Resenha Premiada: O Começo do Adeus - Anne Tyler


Título: O Começo do Adeus
Autor: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208
Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.


Sinopse retirada do Skoob

Antes de qualquer coisa, quero dizer que mundo literário é tão legal e fascinante justamente por todas as opiniões diferentes que um livro pode ter. Enquanto navegava por alguns blogs, dei de cara com algumas resenhas de O Começo do Adeus. A maioria falando coisas ótimas sobre o livro. Fiquei curioso e decidi lê-lo. Apesar de já visto uma ou duas outras obras da autora, eu nunca tive vontade de ler algo dela. A verdade é que as sinopses de Anne Tyler não me agradam e as capas originais menos ainda. A proposta do livro – pela sinopse – é de um “romance sábio, assustador e profundamente tocante”, o problema é que não achei (ou percebi) nenhum desses elementos descritos durante a minha leitura.

O protagonista da história é Aaron, um homem de 36 anos que sofre desde sua infância com uma deficiência locomotora no lado direito de seu corpo. Editor de uma editora pertencente à sua família, ele mantinha uma relação com Dorothy, uma médica que não media esforços quando o assunto é a sua profissão. A vida era tão comum quanto à de qualquer outro casal, porém tudo mudou quando uma árvore caiu em cima da casa deles e acabou não só a destruindo, mas também levando consigo a vida de Dorothy.

Sem sua mulher, Aaron passa por momentos dificílimos, uma vez que a dor de perder o amor de sua vida é tão insuportável que chegara a paralisa-lo socialmente por vários momentos. É claro que os vizinhos tentaram ajudá-lo, com comidas e alguns favores, mas o sentimento de perda era tão que grande que acaba irritando-o em diversas ocasiões. Talvez o clímax da narrativa seja justamente quando, de uma hora pra outra, Dorothy volta sem nenhuma explicação. Aaron, completamente confuso, acaba tentando descobrir por qual motivo ela teria voltado e, dessa forma, coloca em uma balança os seus sentimentos em relação à falecida esposa. 

Toda a história é narrada em primeira pessoa e vai tendo seu tempo alternado entre o presente e o passado. Sem dúvidas a leitura ocorre de maneira simples e bastante fluida, deixando vários elementos reflexivos entre os parágrafos. Infelizmente, não foi algo que me agradou. Acho que foi mais a questão do feeling que tive enquanto o lia. Como falei logo no inicio da resenha, muita gente achou o texto escrito por Anne Tyler é extremamente bem desenvolvido. Mas é aquela coisa: para mim não passou de mais uma leitura simples e sem grandes emoções.


Por perceber que esse livro tem tido várias opiniões controvérsias entre os leitores, decidi trazer uma promoção dele para que outras pessoas tenham a oportunidade de lê-lo e, assim, tirar suas próprias conclusões. Quer levar um exemplar para casa? Bem simples: 

Antes de tudo você deve seguir publicamente o blog pelo GFC. É só Clicar em "Participar deste site" e fique feliz, pois você já estará cumprindo a principal regra da promoção. Feito isso é só preencher corretamente o formulário a seguir: 


Fique ligado nessas informações: 
* A promoção começa hoje dia 26/10 e vai até o dia 13/11. 
* O vencedor da promoção terá 48 horas para responder o email a partir do envio. 
 O blog terá até 60 dias para realizar o envio do prêmio ao vencedor.   


17 comentários:

  1. Quando li ele também achava que seria uma história arrebatadora e inesquescível. Esses comentários na orelha foram muuito afoitos e insossos, nenhum conduzia com a história. Resultado é que acabei dando 2 estrelas pra ele!

    ResponderExcluir
  2. Já li algumas resenhas desse livro na blogosfera, e vi muitas resenhas positivas sobre ele, mas sei la, ainda não confio...
    Como vc disse, não tem grandes emoções, quando olho para ele penso isso mesmo KKKK
    Mas darei uma chance, vai que eu gosto, né? ^^

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Igor!
    Então... acho que você não andou lendo as mesmas resenhas que eu. rs Li algumas e exceto uma não foi negativa. Ressaltaram o mesmo que você: que não conseguiram se emocionar nem prender ao livro.

    Bom, já o tenho e vou começar a ler sem expectativas, então creio que isso vai me ajudar a gostar, pelo menos um pouco, da história, quem sabe. ^_^

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi querido!
    Não li o livro, mas tenho a impressão de que ele seria pra mim assim também, sem despertar grandes emoções. Não sei por quê.
    Ele não me chama muito a atenção =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já li muitas resenhas desse livro dizendo que ele é simples demais, não passa muitas emoções e você não se conecta muito com a história.
    E a capa não me faz muito sentido, já que o personagem principal é um homem, e não uma mulher... Mas sei lá, pode ser que a mulher da capa represente a Dorothy, né? Pra mim, é só lendo pra descobrir! ;)
    Mesmo assim ainda estou curiosa e continuo querendo ler o livro, porque a sinopse me agradou desde o início e quero tirar minhas próprias conclusões sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bem tristes, aquele que voce chora baldes de lagrimas. Fiquei meio que curiosa com a historia, por que eu nao tenho costume de ler livros desses generos.

    Participando e esse é o meu comentario, um comentario bem simples mais é o que tem pra hoje...

    Beijos e abraços
    Larissa

    ResponderExcluir
  7. Eu vi uma resenha em vídeo, uma negativa, sobre esse vídeo. Disse que a capa não tem nada a ver com a história, que a mulher caracterizada na história não é igual a da capa... Isso é verdade?
    Necessariamente, a história em si parece ser triste e confusa, em relação a Dorothy voltar sem nenhuma explicação! Isso é muito confuso, como assim ela voltou? Ela morreu junto com sua casa! Só lendo pra saber mesmo viu...

    Beatriz Aline
    @Simeusouleitora
    http://simeusouleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. amo livros em primeira pessoa, acho que conseguimos sentir muito mais a emocao do personagem. nas resenhas que li nao gostei muito, mas depois da sua me empolguei, vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Bom eu também não gosto mito de feeling mas com o tempo aprendi a lidar e gostar,agora estou conseguindo me agradar a qualquer tipo de leitura.Realmente também em todas as outras resenhas que li se falava bem deste livro,por isto fiquei com esta enorme vontade de ler é claro,chegando aki vi que não é a mesma coisa,mas mesmo assim sua resenha me despertou esta curiosidade,acho legal os tempos alternados e como ja disse também aprendi a lidar e gostar do feeling,ja li outro livros da autora e gostei muito,tente ler um outro livro dela vc vai amar tenho certeza,é isto então gostei muito de sua opinião do livro e conseguiu ainda passar,oque sentiu e e que viu tanto na "cara" como no alem é isto muito boa resenha no 10 (= !

    ResponderExcluir
  10. Meu querido! Tudo certinho? Ah fiquei curiosa e amei a capa, eu quero participar, mas não encontrei o formulário... :( Me ajuda? Será que tá na minha frente e eu não tô vendo? Isso é bem a minha cara... :(
    Beijo, beijo
    She

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? A história do livro parece ser legal, mas todas as críticas negativas desanimam um pouco haha
    Beijos, Júlia

    ResponderExcluir
  12. Nossa que livro triste, o Aaron sofre o livro inteiro...
    Já li algumas resenhas e me parece que esse livro é ótimo, bem escrito, uma leitura que flui.
    Espero ganhá-lo para conhecer mais a vida de Aaron.

    ResponderExcluir
  13. Faz alguns dias que procuro resenhas sobre esse livro. Acho que, apesar de um tanto melancólico, este livro pode ser capaz de prender o leitor em torno da questão da volta de Dorothy. Estou morrendo de vontade de ler!
    Parabéns pelo blog e pela resenha!
    Abç.

    ResponderExcluir
  14. Entendo que cada um tenha uma visão do livro, mas só lendo para saber o que vou interpretar. Gostei da sua resenha clara e objetiva contando o que você acho. Bem agora é ler para analisar.

    ResponderExcluir
  15. Já li varias resenhas sobre o livro e as opiniões são bem divididas. Muitos dizem que o livro surpreende e outros condoeram bastante morno. Acho que só lendo para saber.

    ResponderExcluir
  16. adorei o titulo e a resenha , vou procurar

    ResponderExcluir
  17. Boa resenha o livro da Anne Tyler convida o leitor a embarcar num mundo de grandes emoções,acompanhar a história de Aaron parece ser emocionante e triste ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia