Adeus, por enquanto - Laurie Frankel


Existem livros capazes de mudar pensamentos e sentimentos de um leitor. Adeus, por enquanto é uma dessas obras que tem esse poder. É aquele tipo de livro que, após o seu término, a leitura fica em sua mente por dias. Ainda estou em choque com todo o alvoroço que ele causou em mim. Inclusive, não dava quase nada por ele, mas (ainda bem, ainda bem) a narrativa de Laurie me prendeu de uma forma que acabou indo (e não tinha como não ir) para a lista dos prediletos.

O enredo da história é diferente de tudo que eu já tinha lido anteriormente. Na trama, Sam é um programador de um site de relacionamentos online, mas que, sarcasticamente, não possui uma companheira. Extremamente viciado em tecnologia, Sam desenvolve um perfeito programa que o leva diretamente para o amor de sua vida, Meredith. Rapidamente, os dois se conhecem e apaixonam-se um pelo outro, mas após o falecimento de sua avó, Meredith entra em uma depressão profunda. 

Para ajudar sua namorada, o programador resolve criar um algorítimo (perfeito, diga-se de passagem) que permite que Merde converse com sua querida avó. Através de uma projeção, ela consegue se comunicar com a morta por meio de conhecimentos prévios, emails e vídeos. Com o sucesso do programa, o casal decide fazer, do que seria apenas uma forma de dizer adeus, um negócio. Juntamente com Dash, primo da moça, a dupla começa a comercializar o algorítimo, que logo torna-se muito conhecido.  Financeiramente bem, felizes e altamente bem sucedidos, logo eles perceberão que a morte pode não ser um bom negócio. Afinal, o que aconteceria se um deles tivesse que tocar a empresa sozinho? Ou até mesmo se um tivesse que viver sem o outro?

Esse livro realmente me surpreendeu. A trama é muito bem escrita, atual e não é forçada. É aquele tipo de contexto que você fica se perguntando se realmente não existe. Confesso que, apesar das poucas 320 páginas, eu demorei um pouco para concluir a leitura. A forma com que Laurie Frankel, a autora, escreve é bem peculiar: ágil, irônica e muito tocante. A ideia do livro, porém, é completamente absurda. No entanto, é extremamente entendível. Falar sobre morte não é fácil. E se não for feito de maneira original pode fazer com que muitos leitores criem antipatia pela a obra.  

É claro que ao terminar a leitura fiquei me perguntando se esse algorítimo realmente não poderia ser usado. E pior: como eu me sentiria ao usá-lo. Imaginem só que loucura poder falar com alguém que morreu. É confuso, certo? Seria realmente confortável mexer com os sentimentos e lembranças das pessoas? Não sei. Mais uma vez, digo que a forma peculiar com que a autora descreve as cenas fez com que o livro me ganhasse completamente.

Os personagens são tão bem construídos que por muito tempo (tenho certeza) vou me lembrar de cada um. Como não sorrir com as sacadas de Desh? Não se emocionar com o relacionamento de Sam e Merde? Fora os outros personagens que, amavelmente, vão aparecendo nas entrelinhas da estória. Adeus, por enquanto é um romance que brinca com as lembranças e com esse ponto tão temido por todos: a morte. É um livro para aqueles que procuram uma trama emocionante, repleta de surpresas e muito bem desenvolvida.

Nota 1: Lágrimas são pouco pra definir o final desse livro. 
Nota 2: A partir de hoje, leio qualquer coisa de Lauriel Frankel. (Inclusive a lista de supermercado.) 

15 comentários:

  1. Que loucura mesmo a ideia desse livro!
    Eu já tinha lido a sinopse e achava a capa e o título muito bonitos, mas não imaginava que fosse tão diferente!
    Já estava interessada, agora então! Super curiosa pra ler!
    Adoro livros que emocionam e fazem refletir. Tá na listinha!

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente não acho que lucrar encima da morte seja algo legal...

    Letras & Versos

    ps.: obrigada por visitar o blog, é sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha.O livro parece ser bem legal,com a trama envolvente.
    Abraços,
    http://loucamenteleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estou simplesmente enlouquecendo porque não consigo comprar o livro logo pra ler. Já queria muito ler, agora então nem se fala. Espero não me decepcionar, já que estou esperando tanto.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Caramba, é um livro que só de ler sua resenha me deixou com muita vontade de ler o/, e me identifiquei um pouco com os personagens, não sou muito fã de romances, mais o livro parece que tem mais que isso, adorei o/
    acervo-de-livros.blogspot

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tirando pelo que o livro é totalmente emocionante.
    Adorei a ideia principal e imagino tudo isso misturado. Fiquei muito curiosa.
    Vou adicionar urgente na minha estante e comprar o mais rápido possível.

    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito bem desse livro. realmente deve ser ótimo, é um tipo de ideia bem diferente não é mesmo.
    É ótimo ler livros assim, que são capazes de nos mudar e de mexer com nossos sentimentos.
    abraços.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa Achei esse livro bem fictício, mas o romance em si até que chama a atenção.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal a sua descrição do livro Igor, parabéns pela resenha e deu vontade de ler o livro agora kkk'. Acabei de colocá-lo na lista dos desejados :)


    www.garotasliterais.com

    ResponderExcluir
  11. Já havia ouvido falar bem do livro, mas nenhuma resenha me interessou tanto quanto a sua. Foi para lista!

    É realmente legal quando um livro nos marca assim e nos faz ficar pensando sobre ele mesmo após seu fim, não são muitos que são capazes de tal coisa, mas são marcantes ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas também não me interessei muito..
    esse negocio de algorítimos e morte rsrs
    nao sei, acho que eu nao ia gostar muito rs

    mas sempre fico feliz quando alguém encontra um autor com o qual se identifica muito =)

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto divulgações do livro, mas a primeira vez que paro para ler uma resenha, e fiquei muito afim de ler o livro, parece ser um livro lindo e triste:\ mas ainda sim, o quero. Parabéns pela resenha, abraços :*

    http://olivrodehoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Igor!
    Adorei a resenha, você escreve mt bem. Esse livro tem um tema bem peculiar, e por isso me interessei por ele. Obra do destino: ganhei numa promo haha Agora depois da sua resenha posso ja ir adiantando ele na fila de leituras. Muito legal essa ideia de falar com quem ja morreu, eu tenho curiosidade de saber sobre isso, sempre pensei no assunto. Esse livro será lido ainda esse ano.
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. eu não chorei lendo esse livro. mas fiquei imensamente mal conforme o lia. a ideia de não haver uma transação entre o luto e a vida seguir adiante foi mórbido. falo isso por já ter vivenciado isso mais de uma vez na minha vida e, sério, a coisa toda foi muito doentia. eu sei que é terrível ver as pessoas que você ama indo embora, mas não dá simplesmente pra criar um chat com essas messmas pessoas, em um mundo totalmente alheio ao real. Escapar da morte o ser humano sempre se preocupou em conseguir tal feito, mas não dá. sério, terminei o livro me sentindo muito mal. acho que não quero mais ler nada que venha dessa autora. ao menos, não por enquanto

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia