Você é um leitor competente?

Ultimamente estou com uma mania bem legal: fuçar blogs alheios. Pois bem. Numa dessas "fuçadas" encontrei um post bastante interessante falando sobre as competências de um leitor. Afinal, nós somos ou não leitores competentes?

Para responder essa pergunta, primeiramente, tentei ver o significado ambos termos. Olha só o que eu consegui: 

Leitor: s. m. Aquele que lê para si mesmo; que tem o hábito ou o gosto de ler: é um leitor incansável.
Competente: adj. Capaz, entendido, perito, qualificado.

Então seria um leitor competente aquele que além de ter o gosto/hábito pela leitura também tem domínio sobre determinado assunto? Talvez. 

Procurando na internet achei uma definição dada pela professora de Língua Portuguesa Flávia Amazonas que um leitor competente é aquele que além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, da pontuação. Boa opinião, não é? 

Voltando para as minhas fuçadas nos blogs alheios, descobri em um treze atitudes que mostram se você é ou não um leitor competente. De acordo com elas o leitor competente:
  1. Sabe buscar textos de acordo com seu horizonte de expectativas, selecionando obras a partir de suas preferências;
  2. Conhece locais em que os livros e demais materiais de leitura se encontram (bibliotecas, salas de leitura, livrarias, editoras, etc);
  3. Frequenta espaços de mediadores de leitura (lançamentos, exposições, palestras, encontros com escritores);
  4. Identifica livros e outros materiais nas estantes, sabendo procurar o que lhe interessa;
  5. Localiza dados na obra (editora, local, data de publicação, prefácio, sumário, índice);
  6. Segue as pistas da leitura oferecidas pelo autor;
  7. Reconhece a estrutura da obra e preenche os vazios de acordo com a sua maturidade leitora e existencial;
  8. É capaz de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente diante deles;
  9. Troca impressões e informações com outros leitores;
  10. Integra-se em grupos de leitores e se expressa em diferentes linguagens o que leu;
  11. Conhece e se posiciona diante da crítica de livros lidos;
  12. É receptivo a novos textos, alargando seu gosto pela leitura e seu leque de preferências;
  13. Amplia seu horizonte de expectativas por meio de leitura desafiadora; têm consciência do seu crescimento como leitor e como ser humano, propiciado pela leitura.

E aí? Qual conclusão você consegue tirar dessas treze dicas? Particularmente, após conhecer um pouco mais sobre o assunto, acho que me encaixo nesse  "tipo" de leitor. E você? 

Créditos: Livros e Afins


3 comentários:

  1. Ah, Igor, que post sensacional! Adorei de verdade. Bem, dentre esses "quesitos" que um bom leitor deve ter, acho que me encaixo em todo, menos em um. :s E é justamente no número 12, já que tenho que confessar que sou um pouco preconceituosa contra certos tipos de gêneros literários, por exemplo. Como é o caso de romances (principalmente do Sparks) e chick-lits. Então sempre tenho um pé atrás antes de começar a leitura desses tipos de livros. :s Preciso trabalhar isso em mim, pois como diz o Lu do Livros, Filmes e Conversa Fiada: nenhuma leitura é em vão, né?


    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  2. Igor!

    Adorei a postagem, me identifiquei muito com alguns termos citados e eu acho que faltam alguns termos em mim para me tornar como você um leitor competente, estou aprendendo a aceitar novos textos, estilos e autores. Por fim, muito sucesso com o blog e sim prometo volta mais vezes aqui, grande abraço.

    http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia