. Não conheço o David Levithan, mas pelo que vc falou fiquei curiosa!
    Gosto de histórias simples, mas que toquem a gente de alguma forma sabe?! Então acho que vou gostar bastante do livro.
    Quero ler com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Antes do lançamento aqui no Brasil, li algumas notas sobre esse livro. Seus comentários felizes e fervorosos sobre a construção da história me deixou bastante animado para começar a leitura, porém ainda preciso conhecer o autor John Green pois ainda não tive oportunidade de ler nenhuma de suas obras. A temática parece ser boa e eu particularmente adoro junções de pontos de vista em capítulos variados nos livros. Adorei seu post e sua singela impressão de leitura. Abraços! http://defrentecomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Desde quando o livro apareceu nos EUA fiquei bem curiosa para lê-lo, principalmente porque leva o nome do John Green. Ele é incrível! Mas fiquei ainda mais empolgada ao descobrir que o David Levithan também não decepciona... Só pela sinopse, eu já achei a trama super interessante e, realmente, a expectativas estão bem altas. A resenha ficou incrível e me deu aquela vontade de ir logo comprar o meu exemplar haha Tenha uma ótima semana,
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do John Green ou do David Levithan, mas leio muitos elogios sobre eles por aí, o que me deixou com muita vontade de conferir essa mistura dos dois. Já estava bem curiosa para ler Will Grayson, Will Grayson, mas confesso que depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Parabéns, conseguiu me fazer subir esse livro algumas "linhas" na minha lista de "pra ler já!". Adorei a resenha!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    Já ouvi falar, mas não lembro muito se já li algo deles.
    Mas eu sou assim também, quando acaba o livro eu entro numa crise de abstinência ...rs Quero ler mais, e fico triste quando o livro termina. Quando ele é muito bom e o autor escreveu de um jeito que nos encantou, fica difícil você não sentir falta do livro..

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou com muuuuuita vontade de ler o livro a muito tempo já. Quando descobri que ele iria ser lançado no Brasil quase tive um troço porque John Green é excelente e eu tenho uma necessidade de ter os exemplares de livros que gosto muito e eu sei que vou amar o livro só que ele estava meio caro na Amazon, então esperei lançarem aqui e já comprei o meu. Não vejo a hora de lê-lo e estou morrendo de saudades do John desde que li A Culpa É das Estrelas.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Igor.

    Passei para retribuir sua visita ao meu blog e nem preciso dizer o quanto o seu é bacana!! Gostei demais e estou seguindo! *.*

    Este livro está sendo muito bem comentado... Vou ser obrigada a adicioná-lo à minha interminável lista de leitura!

    Abraços! Boas leituras e sucesso sempre com seu blog. Parabéns!

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Igor!

    Fico muito feliz que você tenha gostado do meu Blog e eu realmente adorei o seu!! Adoro saber que ainda tem pessoas que adoram ler e escrever as resenhas tão bem escritas como você fez!

    Não sei o que houve que lá no meu Blog, só apareceu pelo e-mail que você tinha comentado, no Blog mesmo não apareceu, ultimamente anda acontecendo isso, ainda não sei o porque... mas bom, adorei seu Blog e já estou seguindo!!

    Um grande beijo, Ana.

    roocksteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá vim retribuir sua visita no meu blog! O seu também é muito bacana, adorei saber sobre esse livro, parece ser muito bom mesmo. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mais agora fiquei curiosa para ler.

    Parabéns pelo blog!
    Beijos,
    Nayla Naomi.

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito legal. Gosto desses livros meio revolucionários que falam de assuntos que outros nunca disseram. Nunca ouvi falar de nenhum livro que tenha algum gay, esse parece bem interessante.
    Seguindo de volta já.
    the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu queria ler esse livro, mas o problema é o tempo. Eu ando muito ocupada ultimamente, tenho lido pouco.
    Ah, você é daqueles que chora quando uma coisa trágica acontece? HAHA
    Meu Deus, o último livro que eu li tinha uma parte emocionante, saiu uma lágrima do meu olho. hahahahaha

    xoxo
    http://www.florescerefotografar.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, fiquei super curiosa agora. Eu amo o John Green, mesmo só tendo lido A Culpa é das estrelas. Mas tenho planos para adquirir nossos livros dele. Mas fala sério, o cara é sensacional. *.*
    Depois de ler o que você escreveu fiquei com a curiosidade aguçada.

    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br :)

    ResponderExcluir
  13. Pra ser bem sincera eu não me interessei pelo livro e o pouco que eu li até agora de A Culpa é das Estrelas, não estou gostando. Mas como é relativo espero que ninguém venha com pedras pra cima de mim, rs. Mas quem sabe quando eu pegue outro livro pra ler a minha opinião sobre o autor mude? Nunca se sabe. Beijos, Rê.

    leiturasdeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lido a respeito desse livro antes de ser lançado aqui no Brasil e tinha ficado muito curiosa e com vontade de ler. Agora, então, estou louca para ler, parece ser muito bom!


    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?

    Obrigado por comentar e seguir o meu blog. Adorei receber a sua visita. Já estou seguindo o seu blog e estou achando um máximo ele. Sobre a sua resenha... Estou com uma vontade imensa de ler este livro agora. Já havia ouvido e fiquei curiosa,agora descubro que realmente a leitura é ótima, aumentando a minha vontade lê-lo. Beijos.

    alolatemumblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. E mais uma vez, dou de cara com esse livro... De fato preciso ler logo, só vejo ótimas recomendações sobre ele, sem contar que a história parece realmente muito interessante, fora a capa original que é divina e foi uma das coisas que mais me chamou a atenção nele!!! Não posso deixar de ressaltar que essa capa e título brasileiros deixaram muito a desejar... Não fossem as recomendações e a capa original, juro que não teria vontade nenhuma de ler... (Sim, julgo um livro pela capa... (Me julgue também :P))
    Adorei a resenha(?) e o blog em geral, está de parabéns!!!
    Abraço!!! :D

    entrelivroseafins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro me chamou a atenção ao mesmo tempo que não.
    Sei que quero lê-lo mas nao estou desesperada por isso.. Da pra entender?! rs
    Eu não cai de amores por A Culpa é da estrelas tambem, talvez esse seja o meu receio de ler outra coisa o Green, enfim. Mas a sua resenha me atraiu um pouco mais para o livro rsrs
    Eu gostei da capa =/ Achei simples porem bonita rs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  19. Igor, primeiramente obrigada por comentar e seguir o De Livro em Livro

    Sabe aquela sensação de peso na consciência por todo mundo falar de um autor e você se sentir super culpada por não ter lido absolutamente NADA dele?
    Então é assim que me sinto em relação ao John Green. Pelos blogs vi muita,muita resenha positiva de A Culpa é das Estrelas... Agora o Teorema de Katherine já tem criticas negativas e agora os Will's tem gerado uma divisão... Mas eu estou extremamente curiosa em relação aos 3 livros e nada e nem ninguém vai me fazer mudar de ideia em relação a lê-los. Quero tirar minhas conclusões,mas isso não me impede de 'curiar' as opiniões dos outros bloguistas.
    É legal saber que você curtiu tanto A Culpa quando Will e isso já me deixa mais animada... porque eu vou ler os 3 livros dele se tudo correr bem.
    Sobre o David Levithan, já ouvi falar muito dele,mas também não li nada. <3
    Contudo, com criticas positivas e negativas, vou ler os livros dele com moderação. Tipo claro que tenho expectativa, mas entro no 'jogo' sabendo que posso gostar ou não.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  20. Igor, muito obrigada pelo carinho lá no Livros e Piratas , sério muito obrigada, você é um fofo! E desculpe pela demora de vir aqui, estava com probleminhas técnicos!
    Ah meu Deus, quem é a pessoa que não ama a escrita do Joh, ele é maravilhoso! Quero tanto ler esse livro, quero ler Quem é você Alaska? São tantos. E assim como você, quado eu gosto de um autor eu vou correndo saber mais coisas sobre ele.
    Gente que resenha fantástica! Parabéns.
    Volte sempre que quiser lá no blog, viu?
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas .

    ResponderExcluir
  21. Ei Igor, tudo bem?

    compartilho com você a mesma questão sobre John Green. Li A Culpa é das Estrelas e fiquei maravilhada. Comprei Theorema logo depois, mas resolvi pisar no freio com a minha ansiedade e até hoje ainda não li esse livro. Sobre Will, tenho visto que as pessoas estão falando bem, fato que não aconteceu com Alasca que eu vejo a galera falando que decepcionou! To mais animadinha pra ler Will agora =P

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Esse é um livro, é um clássico daqueles, não sei se quero ler.
    Não sei se ele é bem meu "publicoa alvo" se eu me adaptaria a ele.
    Porém amei sua resenha.

    beijos
    Modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá :))
    Passando para retribuir a visita, volte sempre!
    Muito bacana aqui viu! Já estou curtindo e seguindo :)
    beijos, sucesso!
    ps: fiquei bastante curiosa pra ler o livro xD

    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Não gostei muito da capa, vou aguardar o lançamento!
    Adorei seu Blog já estou seguindo, obrigada por seguir o meu!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Estou me sentindo por fora por nunca ter lido nada do John Green. Você não tem noção do quanto quero ler, porque eu só li criticas positivas. Eu achei muito interessante a sinopse e adorei seus comentários sobre o livro. Só que ao contrário de você eu adorei a capa, muito mesmo. Ele é o lançamento do mês da Galera Record e estou lendo muitas coisas sobre ele por ai.
    Beijinhos e boa semana. ;*
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  26. O visual do blog tá mais bonitão e original ou é impressão minha? Hahaha.
    Juro que vou retornar com mais frequência!
    Sobre o livro, quem não quer ler uma história tão incomum, e ainda por cima de autoria do mestre (*bow*) John Green? <3
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  27. Não vejo a hora de receber esse livro, li uma parte em inglês e me apaixonei!
    John Green é vida õ/

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  28. Estou doida para ler Green (em especial A Culpa é das Estrelas). Mas voce tem rezão, expectativa é um bicho complicado. Mas esse livro parece muito interessante, e quando lançar BR (meu inglês é mais ou menos, não sei se consigo um livro todo) pretendo ler, adoro livros com história simples e ainda assim cativantes ^^

    Tem selo lá no blog para vc ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/2013/06/selos-liebster-awards-e-este-blog.html

    ResponderExcluir
  29. Esse livro que tá lançando agora tá dando o que falar, preciso ler. E pela sua resenha parece mesmo ser muito legal.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  30. Esse livro parece ser bom
    Tanto a resenha, quanto os comentarios estão falando super bem
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Tenho ouvido falar muito deste livro, mas ele tem a capa tão feia que não me interessa nem um pouco.
    Gostei da resenha, foi bem sucinta.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi,
    Depois da resenha fiquei com vontade de lê o livro e espero sinceramente que o texto em português seja tão emocionante quanto o que vc leu.
    Bjs!!
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nossa!
    Que resenha fantástica, carinha!
    Estou querendo bastante ler esse livro, mas uma coisa vai, outra vem, e fico adiando.
    Adoro a premissa dele, e depois dessa resenha, putz! auahuahuahua
    Amei mesmo!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi, eu também adorei seu blog! Estou te seguindo de volta e estarei aqui sempre, ok?

    Abraço!
    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Livro de John Green *-* quero muito ler esse livro mas ainda não encontrei pra comprar, manda um link online pois não achei no Sub... http://www.cegospelaverdade.com/

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia