Resenha: Nas Sombras - Jeri Smith-Ready


Título: Nas Sombras
Autora: Jeri Smith-Ready
Editora: Galera Record
Páginas: 355

Sinopse: No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.  
Sinopse retirada do Skoob.

Ultimamente tenho pego alguns livros de fantasia para ler. Resultado? Em várias leituras acabo me decepcionando. Não pelo livro em si, mas pelo que os autores colocam nele. Acho super legal quando várias ideias dão vida a uma obra, mas nas nesses últimos lançamentos tenho visto que os autores estão tentando misturar vários gêneros em um só. O problema é que, na maioria das vezes, isso dá errado. É, mas em outros casos o "tiro" não sai pela culatra. Pelo contrário, Nas Sombras é um bom exemplo de uma fantasia que tem diferentes aspectos em um mesmo enredo. 

A autora transporta o leitor para um mundo onde os fantasmas podem ser vistos. Sim, eles podem ser vistos! Porém, só pessoas nascidas após a Passagem, um evento distópico empregado na narrativa que explica esse acontecimento, podem ver e ajudar esses fantasmas. A história gira em torno de Aura, uma menina que nasceu após a Passagem e que por isso odeia o fato de ter que conviver com os fantasmas, e de seu namorado Logan

O que dá mais fôlego ao texto é a morte de Logan no dia de seu aniversário quando Aura tentava perder sua virgindade. Logo, o namorado da menina volta como um fantasma e Aura precisa, além de continuar a sua vida, ajudar o rapaz a "encontrar a luz". Nesse meio termo aparece então Zachary, um menino da escola de Aura, que promete colocar outros caminhos para a história.

Mesmo não sendo tão fã assim do elemento - já tão banalizado - que é o triângulo amoro, a forma como a autora o coloca nas entrelinhas é cativante e diferente. E outra, a protagonista mesmo vivendo o dilema da escolha aprende novas maneiras para lidar com garotos e com seus sentimentos. 

A maneira como o enredo do livro é proposto também é legal, uma vez que contado sob o olhar da personagem principal acaba deixando o leitor mais familiarizado com os acontecimentos e detalhes da história. Aura é uma personagem bastante forte que tenta a todo custo não se abalar com o que acontece ao seu redor. Esse seu jeito faz com que ela não se torne mais uma mocinha cansativa. Talvez, esse seja um dos pontos principais da história, pois mesmo narrada em primeira pessoa, a protagonista proposta pela autora deixa toda a leitura mais amigável. E posso falar? Ficou bastante legal.

Sem dúvidas, esse é mais um daqueles livros simples que faz com que o leitor se prenda na leitura e acabe devorando-o em poucos dias.  Leve, divertido e - vamos lá! - diferente,  Nas Sombras, mesmo sendo um livro introdutório, faz juz ao seu papel e propõe uma ótima alternativa para que leitores fuja daquele  vampirismo fantástico que vemos por aí. 

Esse foi o primeiro livro que li em parceria com a editora Galera e fiquei bastante satisfeito com a experiência.  

9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Igor! Já li Nas Sombras e curti bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não curti essa capa, mas todas as resenhas que leio desse livro são muito positivas e por isso fiquei curiosa para ler. Já o tenho na minha lista de compras, só não sei realmente quando irei comprá-lo....

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Igor, ficou linda a resenha!!! Eu que não tinha a menor vontade de ler esse livro, acabei de mudar de idéia.
    Vou explicar, é como vc disse, tem tantos livros sobrenaturais e distópicos, que tem hora que não dá mais. Mas esse mistura as duas coisas, aí a história muda de figura.
    Adorei!!
    Quero muito!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho aquela vontade de ler, mas não tanto, a sua resenha ficou ótima e quem sabe um dia eu me aventure a o ler!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    já tinha ouvido falar desse livro e morro de vontade de lê-lo! Também já enjoei de historinhas de triângulos amorosos, mas mesmo assim queria ler esse livro!

    Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Fiquei super afim de ler esse livro! Depois da série A Mediadora da Meg Cabot, achei super interessante romances que envolvam fantasmas, por assim dizer. xD~

    Os livros da Galera Record têm essa característica de serem quase impossíveis de largar antes da última página. -rs É uma editora que tenho muita vontade de fechar parceria. *o*

    Parabéns pela resenha, ficou bem essencial. x)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Puxa vida, já é 4º ou 5º resenha positiva que leio sobre esse livro! E não sei qual é a minha cisma com ele! Eu gosto de sobrenatural, mas não sei porque não tenho vontade de ler esse. Mas acho que depois de tantas resenhas positivas sobre ele eu vou dar uma chance para esse livro. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi Igor!
    Adorei a resenha! Bem sincera!
    É a segunda que leio sobre esse livro, e cada vez fico com mais vontade de ler! rs
    Vou ver se agora em julho descolo uma grana para comprá-lo.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa e essa resenha me deixou com vontade de ler o livro ^^

    parabéns

    bju bju

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia