Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson


Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 222
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.  [...] O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Sinopse retirada do Skoob

Geralmente quando termino um livro, fico me perguntando como poderia defini-lo. Pois bem, ao terminar de ler O Diário de Suzana para Nicolas fui tentar descobrir uma palavra que pudesse resumir essa narrativa tão linda. Depois de pensar um bocado, descobri. Humano. Completamente humano. 

Protagonizado por quatro personagens extremamente normais, o livro mostra como a vida pode seguir por caminhos inimagináveis. A história é centrada basicamente em Katie, uma jovem editora que tem um relacionamento de conto de fadas com Matt, um poeta que possui uma vida bem interessante. Do nada, o relacionamento de quase um ano tem um fim inesperado fazendo com que Katie fique totalmente desolada.  

Ao voltar para o seu apartamento, Katie encontra um pacote deixado por Matt, dentro dele ela acaba encontrando um diário com um recado de seu amado. Na capa, estava escrita a seguinte frase: "Diário de Suzana para Nicolas". Isso a deixa meia curiosa, pois ela sabia que Matt havia sido casado com uma tal de Suzana. Logo, a jovem começa a ler o diário e, assim, consegue entender o real motivo pelo qual Matt não está ao seu lado. 

Esse tipo de livro é um daqueles que faz com que o leitor pense bastante em sua vida. A singela história de amor escrita por James Patterson é muito cativante e possui as doses certas para deixar quem o lê completamente curioso pelo desfecho. Por ser em forma de diário, a leitura flui de maneira rápida, uma vez que os capítulos não chegam ter mais que três ou quatro folhas.  

O autor desenvolveu tão bem os personagens que fica até complicado eleger o meu favorito. A simplicidade é tamanha que você acaba se sentido parte da história. Como se um papel estivesse esperando por você, sabe? Acho que um dos pontos fortes do romance foi a forma com que James ia jogando as dicas de como seria o tão esperado final. Eu me surpreendi com esse livro.

De uma forma geral, a trama é conseguiu alcançar o seu alvo. Confesso que não chorei descontroladamente como outras pessoas que leram. É tocante, mas acho que não merece tantas lágrimas assim. Como disse, eu gostei de muita coisa. Pena que ele é tão curtinho. James Patterson bem que podia ter escrito muito mais visto que potencial ele tem e, claro, histórias que se encaixariam perfeitamente lá. 


17 comentários:

  1. Não merece tantas lágrimas?? Até entendo você não chorar, mas ele merece sim hahaha!
    Eu amei esse livro, também me surpreendi demais com ele! Achei incrível a narrativa do autor e a forma como a história é tocante!
    Escolheu uma boa palavra pra defini-lo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oiie Tudo bom?
    Obrigada Pelo convite!
    Amei seu blog e ja estou te seguindo!
    Retribui?
    http://baudhistorias.blogspot.com.br
    Abracos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Igor, que bela resenha!
    Eu tenho esse livro e ainda não desbravei suas páginas, sempre leio resenhas positivas sobre ele e a sua me deixou com vontade de largar minha atual leitura (Garotas de Vidro) para ler o Diário, embora você não tenha derramado tantas lágrimas, percebi pela resenha que o livro lhe emocionou e do jeito que sou uma tola emotiva vou chorar litros e litros e litros, rsrsrsrs.
    Recentemente, minha mãe veio à minha estante e pegou esse livro para ler e ela disse que amou e que a história é emocionante e parecia tão real que ela acreditava que alguém já tivesse ou pudesse viver, sabe? Isso também me deixou imensamente curiosa.

    Abraços.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que livro tocante, realmente James Patterson é o cara. Eu li esse livro ano passado e até hoje eu ainda não achei outro melhor do ano para substituir. Demais!

    ResponderExcluir
  5. IGOR , ADOREI SUA RESENHA...
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele... eu sempre passo pelas resenhas dele sem ler... mas depois que li a sua , fui ler outras... e vi que quase todas que eu li tiveram a mesma opinião que vc... claro que ao contrario de vc eles choraram litros.. rsrs

    Vou ler este livro depois de tudo que eu li sobre ele..

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossaaa
    parece ser a coisa mais linda da vida *-*.
    Bom...meu escritor em relação a essas hist super lindas é o Nicholas Sparks,mas temos que mudar um pouco e da lugar a outros escritores, depois dessa resenha acho que ele vai p minha lista interminável de livros ^^ muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Como assim não merece lágrimas? Seu insensível! Eu ja sabia que era, porque nem lembras das pessoas que realmente gostam de você, mas tadinho do Nicolas, merece todas as lágrimas possíveis!

    Gostei da resenha :)
    beijs

    ResponderExcluir
  8. Algo que adoro no James é a sua versatilidade. Apesar de achar ele o rei da suspense, ele é perfeito em qualquer estilo.
    Adorei sua resenha igor :D
    Bizous

    ResponderExcluir
  9. kkkk

    É que vc é minininho... Não chora descontroladamente como nós menininhas!
    Eu mesma quase me afoguei no final!!! kkkk

    Mas falando sério: Esse livro é lindo mesmo e nos faz pensar muito na nossa vida.
    A lição das 5 bolas é muito bonita e eu a sigo desde o dia em que a aprendi!

    Beijokas de danoninho!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro anda surpreendendo todo mundo, preciso lê-lo o quanto antes para entender esse final e matar minha curiosidade. Adorei a resenha (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Igor, difícil é ver alguém que não tenha elogiado esse livro, felizmente. Eu só tive contato com uma obra do James Patterson e não gostei, mas levando em consideração que ela é advinda de um contexto completamente distinto, acho que vou me emocionar com "O Diário de Suzana para Nicolas".
    Gostei muito da sua resenha, especialmente da definição de "humano". Alguns livros, simplesmente por serem humanos, já nos emocionam.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito bem deste livro, muita gente diz que ele é bem tocante... e, depois da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa pra ler! Parece uma história bem bonita, e adoro livros com capítulos curtos, parece que a leitura flui bem mais!
    Bjus, ótima resenha!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  13. Oi Igor, tudo bem??
    Já vi e li comentários sobre esse livro bem positivos e a sua resenha continua me deixando curiosa! Apesar de a capa não ser tão chamativa, a resenha é! Me diz uma coisa, o Nicolas é o Matt? Fiquei com essa dúvida, quem é o Nicolas do título? Hehehe!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro na livraria, mas nunca tinha lido a sinopse e nem lido nenhuma resenha sobre o mesmo. Sinceramente, acho que ainda leio este livro este ano, o enredo me lembra muito as histórias de Nicholas Sparks - que eu amo por sinal. Parabéns pela resenha!

    Pãm - Jovem Leitora
    http://jovemleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito deste autor, pena que ainda não li este livro.

    ResponderExcluir
  16. Zeus! Eu agora quero ler realmente esse livro. Pela sua resenha me parece uma boa leitura. Adorei!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia