Resenha: A Garota Americana - Meg Cabot


Título: A Garota Americana
Autora: Meg Cabot
Editora: Record
Páginas: 352
Sinopse: A Garota Americana acompanha o cotidiano de Samantha, uma típica garota americana, que leva uma vida muito parecida com a de tantas outras meninas de sua idade. Até que um dia resolve matar aula de arte e, por acaso, salva o presidente americano de uma tentativa de assassinato. Samantha logo vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ser nomeada embaixadora da ONU, sem saber exatamente o que o cargo significa.
Sinopse retirada do Skoob




Eu nunca entendi o real motivo de Meg Cabot fazer tanto sucesso entre os jovens leitores. Ou melhor: nunca entendi até ler um de seus livros. Sabe aquele autor que todo mundo já leu algo e só você que não? Pois bem, eu fiz parte desse clube, em relação à Meg Cabot, é claro. Sempre soube que ela era um fenômeno de vendas e que todo mundo adorava os seus livros. Se eu tinha vontade de ler algo? É claro que sim. Entretanto os preços das obras não são os melhores. 

Quando comprei o livro em uma promoção, eu fiquei meio receoso. Afinal, eu sou o mestre em depositar expectativas em um livro e, assim, acabar me decepcionando. Não sei como isso passou pela minha cabeça. Sério. O livro é tão bom e gostoso de ler que nem parar eu queria. Li de uma vez só. 

A Garota Americana tem como protagonista Samantha: uma menina comum dos Estados Unidos da América, filha do meio, com autoestima lá em baixo e que possui - secretamente - uma paixão platônica pelo namorado da irmã. Tirando todos esses detalhes, Samantha é uma típica adolescente americana. Tem como principal passatempo o desenho, usa somente roupas pretas, tem suas amigas da escola e, de acordo com as suas próprias palavras, não é compreendida por ninguém. Sua irmã mais velha é uma típica animadora de torcida americana, linda, sempre andando na moda e com pessoas populares, com cabelos e unhas sempre impecáveis e tem um namorado bem legal. Apesar dessas pequenas diferenças entre as duas, Samantha adora ficar com a irmã. A mais nova, é praticamente um gênio (nesse caso: um mini-gênio). Considerada uma criança super-dotada, a  menina estuda na melhor escola da cidade. 

Quando o diretor da escola de Samantha descobre o delito que ela costuma cometer - vender desenhos de pessoas famosas para os colegas -, o livro começa a pegar um ritmo bem legal. Castigada por sua mãe, Sam é matriculada na conceituada escola de Arte de Susan Boone. E, para sua surpresa, David, o filho do presidente também é um dos alunos da aula. No inicio ela repara no garoto e sabe que o conhece de algum lugar, mas não lembra de onde. Tudo muda quando, em uma tarde bem chuvosa, Sam decide não assistir uma das aulas e foge para sua loja de CDs predileta. A grande reviravolta é que na loja um cara bem esquisito tira da bolsa uma arma e atira em um homem bem importante na trama. É exatamente nesse ponto que a vida da protagonista muda literalmente. Que tal salvar, de uma forma bem interessante, o presidente americano e de quebra virar uma heroína nacional? 

Quando peguei o livro pra ler, não esperava um livro tão legal. Afinal, começar uma leitura sobre uma jovem que tem tudo nas mãos, que só vive reclamando da vida e se lamentando por sua irmã ter o namorado dos seus sonhos? Pelo amor de Deus. Ninguém merece. Porém, foi lendo a narrativa que acabei sendo fisgado pela forma que Meg Cabot escreve. O jeito como o livro vai tomando rumo é inacreditável comparando com o início. Meg transformou algo bem simples em uma trama super divertida e adorável de ser lida. 

Com personagens certeiros, a autora criou diálogos divertidíssimos e construiu uma protagonista com pensamentos hilários. Mesmo sendo para um determinado tipo de público, acredito que para quem procura uma leitura super leve e engraçada ler A Garota America é muito mais que indicado. Como falei no inicio do post, agora eu entendo o motivo por Meg Cabot ter tantos fãs. Peguei o livro - mesmo com aquela expectativa - e li sem medo de ser feliz. Ler Meg Cabot faz bem pra mente é e super relaxante. Gostei tanto da experiência que peguei A Garota Americana 2 - Quase Pronta e devorei em poucas horas. Mas sobre ele eu falo depois.  =) 


12 comentários:

  1. E então? Se rendeu de vez aos encantos da Meg?! kkkk Adoro os livros dela, principalmente a série A mediadora (leia, é MUITO boa *-*)! Esse é um dos livros dela que é muito amor! Adorei mesmo enquanto lia e assim como você, li de uma vez. Espero que leia também Quase Pronta (a continuação). Vale a pena viu, é ótimo também ^^'


    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me rendi mesmo. Muito legal o jeito com que a Meg constrói um livro. Todo mundo me indica essa série. Vou ter que comprar! haha Já li o Quase Pronta e gostei um bocado. Acho que até segunda posto resenha aqui! ;D

      Abraços.

      Excluir
  2. Nunca li livros da Meg, mas esse em especial sempre quis saber como era a história, mas nunca conseguia. Amei mesmo.

    @MissAustenBlog
    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sentia um peixinho fora d'água, literalmente. haha Gostei um bocado do livro, é bobinho, mas é muito legal. Assim que puder, leia!

      Abraços! ^^

      Excluir
  3. Oi querido!
    A Meg sabe mesmo como nos fisgar, todos os livros dela são uma delícia de se ler!
    Particularmente, eu adoro esse! Como você disse, a história toma um rumo ótimo! Eu não gostei muito do segundo, achei meio bobinho e que ficou com cara de "o primeiro fez sucesso, vou fazer mais um pra ir no embalo dele"... Mas enfim, ele também é gostoso de se ler!
    Te recomendo a série A Rainha da Fofoca! Dos chick-lits adultos dela, é a melhor!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mione =)

      Pois é, eu gostei muito do livro. Acontece tantas coisas que eu nunca esperava. É bem bacana. Achei exatamente a mesma coisa que você em relação ao segundo livro. Uma pena. Mais ainda foi legal =)

      Ah, obrigado pela recomendação. Assim que eu encontrá-los, vou comprar. haha

      Abraços! ;D

      Excluir
  4. Achei interessante um garoto ter gostado de Meg. A Garota Americana é minha série preferida dela e já ia falar pra você ler o segundo logo porque é a continuação é muuuuuuito melhor, mas aí no final do post você disse que já leu.

    E então, Quase Pronta não é melhor ainda?! *-* Faça logo a resenha, quero saber sua opinião! Como disse, nunca vi um guri gostar de Meg antes.

    Minha fase Cabot passou há muito tempo, mas os livros dela foram super importantes na minha vida quando eu era mais nova, portanto apoio qualquer um que queria se aventurar nas suas obras.

    Um beijo,
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália =)

      Quando fui olhar a porcentagem do sexo que leram esse livro, fiquei meio assustado. 99% dos leitores são mulheres. Tenta imaginar a minha reação. Mas sabe o que pensei? Vou ler sem medo de ser feliz! haha E não me arrependo viu? Gostei um bocado.

      Ah, eu li o Quase Pronta de um vez só também. Acho que vou postar resenha logo. ^^

      Enquanto a sua fase Meg Cabot passou, a minha tá apenas começando! HAHAHAHA

      Abraços!:D

      Excluir
  5. Ahh, a Meg arrasa seeempre! Já li mais de 50 livros dela e todos são ótimos! Adooooro! Esse não é um ds melhores pra min! Depois procura a série A Mediadora e 1-800, são os melhores =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Tantos livros lidos. Que legal hein? Vou procurar sim os livros que você me recomendou. São leituras tão leves :3 haha

      Obrigado pelo comentário Nanda! ;D

      Abraços.

      Excluir
  6. Nunca li nenhum livro da Meg Cabot, mas acho q terei oportunidades.

    parabéns pela resenha!!!

    Bjooos

    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoreiii esse livroooo
    Muito bom. Acho que foi o primeiro lido da Meg.
    Adorei sua resenha^^
    E amo o segundo livro também!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia