Resenha: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan


Título: A Pirâmide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca 
Páginas: 445
Sinopse: Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane.  [...] Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.
Sinopse retirada do Skoob

Eu sou um admirador dos livros desenvolvidos por Rick Riordan. Ao contrário de muitos, não foi J.K. Rowling, a criadora do bruxo mais famoso da história, que fez com que eu me apaixonasse pela leitura. No meu caso isso aconteceu quando li "Percy Jackson e os Olimpianos" uma série escrita por Rick Riordan. Portanto, vou logo avisando que sou suspeito para falar sobre ele e suas histórias fantásticas. 

Em A Pirâmide Vermelha, o primeiro volume da série "As Crônicas de Kane", somos apresentados aos irmãos Cater e Sadie Kane, filhos de Julius Kane, um egiptólogo bastante requisitado. No começo do livro, os irmãos mal se conhecem, afinal desde que a mãe morreu, Cater ficou sob a tutela de seu pai e Sadie ficou com os avós maternos em Londres. 

Junto com seu pai, Cater viaja pelo mundo em busca de novas descobertas e artefatos que tenham relação com a cultura egípcia. Sadie vive uma vida normal ao lado dos avós: estuda, tem amigas, tem suas bandas prediletas, essas coisas. Mas a única coisa que é diferente em sua vida é que depois que a sua guarda ficou com pais de sua mãe, ela só vê o irmão e o pai duas vezes durante o ano. É em uma dessas visitas - especificamente na do Natal - que a vida dela e de Cater muda radicalmente. Ambos são jogados em uma aventura sem tamanho no mundo egípcio quando o pai os leva para um museu e fica falando em uma língua tremendamente estranha na frente de uma pedra que, do nada, começa a brilhar até explodir. E é com essa explosão que Set, um deus do antigo Egito, se liberta e tranca Julius em um sarcófago e desaparece prometendo destruir o mundo com a chegada dos Dias do Demônio. 

Basicamente todos os deuses do oriente estão despertando e são os dois irmãos que irão lidar com todo esse problema. Além, é claro, de tentar descobrir o que levou Julius a fazer isso e por qual motivo eles fazem parte do quebra-cabeça. 

A Pirâmide Vermelha não seria um livro do Rick se não tivesse outros personagens tão cativantes e importantes para toda a trama. Amós, o tio dos irmãos Kane até então desconhecido, tem um papel muito importante em toda a aventura. Bastet, a deusa gata e uma das minhas personagens prediletas, é uma chave fundamental do livro. Khufu, o babuíno, dispensa comentários. Além de vários deuses que irão, aos poucos, proporcionar momentos aterrorizantes e super divertidos. 

O livro é narrado em primeira pessoa, mas sob a visão dos dois protagonistas. Acho esse um ponto super forte do livro, pois o leitor consegue visualizar toda a aventura de formas totalmente diferentes. Eu adoro o Cater, mas a Sadie é minha predileta. ~ Rick se você estiver lendo isso [ quase impossível, eu sei ] por favor, faça livros narrando do mesmo jeito que Sadie.  Oh Gosh, é tão bom. ~

É claro que muita gente comparou esse primeiro livro com a série de maior sucesso do autor, Percy Jackson e os Olimpianos. E várias pessoas preferem as aventuras de Percy e toda a trupe dos meios-sangue pelo mundo grego - e eu também -. Mas não posso deixar de falar que esse livro mexeu comigo. Eu adorei. Estava até triste, pois já tinha vários meses que nenhum livro entrava para os meus prediletos, mas ainda bem que A Pirâmide Vermelha veio e atualizou a minha lista. 

Para quem gosta de livros quem tenham relação com fatos históricos, culturas e aventura, nada melhor que ler Rick Riordan. Super indicado para aqueles que buscam esse tipo de leitura. Recomendadíssimo. 



13 comentários:

  1. Apesar de ser uma grande fã do Rick Riordan ainda não consegui ler os livros das Crônicas de Kane e nem a série dos Heróis do Olimpo (apesar de estar com o Herói Perdido e o Filho de Netuno em casa).
    Sua resenha me deixou bastante curiosa para saber o que tanto o tio Rick anda tramando com esses personagens e fazendo com que os livros dele entrem nos 'favoritos' de todo mundo! *-*

    Ótima resenha.
    Um beijo
    Bianca- Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Igor,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e estou com muita vontade de ler....gostei muito da sua resenha....parabéns.....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Diferente de todo mundo eu não comecei a gostar de ler por causa de Harry Potter, na verdade eu nem gostava, mas depois passei a gostar, acabei que só assisti os filmes e não li e nem pretendo ler nenhum livro da saga. ]
    Também não comecei a gostar de leitura por causa de Percy Jackson, eu já lia antes dele ser lançado.
    O único livro do Rick Riordan que eu li foi Percy Jackson e o ladrão de raios, até hoje não terminei de ler a saga kk
    Gostei bastante da resenha, e gostei um pouco do livro, esse gênero não chama muito minha atenção, gosto mais de romances históricos.
    Beijoos :* - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha.. despertou tanto minha vontade de ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  5. Preciso dese livro! Ainda não tive "tempo" de comprar ele, mas também são tantos livros de parceria que as vezes você até esquece ;p
    Enfim, gostei da resenha gatão! Como sempre arrasando, e adoro esse tipo de livros com fatos históricos e tal.
    Beijos!
    ( SE quiser me dar de presente, aceito )

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei a história do livro e tudo mais. Rick Riordan realmente é incrível! *-* Sua resenha está ótima! *-*-*
    Beijos.
    http://perdidanessatribo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também amo os livros do Tio Rick, terça-feira passada passei na biblioteca da escola e peguei O Último Olimpiano, o único livro da série Percy Jackson e os Olimpianos que me faltava ler. A série As Crônicas de Kane foram para a minha lista de desejados assim que o livro "A Pirâmide Vermelha" foi lançado. Já li o primeiro capítulo e amei, só me falta o dinheiro para comprar o livro.
    Sua resenha está ótima, como sempre!

    Beijos, Paati'

    Blog Resenhando
    http://livros-resenhados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Igor, nunca li nada do Rick e preciso fazer isso.
    Prefiro começar por Percy, apesar de que essa série também parece ótima!
    Muito bom atualizarmos nossa lista de favoritos, né?
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor, não disse que vinha fazer uma visita? Olha eu aqui! rsrs...
    Vou voltar sempre.

    ResponderExcluir
  10. Igor,
    Do Rick Riordan li apenas a série "Percy Jackson" e curti bastante. Foram leituras que realizei muito rapidamente e que, apesar de não entrarem na minha lista de favoritas, divertiram-me demais. Essa pegada histórica dele é realmente um ponto forte, sem contar a leveza e o humor que já são marca registrada de suas personagens.
    Meu irmão é fã do autor e tem todos os livros lançados por ele no Brasil. Acho que lerei "A Pirâmide Vermelha" logo que possível. ^^
    Curti a resenha =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Estou com o livro aqui mas ainda não comecei a ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha e estou louca para adquirir e ler.

    ResponderExcluir
  13. Aiih *---*

    Adoro Rick Riordan também, quero dizer, adoro as séries infanto-juvenil, porque ainda não li os romances, mas eles estão nas minhas listas!!!

    Esse é tão bom quanto a Série do Percy Jackson, e eu to louca pelos próximos ;)

    Boa resenha!

    Beijo

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia