Resenha: Maçãs Envenenadas - Lily Acher


Título: Maçãs Envenenadas 
Autor: Lily Acher
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Sinopse: O que Alice Bingley-Beckerman, Reena Paruchuri e Molly Miller têm em comum é que todas são enteadas de madrastas horríveis, perversas e cruéis.E nenhuma delas vive feliz com essa situação. Embora pareça improvavel que sejam amigas, esse problema em comum poderá provar o contrário. Para impedir que os pais continuem enganados com as escolhas amorosas, as meninas se transformarão nas "Maçãs Envenenadas".

Sinopse retirada do Skoob


Enquanto pensava em um jeito de escrever sobre esse livro, apenas uma palavra vinha em minha mente: descompromisso. Pois é, Maçãs Envenenadas é um livro extremamente descompromissado. Devo alertar que esse termo usado, não foi para expressar que a obra é ruim ou algo do tipo. Pelo contrário, pois o livro tem uma narrativa rápida, objetiva e, em vários momentos, divertida.

É apresentada ao leitor de maneira bem descontraída a história de três garotas – Alice, Reena e Molly – que possuem um problema em comum: madrastas malvadas. Cada menina tem uma personalidade bem marcante (algo que é abertamente mostrado na narrativa). Enquanto a primeira é filha de um famoso escritor americano e enteada de uma atriz hollywoodiana egocêntrica ao extremo, a segunda possui um ódio mortal por ioga e detesta a sua madrasta – detalhe: apenas dez anos mais velha –. Já a terceira é uma nerd assumida, amante de dicionários (principalmente o Oxford) que precisa aturar a sua brilhante e saltitante madrasta malvada. O que une as três é exatamente a falta de espaço que elas não possuem dentro de suas próprias casas e, claro, o ódio por essas criaturas tão doces (não necessariamente isso) que são as madrastas. E é no colégio interno de Massachusetts que as três se juntarão para criar As Maçãs Envenenadas e, dessa forma, retomarem tudo aquilo quem um dia as pertenceu.

Lily Acher, a autora, escreveu uma história simples e sem grandes surpresas. Porém, o que mais despertou a minha atenção foi à forma com que a narrativa foi escrita. Surpreendentemente fluida e rápida, ela foi muito bem estruturada e revisada. Talvez tenha sido esse o motivo de trezentas páginas terem sido devoradas em poucas horas.

As protagonistas, apesar de serem adolescentes, foram bem formuladas e pensadas. O humor está presente em inúmeras partes do livro, deixando tudo mais ágil. Devo alertar para aqueles que pretendem ler o livro que não vá com muita sede ao pote, pois como falei anteriormente, é tudo muito simples. No entanto, se você usa-lo como uma forma de “distração” entre leituras mais sérias e pesadas, ele cairá como uma luva. No geral, eu gostei. Realmente surpreendi-me com a agilidade e simplicidade presente nas entrelinhas. 


9 comentários:

  1. Eu estava curiosa para ler esse livro, mas agora ele perteu o ar da graça. A capa linda chama muito a atençao de pessoas que compram só pela capa (ou seja boa parte de mim age assim)...
    Depois irei ler ele e ver se ele é bom ou um pouco... Bobo?!?

    Beijao

    ResponderExcluir
  2. Oi, Igor!

    Parabéns pela resenha!
    Quero muito ler esse livro desde o dia em que ele foi lançado ;) A sinopse é bem legal \õ.

    Até mais ;*
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci a garota que fez essa capa e já tinha ouvido outras recomendações sobre esse livro. Para uma leitura sem grandes pretensões, esse livro "descompromissado", como vc diz, cai como uma luva! :D

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Igor!
    Eu adoro a capa desse livro, mas confesso que não fazia nem ideia do que ele falava. A história parece ser divertida mesmo, como você disse descompromissada, apenas para um leve entretenimento. Por acaso elas fazem maças envenenadas para matar as madrastas? Uma decisão um pouco extrema, não? hauahua Matar é algo tão forte... por isso que acho que o livro só daria certo se puxado mais pra comédia mesmo, do contrário seria um tanto quanto desconcertante.
    Gostei da resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa desse livro super fofa.
    Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e fiquei curiosa, de vez em quando gosto bastante de ler esses livros mais simples sem muitas expectativas.
    Espero ter a oportunidade de ler um dia.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! :)
    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, parece ser bem legal. É engraçado pensar em um assunto (madrastas malvadas) de histórias infantis aplicado ao presente. Não imagino como as madrastas desse livro são, talvez, nem tão más assim, rs. Fiquei pensando no mesmo que a Eduarda, será que elas fazem maçãs envenenadas para as madrastas? Mudaram os papéis? haha
    Adorei a capa, é linda!
    Ótima resenha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bem bacana a forma que a autora meio que 'trocou' os papeis, já que geralmente nas historias são as 'madrastas más' que 'fazem' o 'veneno'. Não é uma leitura muuito interessante, como disse: "usa-lo como uma forma de “distração” entre leituras mais sérias e pesadas"

    Beijos do Sol =*
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que queria te visitar, no entanto não rinha um link, tonta tinha sim, adorei as dicas, o blog é muito legal. Agora já sei o caminho.

    ResponderExcluir
  9. Oi,sua resenha me deixou curiosa para descobrir o que acontece no final,nossa parece um conto de fadas moderno com algumas peculiaridades: amizade,irmãs,madrasta,vingança...Três amigas que dividem algo em comum: tem madrastas "horríveis, perversas e cruéis".
    Cansadas dessa situação resolvem se transformar e daí que vai ficar interessante o livro,diversão garantida com uma leitura leve e bem humorada. Super curiosa para descobrir o que acontece no final.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia