Resenha: P.S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern


Título: P.S Eu Te Amo 
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 370
Sinopse: Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

Sinopse retirada do Skoob



Por ter um filme baseado no livro, P.S. Eu Te Amo é uma obra literária bastante conhecida, mas que apesar de todo esse falatório, eu nunca tive a vontade e/ou curiosidade de ler a história e de ver a adaptação cinematográfica. Peguei o livro pra ler e, infelizmente, não foi a leitura mais agradável que tive. Por alguns motivos, acabei não gostando muito do livro. No entanto, enquanto tirava minhas próprias conclusões, ficou claro como a autora é boa no quesito narração.

Provavelmente você já deve saber o qual é o elemento surpresa da história. E se não sabe, lá vai: Gerry, o marido de Holly, morre e deixa uma carta com dez bilhetes para o amor de sua vida. Nelas, ele deixou algumas dicas para que Holly superasse e, ao mesmo tempo, convivesse com a sua morte. Ela, é claro, a cada mês vai abrindo um bilhete e, assim, vai descobrindo o que seu falecido marido quer dizer.

Se eu esperava mais do livro? Evidentemente que sim. O problema dessa história, em minha opinião, é a superficialidade que está presente nas entrelinhas. Eu realmente gostaria de ter conhecido um pouco mais sobre a vida de Gerry e até mesmo saber um pouco mais da relação entre o casal. Não é que isso não esteja presente, mas como falei: está de maneira muito superficial. Infelizmente, a autora não conseguiu me convencer, pois além de ter construído uma protagonista um tanto egoísta, a forma como ela conduziu (mesmo escrevendo de maneira bem satisfatória a estrutura de seu texto) tudo foi bastante chata. Em vários momentos percebi o quanto ela fazia questão de dizer que Holly estava triste. Mas sabe quando isso não convence de jeito nenhum devido a maneira com que o texto é construído? Pois bem. Senti muita falta da ação, de um clímax mais significativo e de personagens que me prendessem ao longo do que era sugerido.
 
Compreendo que cada um tem o seu jeito de se envolver com uma história, mas eu não consegui enxergar ou perceber aqueles momentos de tristeza que fez muito leitor chorar.  Sem contar na quantidade de páginas, que vamos combinar, é mais que exagero para uma história que poderia facilmente ter sido escrita em poucas.

No geral, fiquei triste, pois esperava um pouco mais desse livro. Como um bom leitor de romances, achei tudo muito largado e sem a profundidade prometida na sinopse e nos comentários que andei lendo por aí.  Só peço a você que leu essa resenha que não foque em apenas uma opinião, afinal, várias outras pessoas amam essa trama e não é a toa que esse livro seja um Best Seller do New York Times.   ;)  


21 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler P. S. Eu Te Amo e espero não me decepcionar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que pena que vc não gostou. Apesar do fato de eu também ter querido ver na história algo a mais do Gerry, falando do relacionamento de ambos mais afundo e tudo mais, eu acabei amando o livro. Não vi o filme ainda, e pra falar a verdade nem sabia da existencia de ambos até o livro ser relançado. Adorei os personagens, em minha opinião foram bem construídos e amei cada característica dos mesmos. Eu realmente gostei de P.S. Eu Te amo, coisa vc vai ver em A Vez da Minha Vida, talvez vc goste dele, mas eu não gostei tanto e em certos pontos achei a história totalmente supérflua.

    Segredos Que Ferem
    Literatura de Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Oi, Igor.

    Eu assisti ao filme faz um tempinho e agora estou super desanimada para ler o livro. Não gostei da história e, assim como você, não consegui sentir AQUELA emoção, sabe? Acho que o personagem mais forte é mesmo o Gerry e... Enfim, não gostei do filme "P.S. Eu Te Amo" e não estou a fim de lê-lo.

    P.S. Você me enviou um e-mail no dia 08.10.12, informando que fui a ganhadora da promoção "Cuco", mas ainda não o recebi. Eu te enviei um e-mail perguntando, pois tive receio acerca dos Correios, mas você não me respondeu, então fiquei preocupada que você não tivesse visto os meus dois e-mails... Será que você poderia me responder só pra eu saber o que houve?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. Ιf some onе wishes еxpеrt viеω regarding blogging аnԁ site-buіlding then i
    suggest him/her to pay a νisit this wеbpаge, Keep up the faѕtidious woгk.



    http://ovіcentгe.οrg/what-is-the-best-dump-tгucκ-for-yοur-businesshtml
    Visit my web blog used boom trucks

    ResponderExcluir
  5. Se compararmos o livro x filme vamos sentir bastante diferença. Já li algumas resenhas que falam sobre isso e a primeira que comenta não ter gostado muito, que li, foi a sua, mas opinião não se discute. Esdpero gostar já que aprecio um bom romance.


    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Espero que sim. Fiz um meme sobre incentivo à leitura e seu blog foi um dos meus indicados. Dá uma olhadinha lá tá, por favor :) Desde já agradeço! Beijos http://vivonasuaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O filme é legalzinho, mas como sempre, eu posso apostar que o livro é bem melhor.

    ResponderExcluir
  8. O que mais gostei foi da sua sinceridade. Por mais que "quase todo mundo" goste do livro, ninguém é obrigado a fingir que curtiu.
    Eu ainda tenho grandes expectativas com a leitura da obra. Não espero muito romance, espero mais uma história de superação do luto e da dor e um crescimento pessoal. Espero que a personagem comece a ver a vida de outro jeito, valorizar o que ainda tem, essas coisas.
    Por isto, acho que não vou me desapontar. Assim espero!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que vou chorar quando ler esse livro, por isso que ainda não o li, e menos ainda vi o filme adaptado...Mas a curiosidade está crescendo e vou lê-lo =P

    Vc comentou de superficialidade no livro, sinto isso mto nos chick-lit e gêneros próximos então não me surpreendo com esse aspecto do livro.

    Boa Resenha

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  10. Além de conter uma história linda, esse livro é divertido!
    Eu me via rindo sozinha quando estava lendo-o.
    E infelizmente, li emprestado (e quase roubei!) pqe não o tenho ainda.
    Eu gostava do filme até ler ><'
    Depois de assistir o filme de novo, deu raiva dos personagens que não tem e as distorções na história :s
    Mas é um dos favoritos, com certeza :D

    ResponderExcluir
  11. Oi querido!
    Uma pena que o livro não tenha te cativado. Eu acho maravilhoso!
    Adoro todos os conflitos familiares, adoro, até mesmo, esse egoísmo da Holly, porque fica nítido que as atitudes dela estão conectadas ao sofrimento dela.
    Enfim, eu realmente amo o livro, mas entendo que ele possa não ter funcionado pra você :)
    Acho, até, curioso como uma leitura pode ser tão diferente pra duas pessoas, tive uma experiência totalmente oposta a sua!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Não li o livro e nem assisti ao filme, mas já li várias resenhas sobre o livro e a maioria era positiva. Vou ler ele o mais rápido possível. Pena que você não gostou muito, espero que encontre um livro que te agrade para compensar.

    Beijos, Paati'

    Blog Resenhando
    http://livros-resenhados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa a capa é linda,fiquei sabendo que o filme n tem nada a ver com o livro.Gosto muito de romance mas fiquei triste sabendo que n tem muito clímax,adoro isto.Não é só vc que falou que esperava mais,muita gente,mas é bom arriscar a ler e ver oq é bom,tb cho que poderia falar mais do marido de Holly!
    10 RESENHA

    ResponderExcluir
  14. Estou triste que você não tenha gostado do livro. Eu tenho expectativas altissimas para esse livro, pois o filme é maravilhoso. Adorei a resenha, você foi bastante sincero e eu aprecio muito isso, pois eu vejo muitos blogs fazendo resenhas apenas para agradar autores e editoras.

    ResponderExcluir
  15. A capa é linda, em primeiro lugar, apesar de ser a segunda versão. Adorei sua resenha, acho que voce demonstrou sinceridade, mas ainda ressaltando o livro verdadeiramente.
    Fiquei meio surpresa por você tê-lo achado superficial, foi a primeira pessoa que vi ter uma crítica assim para esse livro. Ainda gostei, já que alguém diferente sempre é bom. haha
    Beijos,
    Gabrieli Prates - Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  16. Já li várias resenhas sobre este livro e sempre vejo ótimas críticas em relação a, não somente à história mas também à autora. Gosto de um romance mesclado com drama e uma pitada de humor. É de cortar o coração ao imaginar Gerry escrevendo os bilhetes e imagina a Holly então, coitada. Tenho certeza de que chorarei muito ao ler esse livro kkk

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  17. A sua resenha é a primeira que leio que não faz milhares de elogios ao livro. Quero muito ler ele pois já assisti o filme e apesar de não achar ele maravilhoso gostei da história e acho que o livro será mais interessante.

    ResponderExcluir
  18. Igor, como disse no comentário de "A vez da minha vida", não li "p.s: eu te amo", mas algo me diz que não seria um livro que eu gostaria de ler. A história em si é melosa demais, mas não sei se, quanto escrita, consegue ser mesmo romântica e tocante quanto promete ser. Enfim... será que parece meio com a leitura dos livros do Nicholas Sparks, que são puro mel e muito irreais? hahahaha

    Gostei da sua resenha, foi bem sincera. Só presta assim. ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas me acabei de chorar com o filme! Já ouvi falar que o final do livro é ligeiramente diferente do final do filme, o que me deixou muito curiosa...
    Fiquei um pouco desmotivada para ler depois da sua resenha, a primeira que destaca pontos negativos da estória. Mas obrigada pela sinceridade, precisamos de mais pessoas como vc nesse mundo literário.. =D

    ResponderExcluir
  20. poxa que pena que você não gostou, lendo sua resenha desanimei um pouco em ler mas como não somos iguais nossa opiniões podem ser diferentes então quando eu tiver oportunidade eu lerei o livro ^^
    Raphael - Insônia Literária

    ResponderExcluir
  21. Very deѕcriрtiνe artіcle, І loved thаt a lοt.

    Willl there be а pzrt 2?

    Also νіsit mу homeρage North Carolina Auto Insurance Laws

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia