City Tour Literário #2

Em dois mil e onze, os livros ambientados em países chiquérrimos explodiram em vendas e surpreenderam várias pessoas com suas descrições fantásticas. O país escolhido para o post de hoje é nada mais, nada menos que a França. Tendo como capital a romântica Paris, o território francês é o terceiro maior de todo o continente europeu, perdendo apenas para Rússia e Ucrânia. 

Para embarcar nessa viagem por esse país lindo, usaremos um livro super legal que li faz pouco tempo e que ainda não ganhou a sua resenha aqui no blog. Falar da França e não citar o livro Anna e o Beijo Francês é quase suicídio. Da autora Stephanie Perkins, essa narrativa é super cativante e consegue de forma leve levar quem o lê para um passeio francês muito formidável. Em vários momentos da narrativa conhecemos um pouco mais da história, dos pontos turísticos, do idioma, das pessoas e da cultura do lugar. 

É junto com Anna que conhecemos os cinemas de Paris - e quantos cinemas hein? Milhares. -, os filmes, as livrarias - como elas são lindas e arrumadinhas -, o café - que eu detesto, mas esses descritos por Anna são mais que apetitosos. Desaforo. Preciso provar pelo menos um. -, a língua, o povo acolhedor - tirando o "acolhedor" para os americanos, é claro. -, lugares incríveis como o Panteão com aquelas escadarias deslumbrantes, as igrejas enormes e repletas de turistas, a torre Eiffel com sua magnitude, os antigos cemitérios da capital francesa, os restaurantes localizados nas praças mais famosas, as lojinhas de quinquilharias, o Moulin Rouge, algumas coisinhas sobre a vida dos adolescentes franceses, a moda, os museus de artes - o tão conhecido e enigmático Louvre -, o Arco do Triunfo e tantas outras coisas.  

Além de passar com paisagens tão bonitas  - como a do rio la Seine, mais conhecido como Rio Senna -, as expressões idiomáticas usadas em toda a narrativa são ótimas. Afinal, qual é o turista que se preze que não quer conhecer uma coisinha sobre a língua do país visitado? Expressões do tipo Mademoiselle, professeurs, la moufette, Bonjour, Entrace, Decision, jê m ' apelle, Merci, são propostas aos poucos ao leitor e isso faz com que tudo fique facilmente legível e dinâmico. 

Conhecer a França com Anna e St. Clair foi muito prazeroso e divertido. Super indico. Existem outras obras que são ambientadas no país. Vamos conhecer algumas capas?

 

A França é um lugar mágico. Fiquei super feliz em conhece-la um pouco mais através da leitura. E você? Gostou? Deixa o seu comentário. Conhece outro livro ambientado por lá? Fala sobre ele, vou adorar ler. 

9 comentários:

  1. Ai, eu sou maluca pra conhecer a França, é minha viagem dos sonhos!
    Acho que amaria o livro mesmo que ele se passasse em qualquer outro lugar, mas o fato dele se passar em Paris dá um tempero todo especial a ele!
    Fiquei até com saudades *.*
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. me deu uma saudade do livro da Anna esse post , vontade de reler , olhos marejados aqui , e já ouviu aquele ditado : se é pra sofrer vamos sofrer em Paris ! kkkk

    ResponderExcluir
  3. preciso ler esse livro hehe, estou economizando para uma viagem à europa, e pode dar uma ideia legal de como é paris hehe, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Curto demais livros ambientados em outros países, porque o que eles nos oferecem de cultura é inacreditável! Li um que se passa na Indonésia :)

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  5. Já li o Código da Vinci e é um livro muito bom.
    Esse livro também deve ser bom, estou pensando comprá-lo... É interessantes histórias que se passam em outros países.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro ! :D
    Paris com certeza deve ser linda, - ainda não fui lá pra saber kkk u.u -
    existem bastante comentários sobre ela e seus ambientes...
    Um dia pretendo vista-lá (:
    É bom livro que explica detalhadamente os lugares, com isso não ficamos perdidinhos !
    Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  7. Amo amo amo Paris! <3 Com certeza é uma das minhas cidades favoritas, só perde para NY né <3
    Ainda não li Anna, mas até gora o Corcunda de Notre Dame é o meu livro/filme/peça favorita que mostra a cidade!
    Adorei o post! Assim como o passado, adorei conhecer livros novos, tipo A Maldição do Tigre no post passado! (Está sendo minha leitura do momento Haha)

    ResponderExcluir
  8. Gostei dessa proposta de 'city tour literário', adoro quando os livros descrevem em detalhes os locais por ondem os personagens passam ao longo do livro, principalmente se se tratar de locais reais, pois muitos livros se passam em locais fictícios! Paris deve ser uma coisa deliciosa, meu sonho ir lá... já tinha muita vontade e depois de assistir 'meia noite em paris' fiquei loucamente apaixonada por aquelas ruas ao estilo dos anos 50!
    Ainda não li esse livro, mas tenho bastante de vontade de lê-lo assim que puder!
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  9. Amo livros que se passam em outros países, as descrições me encantam. Já li "O Código da Vinci", achei maravilhoso!
    Adorei essa ideia de City Tour Literário. Tem tanto livro com a capacidade de te levar para outros lugares que você praticamente viaja sem sair de casa!

    Beijos, Paati'

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia