Claves Literárias #10

Oi gente!

Imaginam qual o tema das Claves Literárias de hoje?

Confesso que demorei pra conseguir aliar uma música a um livro dessa vez. Simplesmente nada me vinha a mente. Então, quando ouvi a música que escolhi, a história do livro veio com tudo em minha mente e eu percebi que tinha um post em mãos.

Água Para Elefantes, de Sara Gruen, me surpreendeu porque trata muito menos de romance do que eu imaginava. Na verdade, o livro narra a história de Jacob e o romance é apenas uma parte dentre tantos acontecimentos por ele vividos.

Jacob, já aos seus 93 anos (ou 90, ele não sabe ao certo), encontra-se em um asilo, onde mora há um tempo. Com a chegada de um circo na cidade, que se instala do outro lado da rua do asilo, as lembranças da época em que Jacob viveu e trabalhou em um circo se afloram em sua mente.

Independente de qualquer outra parte do livro, a narrativa de Jacob idoso foi a que mais mexeu comigo, sem dúvida alguma. Enxergar como é viver em um asilo, tratado nas condições em que ele é tratado, me tocou e muito.

Assim, a música que escolhi para hoje, dessa vez não focará no romance do livro, mas sim nesse personagem que tanto mexeu comigo. Ao som de Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, Tudo que Vai, uma música que trata, acima de tudo, de lembranças e do passado.


Tudo Que Vai
Hoje é o dia E eu quase posso tocar o silêncio A casa vazia. Só as coisas que você não quis Me fazem companhia Eu fico à vontade com a sua ausência Eu já me acostumei a esquecer
Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro
Salas e quartos somem sem deixar vestígio seu rosto em pedaços Misturado com o que não sobrou do que eu sentia eu lembro dos filmes que eu nunca vi passando sem parar em algum lugar.
Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro mais
Fica o gosto, ficam as fotos
Quanto tempo faz
Ficam os dedos, fica a memória
Eu nem me lembro mais
Quanto tempo, eu já nem sei mais o que é meu Nem quando, nem onde
Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro mais
Fica o gosto, ficam as fotos
Quanto tempo faz
Ficam os dedos, fica a memória
Eu nem me lembro mais
E ai, o que acharam?
Essa música é linda, não é? Me deixa toda saudosista!
Um beijo enorme para todos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Aione!
    Muito bom!

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos."

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia