Resenha: O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson

Título: O Ceú Está em Todo Lugar
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 424


Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Lennie Walker é mais uma garota norte-americana entre tantas que é apaixonada por livros (principalmente pelo clássico O Morro dos Ventos Uivantes) e tem um ótimo gosto musical. O que diferencia a menina é que ela acabara de perder sua única irmã que morreu durante um ensaio do espetáculo Romeu e Julieta. Trágico não? Imagine o que Lennie sentiu ao receber essa péssima notícia.

Bailey, sua irmã, era uma das pessoas que Lennie mais admirava e conversava. Mesmo com todas as brigas que elas tinham – quase normal numa relação entre irmãos – a amizade das duas era pra lá de especial. Desde o ocorrido o mundo de Lennie já não é mais o mesmo e ela tenta, de todas as formas, superar a morte de sua confidente.

Morando com sua avó e seu tio a menina passa a maior parte de seu tempo trancafiada em sua casa. Porém, tudo muda quando ela tem que enfrentar, depois de toda a tragédia, à volta as aulas. Desde então, Lennie percebe que mesmo com a morte de sua irmã o mundo não parou. Ou seja, as pessoas ainda fazem as coisas que gostam, se divertem, conversam e não fica apenas se lamentando. Durante as aulas ela rever seus amigos e conhece novos estudantes, incluindo um garoto, Joe, que entra para a banda do colégio onde ela toca clarinete. O que mais chama atenção de Lennie é como Joe não tira o sorriso do rosto. Isso a encanta, mas ao mesmo tempo a faz fazer certos questionamentos em relação à veracidade desses sorrisos.

Mesmo sendo irmã, Lennie sabe que a morte não afetava apenas ela própria. Toby, namorado de Bailey, também sofreu esse impacto e por isso se aproximou mais de Lennie. E é nessa aproximação que um aguenta a “ponta” do outro, em contra partida o sentimento dos dois se cruzam deixando o relacionamento um pouco mais afetivo do que uma simples amizade.

A menina logo percebe que ao invés de chorar pela morte da irmã, ela está, na verdade, numa “cama de gato”. Balançada por dois rapazes (Joe e o ex da irmã) Lennie tenta lutar contra esses sentimentos e preencher o vazio que Bailey deixou.

Ao decorrer das páginas o leitor é transportado totalmente ao mundo de Lennie. Em vários momentos da narrativa você se sente presente nas entrelinhas e nas ações que cercam os personagens. Sem dúvidas é uma obra linda, que mostra o verdadeiro significado das palavras amor, companheirismo e morte. A estória de Lennie e Bailey é capaz de mexer com os sentimentos de quem a ler. 

A diagramação do livro é um show a parte. Confesso é um dos livros mais lindos que já vi. É um prazer tê-lo na estante. A autora conseguiu colocar detalhes e emoções no livro da maneira correta, sem exageros. Porém, nem tudo são flores. Costumo dizer que mesmo tendo ótimas qualidades, é quase impossível um livro ser impecável. Durante a leitura fiquei confuso e me perdi em algumas passagens da autora. Também achei algumas atitudes da protagonista foram um tanto forçadas e isso ficou um pouco artificial. Mesmo assim, é um livro que deve sim ser lido, pois é lindo e emocionante.  Adorei ler :-) 


10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Igor! Já li O Céu Está em Todo Lugar e amei! Pra mim, ele foi perfeito! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi querido!
    Ainda não li esse livro porque não consegui, sempre tendo outras leituras na frente. Mas não vejo a hora de lê-lo, deve ser mesmo lindo e emocionante, ainda que algumas partes tenham ficado artificiais.
    E quanto à diagramação, realmente é uma das mais lindas que já vi!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro no fim de semana passado *----* , no fim de semana não, li só no sábado mesmo haha', quando comecei a ler, só parei por alguns instantes e depois voltei loguinho *--* rsrs'.

    O Joe é bom demais *--* , cadê um desses me aparecendo? rsrs'.

    A história é linda demais, gostei muito é realmente muito tocante c: .

    Sem comentários sobre a diagramação perfeita dele :3 .

    Adorei a resenha :D.

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  4. Igor!
    Ando tão curiosa por ler esse livro. A Editora acabou de enviar e aguardo com ansiedade. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    Gostaria de poder contar com seu comentário na postagem: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/03/divulgacao-alegre-e-amiga-84-lancamento.html
    Até 17/03.
    Obrigada!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Estou um pouco cansado de romances com triângulo amoroso, até por que não faz meu estilo de leitura. A diagramação do livro é muito bonita mesmo, só por ela dá vontade de ler.

    abraço,
    restaurantedamente.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero esse livro faz um tempo já!
    Gostei da história, e muito linda a capa *-*
    Parabéns pela resenha lindão! Saudades de você haha
    beijos :**

    ResponderExcluir
  7. Oi Igor, concordo com você, este livro é realmente um dos mais lindos que já li em sua parte de diagramação. Já me perguntaram se eu queria trocá-lo e eu claro disse não, pois além de lindo, também gostei da história.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi...meu bem
    Não vou ler a resenha ...pq ainda não li esse livro..ele esta na minha megaaaaa lista de leitura...q já nem sei como colocar ela pra andar...eita q a vida ta pra lá de doida...

    mas quero muito ler logo....o livro é mega lindo...e me deixou super curiosa ....

    bjiss

    Livros e Versos.... Jaira

    ResponderExcluir
  9. Hum... Um livro deverás interessante. Adorei a sua resenha e quem sabe um dia não o lerei. E parece meio complicado a vida da personagem após a morta da irmã. Gostei!

    ResponderExcluir
  10. Tô com uma super vontade de ler esse livro! Acho a capa linda e o título muito interessante, :)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia