Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare


Título: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 459

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 
Sinopse retirada do Skoob.

Narrado em terceira pessoa, Cidade dos Ossos é mais um daqueles livros que deixam o leitor sem saber o que comentar devido toda a sua trama que é bem elaborada.  Focado no gênero fantástico, aposta dos últimos autores e que vem ganhando um ótimo público e notoriedade no mercado literário, o livro conta com todo tipo de criatura que se possa imaginar. Com esse lado “assustador”, o enredo é focado, apesar de a narrativa ser em terceira pessoa, basicamente em Clary, uma menina mundana como outra qualquer que descobre que sua vida não é tão simples quanto imagina. Sua vida muda completamente quando, em uma boate, ela presencia a morte de um adolescente de cabelo azul por um grupo com três jovens bizarros. Para uma cidade badalada como Nova York talvez aquilo fosse mais um assassinato qualquer, mas o que deixa instigante é que toda ação vista por ela não poderia, sob hipótese alguma, ser notada por algum humano. Logo, Clary descobre o assustador e interessante mundo dos Caçadores de Sombras, com isso sua vida dá uma volta de trezentos e sessenta graus. 

Totalmente mundana, a menina fica meio desorientada com tudo o que vê, mas para sua surpresa acaba tornando-se “amiga” dos assassinos. Ao saber que os três são caçadores, Clary descobre que na verdade eles são criaturas formadas pela mescla de sangue humano com angelical e que a missão deles é colocar ordem na dimensão dos humanos e na sobrenatural.

Até então, para a garota, tudo não passa de algo fantasioso de sua cabeça, mas ela se vê envolvida por completo nesse mundo quando sua mãe some sem deixar vestígios e quando ela mesma é atacada por seres terríveis: demônios. Junto com Jace, Alec e Isabelle – suspiros -, os Caçadores das Sombras “assassinos”, Clary uni-se para tentar desvendar o sumiço de sua e todo o seu envolvimento nesse mundo, até então, desconhecido por ela. 

Entrelaçada em várias histórias macabras, a menina descobre que tem o dom da Visão e por esse motivo consegue enxergar os moradores da dimensão das sombras. Em busca de respostas Clary e seus amigos vão enfrentar o inimaginável, descobrir que mexer com o passado nunca é legal e que a aproximação tão repentina pode provocar sentimentos avassaladores e confusos. Com o passar do tempo, Clary ver-se encantada pelos encantos de Jace e assim uma amizade colorida começa a se formar entre os dois. Porém, o temperamento de ambos – tão fortes quanto uma tempestade -, poderá atrapalhar uma possível relação, fora Simon, o melhor amigo (?) da menina que logo entra na história e começa a fazer parte dessa aventura perigosa. Além de investigar o paradeiro de sua mãe e conhecer esse novo mundo, a adolescente terá que colocar em uma balança os seus sentimentos por meninos tão diferentes – e ao mesmo tempo tão iguais – e terá que tomar decisões que poderão mudar não só sua vida, mas de várias pessoas ao seu redor.

Sem dúvidas, esse livro foi absurdamente bem elaborado pela autora. Cassandra Clare inovou não apenas esse mundo fantástico (pode-se ler: a autora colocou lobisomens, fantasmas e blá blá blá deixando a leitura tão boa, que o leitor esquece desses clichês tão usados por aí), mas também descreveu perfeitamente cada pedacinho do livro.  

O que mais marca o livro não é o romance ou as aventuras vividas pelos personagens. O que mais marca a leitura são eles próprios. Não consigo nem descrever como é bom você se identificar com todos eles e conseguir entrar de cabeça na história que cada um traz. Acho que essa série tem seu sucesso não só devido a todos os elementos fantásticos, mas sim aos personagens que deram uma força descomunal para a obra. Jace, Isabelle, Simon, Clary e Alec são complexos e tão bem trabalhados que não tem como você não se torna amigo deles durante a leitura. São incontáveis as vezes que me transportei para o mundo deles e fiquei por lá acompanhado toda a história e rezando para que as páginas não terminassem rapidamente.

Apesar de todas as qualidades descritas, acho que o livro tem suas falhas. Uma delas é a elaboração do vilão. Valentim, antes de aparecer de verdade na leitura, tinha toda aquela coisa pesada em volta dele, mas aí quando ele entrou na narrativa isso tudo se perdeu. Talvez seja algo sentido apenas por mim, mas queria que esse aparecimento diante dos protagonistas fosse bem mais intenso. Confesso que apenas isso me incomodou no livro, mas tenho certeza que tudo melhora com a continuação, pois o final de Cidade dos Ossos é deixar qualquer um louco.  Sem sombra de dúvidas essa leitura é mais que recomendada. É obrigatória. 


21 comentários:

  1. Estou com esse livro aqui pra ler e to super curiosa!
    Todo mundo fala muito bem da série! Pela sua resenha os personagens são ótimos! :D

    ResponderExcluir
  2. Ok, fiquei morrendo de vontade de tirar o livro da minha estante nesse momento e começar a lê-lo. Achou que vou fazê-lo entrar na lista de prioridades de leitura viu rsrsrs
    Uma pena, apenas, essa questão do vilão, mas, de qualquer forma, isso parece não diminuir em nada a excelência do livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Não gostei tanto desse primeiro volume ,mas insisti nos outros e são muito melhores , o melhor desse é o final , achei muito enrolado")

    ResponderExcluir
  4. Oiie Tudo Bom

    Sempre tive a vontade de ler esta serie, ams ainda nao tive a oportunidade de ler =)
    Beijos!!

    Cine Pipoca #2 : Serie Doctor Who
    http://clubedelivro.blogspot.com.br/2012/04/cine-pipoca-2-serie-doctor-who.html

    ResponderExcluir
  5. awn tô com vontade de leeer! :D essa resenha me deixou muito curiosa... *-*

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum da série cara ;/
    Adorei a resenha! Demais, sempre quis ler esse livro ;/
    A capa é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai aiaia, adorei a resenha.
    A cada resenha que leio fico mais e mais com vontade de ler aos livros. Curiosidade a flor da pele.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Hum... O livro me parece bom e ao ler a sua resenha comecei a gostar e quem sabe eu não o pegue para ler. Como é mais de um livro creio que o personagem mencionado apareça mais e quem sabe lhe surpreenda ou não, pois não sei como ele se apresentou adiante.

    Boa resenha.

    =)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Valentin fará todo sentido pra você no segundo livro... E cá entre nós, o segundo esta de arrasar!
    Adoro esta série, e ao ler sua resenha fiquei encantada por saber que vc tbm gostou e expressou muito bem sua simpatia pelo livro.
    Parabéns!
    Aguarde, e leia o segundo livro.. dizem que o terceiro está fechando com chave de ouro, Eu comprei já o livro, só não tive tempo pra ler ainda.
    Se vc ler primeiro, me diga o q achou.
    Bjo
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho todos os 3 primeiros livros dessa série aqui e ainda não li por falta de tempo. Mas morro de vontade e sempre gostei deste estilo literário. Sempre li críticas positivas sobre a série! Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  12. Todas as resenhas que li disseram bem do livro. Preciso mesmo lê-lo! :X

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - eu voltei! rs

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela capa dessa série. Mas ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei a resenha...
    Beijos

    Resenha nova no blog. Passa lá!
    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. "VOCÊ PRECISA LER CIDADE DAS CINZAS AGORA E POR CONSEGUINTE TODA A SÉRIE." Estou falando sério. MUITO SÉRIO. KKKKKK
    Sou fã de carteirinha de Cassie, a autora. As histórias dela, os personagens, a forma como eles evoluem em cada livro é tão diferente de tudo que eu já li. A narrativa de seus livros é detalhada, em todos os que li (os 4 da série Os Instrumentos Mortais), o que só me faz amar ainda mais todo o enrendo e a forma como ela consegue alcançar o leitor e transportá-lo para essa "bolha" em que MI se passa. Enfim, eu amo a série e a autora é praticamente genial!
    Eu tenho que admitir: eu não gosto muito de Jace, pois o acho mimado, irritante e arrogante demais, mas não é por isso que ele é um personagem ruim. Eu gosto dele, apenas não tanto quanto eu gosto de Simon ou Magnus(depois de todos os livros desta série que li, tenho uma opinião formada por ele, então: SORRY, TEAM JACE). Valentim é um personagem meio secular, um lunático louco por poder e com o passar dos livros ele se torna mais substância, mesmo sendo uma pessoa caricata (ele me lembra o drácula! haha). Eu adoro o Simon (BAM! A maioria das pessoas adora o Jace, mas sou do contrário... haha) e ele ganha papeis na trama nos próximos volumes muito melhores do que no primeiro livro. No entanto, mesmo dizendo de quem gosto e de quem não simpatizo, todos os personagens tem um "quê" de realidade, como se eles fossem reais. Não sei o que Cassie fez, mas ela conseguiu passar a mensagem e fixar a estória em minha mente.
    E o final desse livro, hein? Espero que você não tenha um síncope antes de ler o próximo! ;D HAHA. E: Vá ler assim que puder!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Já tinha ouvido falar desse livro, mais é a primeira vez que leio uma resenha dele, gostei do enredo e sua resenha me deixou com vontade de ler ele.
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Surtei com a resenha! rs
    Agora quero ler mais ainda!!!
    Estou louca por essa série, e sábado recebi (através de uma troca) esse livro! Mal posso esperar para ler.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Estou doida pra ler esse livro!
    Parece ser ÓTIMO!
    E fora essa capa maravilhosa ne?!
    Adorei sua resenha
    Quero muito ler a série...
    qualquer dia eu leio ;)
    beijos,
    Lara E.
    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Quero ler muito essa série, todos elogia muito, e ainda mais porque o quarto está vindo aí,né?
    Bom, espero ler logo, parece ser um livro massa mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Igor!
    Muito boa resenha.
    Tenho muita vontade de ler o livro, aliás, a série toda, o enredo é maravilhoso.

    Passando para desejar um final de semana de descanso e tranqüilidade, e, para agradecer por seu blog ser maravilhoso! Adoro ver as novidades por aqui!

    Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Já fiz resenha desse livro também!
    Então...eu acho que é o tipo de livro que não é lá tão bom, mas você fica preso na história, você sabe que muita coisa podia ser melhor, mas mesmo assim quer ler até o final. HAHA
    Foi isso que senti lendo os livros da coleção...
    E o Valentim. Concordo. Vilão comum sem muita coisa a adicionar...rsrs

    Bjoos

    ResponderExcluir
  21. oi,
    otima resenha
    amooooo esse livro!!!

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia