Resenha: Um romântico incorrigível - Devan Shiper


Título: Um romântico incorrigível
Autor: Devan Shiper
Editora: Verus
Páginas: 252
Sinopse: Ele é um romântico incorrigível e também profissional, pois escreve uma coluna sobre casamentos para um importante jornal, cobrindo festas espetaculares de costa a costa do país. Mas há uma linha tênue entre ser um repórter bem-sucedido com uma matéria para escrever e ser um cara sozinho num sábado à noite, no casamento de um desconhecido. Tudo muda na primeira noite do ano, quando Gavin conhece Melinda, uma jornalista de viagens com um espírito aventureiro. Mas Melinda vai embora e parece ter desaparecido sem deixar rastros.Gavin inicia então uma jornada por Nova York em busca dessa intrigante mulher. E aprende que há algo pior do que perdê-la: ter que escrever um artigo sobre o casamento dela. 


Sinopse retirada do Skoob

Um romântico incorrigível é um romance divertidíssimo e extremamente delicioso de ser lido. Desde que vi a capa, fiquei louco por ele. Não tem como olhar para ela e não ficar vontade de ter o livro na estante. Não procurei saber exatamente nada sobre a história, autor ou a premissa do livro. Entrei sem nenhuma expectativa ou ansiedade na leitura. Resultado? Esse foi um dos romances mais inteligentes e legais que li durante esse ano.  

Gavin Greene é um jornalista bastante conhecido – principalmente por noivas – que trabalha em um dos jornais mais requisitados e importantes de Nova Iorque. No The Paper, seu local de trabalho, ele é responsável por uma coluna onde conta histórias sobre casamentos. No auge de seus trinta e oito anos, Gavin está solteiro e desesperado para encontrar a sua alma gêmea. Por passar tanto tempo escutando casais apaixonados e histórias de amor um tanto inusitadas, a cobrança de ter um relacionamento estável acaba aumentando significavelmente em sua vida.

O repórter é bastante romântico e quando se trata de namoro, tradicionalismo e conservadorismo são tópicos que não faltam quando o tema é abordado. Pode soar até estranho pensar em um homem, quase “quarentão”, agindo desse jeito, mas a verdade é que a ideia do livro é justamente desmistificar a conversa que todo homem pensa e age da mesma forma. Em minha opinião, esse foi um ponto de grande relevância em todo o livro.  De maneira acertável, Devan Shiper, o autor, conduziu e construiu o protagonista de uma forma muito satisfatória e condizente com tudo que era proposto ao leitor. 

Por ser um chick-lit, mesmo escrito por um homem, a estrutura da narrativa não foge do padrão.  A história do livro se desenvolve após Gavin ir até uma festa de Ano Novo junto de Hope, sua melhor amiga, e conhecer Melinda. Depois de uma rápida conversa ele acaba percebendo que a garota tinha tudo aquilo que ele procurava em uma mulher. É claro que por ser um romance (e ainda por cima um chick-lit) é de se esperar que eles não ficassem juntos logo de primeira. Melinda acaba indo embora deixando o jornalista sem nenhuma referência de como encontrá-la e ele acaba esquecendo-se de pegar o número dela. Extremamente apaixonado, o cara usara vários artifícios para encontrar a metade de sua laranja, mas infelizmente sem sucesso. Após várias frustrações em busca de seu amor, ele acaba tentando esquecer-se de tudo isso. A verdade é que o destino de Gavin irá surpreendê-lo de uma forma inimaginável. Afinal, como ele mesmo consegue notar em suas entrevistas com os casais, nem todo encontro (nesse caso reencontro) é fácil.

Com personagens típicos desse gênero literário, a história fica ainda mais divertida. O autor soube construir cada um e colocar papéis fundamentais neles. Sou fã de personagens coadjuvantes e em Um romântico incorrigível consegui amá-los ainda mais. É claro que o livro é clichê, que tem aquela velha fórmula pronta, mas diferente de vários outros existentes, a narrativa consegue prender o leitor até o fim. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Portanto, é de se esperar após tantos elogios que o livro tenta virado um dos meus prediletos. Leitura mais que recomendada! 





16 comentários:

  1. Oi querido!
    Adoro quando um chick-lit agrada tanto um garoto, já que esses livros normalmente são voltados pras mulheres.
    Também, acho muito legal quando me deparo com um escrito e protagonizado por um homem!
    É ótimo ver que a narrativa prende desde o início e que a leitura é gostosa de ser feita. Quero ler!
    Essa capa é linda mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. "#xatiada" com essa resenha. ashuhausha
    não vou procurar saber muito sobre o livro pois quero MUITO que seja uma boa leitura pra mim também, sabe? Essa capa, omg, tão perfeita! E eu adoro chick-lits...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem fofo... Fofo ao extremo.
    Fiquei super curiosa para ler esse livro por mais que ele seja de romance e eu leio pouco sobre esse tema.

    Vou fazer que nem voce Igor, vou me jogar de corpo, alma, cabeça e coração.

    Beijos e abraços (que por acaso são invisiveis)
    Larissa

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse livro na rodoviária e na hora fiquei louca por ele,sabia que ia gostar e sua resenha me provou isso... preciso desse livro!!

    e para ele ser seu favorito,você também deve um Romântico Incorrigível,acertei???

    Amei a resenha...

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Que demais, adorei a resenha e curti muito a história do livro.
    Bem legal vermos um chick-lit do ponto de vista romântico masculino.
    Parabéns, uma ótima resenha ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu tinha lido sobre esse livro, e claro que fiquei louca por ele, pois adoro esse tipo de romance, divertido e leve, mas o que mais me chamou atenção nele foi que o protagonista é do sexo masculino, e achando que vai ser bem legal ler tudo pelo ponto de vista de um homem, principalmente pra mim que sempre leio livros pelos ponto de vista feminino. Uma coisa que sua resenha me chamou atenção, foi a coisa dos personagens coadjuvante, o que também adoro e pelo que vc descreveu eu vou amar nesse livro...

    ResponderExcluir
  7. Heeey!! :)
    Quando li o título, Um romântico incorrigível, pensei que o livro não deveria ser muito bom. Mas li a sinopse e resenha e o queixo caiu. Me apaixonei pela história e, pelo que li, tenho certeza que vão existir partes fofas e românticas e partes tristes, em que até nós ficaremos indecisos.
    Mil beijos, Ju. ;)

    ResponderExcluir
  8. Realmente a capa é de chamar a atenção. Logo que a vê já se quer logo saber do que se trata. Sua resenha me fez ver que é uma busca pelo amor mas do ponto de vista de um homem, a narrativa é masculina e também o é o protagonista. São pouquíssimos os livros que tem esse tipo de enredo. Sua resenha está ótima. parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Você amou mesmo o livro, hem?
    Confesso que não sou de ler chick-lit's; confesso que costumo não dar chance a esse tipo de leitura (preconceito mesmo, sabe?).
    Talvez eu dê uma chance ao gênero com esse livro simplesmente por ter sido escrito por um homem! kkkkk Vamos ver se dá certo!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parace ser legal, as resenhas dele são boas e me deixam a atraído. É uma leitura que até o momento parece não ser o tipo de genero que eu goste, mas estou interessado em ler! Valei a dica!

    ResponderExcluir
  11. A resenha ficou ótima, Igor. Chick-Lit não é o meu forte, mas, pelo fato de o protagonista ser homem e de eu nunca ter lido algo assim, este despertou meu interesse. Sem contar que a capa é um espetáculo.
    "Valeu a dica!" +1. :P

    ResponderExcluir
  12. O título e a capa já me chamaram a atenção de cara, agora lendo a resenha eu me apaixonei! Preciso urgentemente comprar esse livro. Adorei a resenha, outro livro que entrou pra minha lista.

    Beijos, Paati'

    Blog Resenhando
    http://livros-resenhados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoooooooooooro essa capa! Todas as resenhas que leio são tão positivas, acho que vou dar uma chance! ♥

    ResponderExcluir
  14. Essa capa também tinha me chamado a atenção e, como você, nunca tinha lido nada sobre ele até agora. Não é muito comum chick-lit com protagonistas masculinos, isso me chamou a atenção.
    Quero ler.

    Gostei muito da tua resenha.

    Abraços,

    Breno Rodrigues
    Livretando

    ResponderExcluir
  15. Para quem gosta de romantismo este é o livro ideal ! mto fofo ..

    ResponderExcluir
  16. Típico livro inspiração de comédias romântica americanas, para assistir em um domingo a tarde com as amigas ou num dia dos namorados num cinema. E cá entre nós, é MARAVILHOSO! rs

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia