Resenha: Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins


TítuloLola e o Garoto da Casa ao Lado
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.

Sinopse retirada do Skoob


São vários pontos que contribuem para que um livro obtenha sucesso. O mais importante, em minha opinião, é a maneira com que o autor propõe a sua narrativa. Isso depende, é claro, da forma com que ele conduzirá toda a trama. Lola e o Garoto da Casa ao Lado é um exemplo perfeito de um sucesso literário. Escrito por Stephanie Perkins, autora de Anna e o Beijo Francês, o livro tem uma pegada leve e descontraída que faz com que o leitor fique preso até as últimas páginas.

Lola Nola é uma garota nada convencional. Usar perucas e trajes completamente diferentes é o seu hobby. Filha de um casal gay e namorada de um roqueiro um pouco mais velho, ela possui todas as características que uma jovem, em seus 17 anos, poderia ter. Por acreditar que a vida é curta, a menina tenta aproveitá-la ao máximo. Não esquecendo, obviamente, de suas perucas, figurinos e do brilho que somente ela poderia ter.

Tudo em sua vida poderia ser mais fácil se seus pais aceitassem Max, o namorado. No entanto, a realidade é totalmente diferente do que Lola deseja.  Apesar das dificuldades com os pais, ela tenta levar seu namoro numa boa. O problema é que a vida sempre arruma um jeito para bagunçar o que já está bagunçado. Quando a família Bell volta para a antiga casa, Lola ver-se em um mar de problemas, pois ao ver Cricket Bell, um rapaz que marcara sua adolescência, o seu passado faz questão de voltar com tudo em sua mente para lembrá-la que o jovem já fora o amor de sua vida.

Não tem como não comparar esse livro com o maior sucesso da autora: Anna e o Beijo Francês arrancou suspiros e risos de vários leitores pelo mundo. É exatamente por isso que a expectativa sobre Lola e o Garoto da Casa ao Lado era tão grande. Stephanie Perkins continuou fazendo o que melhor sabe fazer: escrever histórias teens. O que marca esse livro é justamente a evolução da escrita da autora. Achei o livro muito bom e posso dizer que a experiência foi até melhor comparada com a anterior. Em vários trechos da trama, Anna e St. Clair aparecem dando uma ideia do que estava acontecendo em suas vidas. É bom deixar claro que em nenhum momento eles se tornam a parte principal do romance.

Os personagens são bem construídos e dão a sensação perfeita de realismo. O romance, apesar de clichê, foi muito bem elaborado. Ao longo da narrativa, vários assuntos são propostos, como por exemplo, a própria relação homoafetiva dos pais de Lola. No geral, a leitura conseguiu superar minhas expectativas, pois ao final do livro fiquei com aquela velha e boa sensação de quero mais. Livro muito recomendado!  

4 comentários:

  1. Oi querido! Esse é um livro que não pretendo demorar muito para ler!
    É bom ver que ele não te decepcionou e que é tão gostoso de ser lido quanto Anna e o Beijo Francês!
    Semana que vem eu volto com minha coluna, tá? Estava esperando as festas passarem pra conseguir me colocar em ordem :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não pude ler esse livro, mas parece ser uma fofura! Adorei a resenha. Beijinhos, StarGIrlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sou louca para ler esse livro, ainda mais depois de tudo o que falaram sobre Ana e o Beijos francês! Adorei saber que o livro não decepcionou e que é tão bom quanto o anterior da autora. Não vejo a hora de poder lê-lo. Ótima resenha!

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou doido pra ler esse livro e me falaram que é ótimo. Espero que der para ler ainda esse ano.
    http://marcadoresdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia