Resenha: Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter

Título: Para Sempre
Autora: Kim e Krickitt Carpenter 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144


A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava. 
Sabe aquele tipo de livro que você vê e de cara você pensa que vai se emocionar? Pois bem, Para Sempre tem a capacidade de fazer isso com quem o vê. Ao contrário de vários romances por aí, o livro não é baseado em algum drama de casal ou algo do gênero, muito pelo contrário, a história é totalmente verídica e escrita por quem vivenciou tudo.  Isso com certeza é ótimo para um romance, porém não é tão bem aceito quando o próprio autor comete alguns deslizes capazes de mudar o foco da obra.

Para Sempre, narra a história do casal Kim e Krickitt Carpenter que vivenciaram os mais variados tipos de sentimentos, desde o amor incondicional ao esquecimento de uma relação. Tudo começa quando Kin, que era treinador de um time de beisebol, e Krickitt, uma funcionária do setor de vendas de uma empresa, se conhecem e passam a trocar ligações, mensagens e cartas. Tudo isso motiva para uma rápida relação conjugal entre os dois, e assim eles se veem perdidamente apaixonados um pelo outro.   

Logo os dois se casam e apenas dois meses após a festa um acidente abala com a estrutura dos dois. Nesse acidente Krickitt acaba sofrendo vários danos na cabeça e, dessa forma, esquece-se de suas lembranças. Entre elas está o seu companheiro, Kim, e várias outras. Kim então começa a lutar contra o esquecimento de sua mulher e tenta com que ela aos poucos retome o que perdeu. Porém nada é fácil e para o azar do casal o acidente fora mais sério do que eles imaginaram. 

Nesse ponto do livro Kim, o autor e protagonista da história, nos conta o quão complicado se tornou a convivência dentro de um hospital, como a ajuda dos amigos e familiares foi importante durante o tratamento.  Com isso é apresentado ao leitor o verdadeiro significado da palavra , mensagens sobre superação e como a insistência em algo pode mudar os rumos das coisas. 

" - A vida não é justa; é apenas a vida - disse ela, de maneira suave e confiante. - Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva, abandonados mesmo... Mas não é verdade. Não para quem tem fé. " Página 20

Sem dúvidas Para Sempre tem um enredo forte, mas, em minha opinião, a forma como ele foi abordado pelo autor não me convenceu muito. Em certos pontos da narrativa achei um pouco tudo muito forçado com situações mais forçadas ainda. Também notei o quão rápido tudo foi sendo explicado e com essa rapidez surgiu bastante superficialidade. Mais uma vez digo que o livro tinha tudo para ser me emocionar, mas eu realmente achei que o protagonista foi bastante calmo em certas situações que se fosse qualquer outra pessoa estaria mais do que desesperado. 

O final do livro não me agradou nenhum um pouco, pois achei a parte mais forçada e superficial. Acho que era o momento principal para o autor dar um jeito em todas as falhas que foram apresentadas durante a trama, mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu. O que ficou bem claro, numa visão mais critica, foi como a autopromoção estava mais em foco. Senti falta do amor, da luta e da superação.  Esperava bem mais da obra, uma vez que, o cenário, personagens e cenas são reais e assim tudo conspirava para a construção de algo belíssimo e emocionante para ser lido.

Desculpem se foquei muito na parte negativa da história, mas foi o que realmente me chamou atenção enquanto fazia a leitura. Em nenhum momento quis dizer que a história do casal não tenha sido um verdadeiro exemplo de perseverança e força, muito pelo contrário, pois se os erros que eu achei existir não estivessem lá, provavelmente o livro ganharia o meu “gosto literário”.  


18 comentários:

  1. kkk Pooxa eu tava ate me interessante pelo livro, mas os desfechos sao sempre os mais esperados... =/
    beijos.. amo aqui!!!
    http://simplesesereno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Igor.
    Pensando no contexto do amor e de tudo que eles sobreviveram, é uma linda história, mas muito mal explanada.
    A mulher quase morreu e o livro só tem 140 páginas, com certeza faltou muita coisa. Ele foi breve e não toca o leitor!
    Minha mãe amou, mas eu achei que não envolveu e ponto.
    E a Krickitt não escreveu nada ;)

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor, estou lendo o livro, e dei uma desanimada antes de ler sua resenha.
    Acho que ficou tudo um pouco forçado, pelo fato de ser uma história real deveria ser mais realista e o livro não conseguiu passar isso.
    E concordo com você quanto ao andamento, tudo tão rápido que fica superficial.
    Sem contar que achei o começo em que eles focam um pouco exageradamente a religiosidade um pouco irritante, sei lá, não está me agradando.
    É aquela história a capa se vende, mas infelizmente o conteúdo deixou a desejar.
    Vamos ver o que eu acho do final, mas creio que minha opinião será a mesma que a sua...

    Beijos
    Lis - Batalha Literária

    ResponderExcluir
  4. O livro tem tudo pra ser PERFEITO né! pena que teve esse final ai que vc disse, eu ainda vou ler, acho que minha visão crítica vai estar mais aguçada quando eu começar... enfim, adorei sua resenha e sinceridade, beijão

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha sincera e direta.
    Acho que o livro não transmite muita emoção, pelo fato do livro ser abordado como se fosse um documentário, e não um autor escrevendo uma história.Enfim, é ler pra saber rs
    quero pegar meu livro o quanto antes , para saber o que irei achar.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi querido!
    Como eu não li ainda, não posso opinar!
    Mas, de qualquer forma, acho que o propósito do livro, pelo que eu vi das resenhas, não é ser um romance, mas sim contar a história deles.
    Uma pena que tenha soado tudo forçado, mas não sei como vou encarar isso durante a leitura, já que é uma história real. Tipo, como pode ser forçado e superficial se é verdade, entende?
    De qualquer forma, uma pena que você tenha tido essa impressão, realmente a história tem tudo pra emocionar e talvez tenha faltado ao autor ser um pouco mais "escritor" pra conseguir transmitir toda a emoção que a história merece!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Igor,

    Provavelmente por ter uma história real o final não pode ser 'ajustado' para ser mais feliz.

    Ainda não li, mas vou lê-lo em breve. Espero gostar, apesar de todos os pontos negativos.

    ResponderExcluir
  8. Linda Resenha!
    Eu li o livro esses dias, apaixonei.. mas.. eu jurava que ela iria recuperar hahah
    mas enfim, o K é um fofo, e lindo na capa! :D HUSHA
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor!
    Eu achei a história do livro muito inspiradora, e passei a admirar bastante o Kim como pessoa, após a leitura! As vezes fico imagino que ele não focou muito justamente por tudo ser muito doloroso mesmo com toda a experiência extraída do episódio! Mas concordo que o texto torna-se meio superficial as vezes, pois tudo passa muito rápido o que não nos possibilita um maior vínculo com o casal! Até como um livro auto-biográfico ele tem suas falhas, mas a história me emocionou bastante em sua essência e fiquei muito feliz em conhecê-la!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Caracas!!!!!!!!!!!

    Eu não sou muito fã desse tipo de livro, mas depois que li um que me fez ver com outros olhos a superação quem sabe eu não o leia. A resenha mostrou o que era mesmo para ser mostrado goste ou não goste.

    ResponderExcluir
  11. Quando ouvi falar desse livro num primeiro momento parecia algo escrito por Nicholas sparks, depois é que fui ver que o livro não era dele e q também era baseado em fatos reais tendo inclusive sido escrito pelas pessoas que vivenciaram os fatos,

    O fato de que tenham sido eles mesmos a escreverem o livro pode ter feito com que essas passagens ficassem um pouco falhas, o que não quer dizer que o livro não é bom,

    Por outro lado é sempre bom ver resenhas que mostrem o lado negativo de uma história e não apenas o possitivo.

    @LendoEscrevendo

    ResponderExcluir
  12. Muito massa tua resenha.
    adorei mesmo. Eu já li o livro e tambem gostei muito!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler Para Sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  14. OI , como vai?
    estava visitando alguns blogs que fazia tempo q eu não comentava e resolvi voltar aqui no seu. Sobre a resenha, esta otima, vi muitas resenhas falando bem desse livro, estou super ancioso para le-lo.

    Passa lá depois

    http://www.mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha...
    Ainda não li esse volume, mas estou bem interssada!

    ResponderExcluir
  16. sempre que vejo a capa desse livro eu lembro dos livros do Nicholas Sparks
    parece muito ^^

    bju bju

    ResponderExcluir
  17. Olá, Igor!
    Eu acho que você curte ficção cientifica (certamente por causa da aparência do blog) e olhando os meus livros, encontrei um que, na minha juventude, eu gostei muito. O filme e o livro foi construídos juntos e ambos se completam, talvez você já deva conhecer, chama-se: O Segredo do Abismo.
    Vale a pena.
    Sds,
    Denir.

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser muito bom, tô na pilha pra ler. Acho que vi alguns filmes que passam uma história do tipo. Só não lembro nome agora. rs
    Prefiro finais felizes, quase sempre mas não deixo passar a intenção de que quando não acabar tão bem, como uma história mais próxima do real. =)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia