Resenha: Do seu lado - Fernanda Saads


Título: Do seu lado
Autor: Fernanda Saads
Editora: Novo Conceito
Páginas: 317
Sinopse: Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.
Sinopse retirada do Skoob

Existem diferentes formas de um livro chamar a sua atenção: capa bonita, sinopse instigante e até mesmo comentários legais (ou não) sobre ele. Pois bem, Do seu lado chamou minha atenção após várias citações de blogueiros nas retrospectivas literárias que vi e li. Depois de escutar tanta coisa legal, decidi lê-lo. O problema é que até agora não sei por qual motivo a história agradou tanta gente.

Sarah é uma arquiteta nenhum pouco convencional. Trabalha em uma empresa bastante reconhecida no mercado com seu amigo Igor. Desde a faculdade, lugar onde se conheceram, eles vivem grudados. Cumplicidade, brincadeiras, risos, filmes e séries são elementos que não faltam na amizade dos dois. Porém, esse relacionamento entra em contradição quando Bruno, o antigo namorado de Sarah, volta repentinamente para a vida deles. 

Se a história é clichê? Não tem como negar. Entretanto, não tem como não perceber a maneira com que Fernanda Saads propõe sua narrativa. De maneira dosada, ela vai colocando os elementos principais para que tudo saia como o esperado. 

O livro poderia facilmente ter me agradado se não fosse inúmeras atitudes dos personagens. Penso que a forma com que eles foram construídos, principalmente a protagonista, não foi condizente ao que era proposto.  Por exemplo: Como uma arquiteta com mais de vinte anos, toma atitudes de garotas na pré-adolescência? Enquanto lia, fiquei com vontade de entrar na história e abrir os olhos da arquiteta. A autora quis deixar Sarah e Igor extremamente meigos. Não entra na minha cabeça que adultos sejam dessa forma. Não estou dizendo que eles não podem ter seus momentos meigos, mas toda hora? Comigo não funciona!

Enquanto os protagonistas me deixavam com raiva com algumas atitudes, o antagonista da história conseguiu ser construído de maneira ideal. O que confirma isso são os diálogos em que ele aparece. Só não gostei do final, pois (Sinceramente? Não consigo entender!!) a autora não deu um desfecho digno para o personagem.

No geral, acabei me decepcionando. Acredito que criei muita expectativa e, infelizmente, elas não foram superadas. A história é leve e deve ser lida por leitores que querem fugir de leituras densas. Finalizo essa resenha dizendo que não levem em conta apenas a minha opinião, afinal muitas pessoas amaram o livro. 

14 comentários:

  1. Oie!
    Nossa, que pena! Estou com este livro aqui para ler, mas li diversas resenhas parecida com a sua.
    Quando criamos muita expectativas podemos nos decepcionar...

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor!
    Que pena que você não curtiu! De fato muitas pessoas adoraram e espero estar entre eles, porque estou bem curiosa pra fazer essa leitura.
    É ruim mesmo quando achamos os protagonistas incompatíveis.
    Beijão!
    P.S: Como você se sentiu lendo uma história cujo personagem tem o mesmo nome que o seu? Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Que pena, também. Eu tenho curiosidade sobre esse livro mais quanto o que irei achar do que pela história como era no começo. É que eu realmente fiquei decepcionada com a Laura Lucy da autora.
    A escrita dela não é ruim, mas não achei que ela soube conduzir bema história e poluiu sua escrita com o excesso de influências.


    Preciso ler e descobrir

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Igor!
    Que pena que não gostou... Eu gostei desse livro. Apesar da protagonista ser bem chata mesmo, bom, a história tinha que partir de algum lugar, né? rs A Sarah era meio infantil mesmo, mas depois de um tempo não me aborreci tanto pois a leitura estava sendo muito rápida e gotosa. Acho que o problema maior foi a sua expectativa muito alta... eu li sem esperar muita coisa e então gostei.

    PS: achei o final (depois da parte das canetas) muito sem graça... poderia ter sido ignorado :3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, olá! Primeiramente gostaria de dizer que mesmo depois de ler a sua resenha eu tenho vontade de ler o livro, talvez eu me decepcione como você mas mesmo assim quero tentar.

    Creio que a narrativa da Fê seja bacana, é o tipo de livro que eu gosto de ler mesmo sendo clichê. Preciso de um livro assim para sair um pouco da densidade de alguns autores, espero no entanto que ele me agrade.

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que não gostou do livro!
    Eu estou bem afim de lê-lo, acho a capa super linda e a história parecer ser legal, até porque adoro ler histórias levianas :)
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Desde que li as primeiras resenhas sobre o livro estive ciente de que é uma obra bem clichê, mais voltada ao público jovem e com algumas falhas. Entretanto, ainda tenho vontade de ler. Simplesmente por ser uma história leve e romântica.
    Pena que os personagens não sejam tão condizentes com a realidade. Realmente, adultos não são assim (ou não deveriam ser assim, né?).
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Igor.
    Esse livro nunca me atraiu, nem pela capa nem pela sinopse, mas como li várias resenhas sobre ele e a maioria positiva, é claro que fiquei bem curiosa, e claro tenho vontade de ler mesmo que me decepcione assim como você.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Já li muitas resenhas disse que o livro é "sem sal", mas acho que isso vai do ponto de vista de quem lê. Acredito que seja o tipo de leitura que me agradaria, então vou dar uma chance para este livro e vou ler.

    ResponderExcluir
  10. É uma pena que o livro, que parece ser tão promissor, acabe decepcionando muita gente. Por outro lado ainda existem muitas pessoas que gostaram dele, o que me deixa sem saber que tipo de opinião dar... Já li várias resenhas e mesmo assim ainda acho que não vou tirar ele da minha wishlist, pois quero tirar minhas próprias conclusões

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei sua resenha bombástica ! kkkk, esse negócio de que os personagens fazem umas coisas bem estúpidas pra chamar atenção do leitor não é novidade nas minhas leituras, provo isso com Belo Desastre: Abby e Travis só fazem burradas desnecessárias para no fim ficarem juntos. Mas eu sempre acabo gostando desses livros. Já vi algumas resenhas positivas com o livro, então acho que vou ariscar ;P

    ResponderExcluir
  12. Então Igor, ja ouvi falar muito bem do livro, e realmente a sinopse é chamativa e bacana!
    Enfim, pelo visto, não chega a ser completamente bom pelas atitudes da protagonista, mais me parece um bom livro para ler por diversão e passar o tempo...

    Abraços, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Nunca é legal colocar muitas expectativas em cima de um livro, às vezes eu também acabo me decepcionando por isso! :/
    Tenho certeza que deve ser uma leitura agradável apesar da personagem! rsrs
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler e torcendo muito para ganhar o livro na promoção !!! Adorei a resenha

    beijinhos

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia