Resenha: Marina - Carlos Ruiz Zafón

Título: Marina
Autora: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Páginas: 189
 
Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. Quinze anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças – a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor. 
Narrado em primeira pessoa Marina conta com passagens repletas de mistérios, mortes, dúvidas, amizades e bastante suspense. Contado pela visão de Óscar Drai, um jovem que vive em Barcelona em um velho internato, a narrativa leva o leitor para uma época onde os segredos são bem guardados.  

Sem nenhuma emoção para acompanhar sua vida, Óscar não possui nenhuma perspectiva e, assim, acaba vivendo seus dias mergulhados no tédio. Tudo isso muda quando ele passa a conhecer Marina, uma jovem menina de olhos da cor cinza que possui uma personalidade marcante e que adora filosofar sobre o sentido da vida. Logo, os dois tornam-se amigos e entram numa aventura única em suas vidas quando Marina o leva para passear num velho cemitério da cidade e lá os dois percebem a presença de uma mulher de preto que todos os dias vai até uma lápide sem nome e data. 

Tentando descobrir os motivos que levaria a tal moça de preto a um cemitério tão antigo, os dois passam a investigá-la, assim descobrindo mais mistérios do que eles estavam preparados para lidar. Mortes, ameaças, símbolos e até uma mariposa negra marca o enigma que ambos tentam descobrir. Os dois se envolvem tão rapidamente que suas vidas são entrelaçadas uma a outra sem que, ao menos, eles percebam. 

"- Às vezes as coisas mais reais só acontecem na nossa imaginação, Óscar - disse ela. - A gente só se lembra do que nunca aconteceu." Página 68

Com personagens e descrições marcantes, Marina é um livro que deixa o leitor boquiaberto, pois mesmo sendo pequeno, em número de páginas, a obra é capaz de surpreender qualquer pessoa. 

Com Marina descobri e comecei a admirar a escrita de Carlos Ruiz Zafón, o autor, com seus personagens envolventes que traçam uma bela história com um suspense enlouquecedor, um drama mais que doloroso, um mistério de deixa os cabelos em pé  e um romance arrebatador. Sem dúvidas, esse livro é mais um daqueles que, repito: mesmo com poucas páginas, tem o poder de te fazer chorar, sorrir e refletir. 

Com uma grande maestria o autor deixou-me querendo saber mais sobre Marina e Óscar após o término da leitura. Adorei poder ler essa obra prima da literatura e quero logo me aventurar nas tramas de Záfon o mais rápido que der.

Esse livro é mais do que recomendado! =) 


26 comentários:

  1. Oi Igor, eu li outro livro do autor e amei, ele tem um jeito de escrever bem fascinante né? Adorei a sua resenha, estou com bastante vontade de ler Marina, fico com pena por ele ser tão curtinho afinal com a escrita de Zafón gostaria de que tivesse umas mil páginas.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Já li muitas resenhas do livro, e curtir todas.
    Gosto do estilo, um romance misturado com suspense, é muito minha cara.
    Parece ser mesmo muito massa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Igor, adorei a resenha. Eu nunca fui tão ligado nas obras clássicas da literatura, mas eu preciso ler esse livro. Acho que você tanto como os meus outros parceiros blogueiros, tem o poder de fazer eu descobrir novos estilos, e isso é muito bom!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adoreii a resenha. Esse livro é super hiper mega bem comentado, vou ler o livro em um futuro próximo.
    Vai o primeiro livro do autor que irei ler, mais já to sabendo que o autor é o maximo, outro livro que quero ler é A Sombra do Vento.
    Parabéns
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Igor
    Ainda não li os livros desse autor, mas romance, drama e mistério juntos parecem dar uma ótima história. Bjs...Elis Culceag.

    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  6. Que incrível! Adorei a resenha!
    Parece ser de tirar o fôlego!
    Eu já li outra obra do Zafón e gostei muito do autor.
    Espero conferir Marina também! *-*

    ResponderExcluir
  7. Puxa, nunca tive vontade de lê-lo e nem de comprá-lo. Com tantos lançamentos e etc, estive deixando de lado, mas me interessei. Quem sabe eu não o compre numa das minhas futuras compras? Parece ser interessante e sempre leio grandes elogios ao autor!
    Amei a sua resenha! Você tem um ótimo estilo: direto, coeso e de fácil compreensão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Quando irei tomar vergonha na cara e ler algum livro do Carlos Ruiz Zafón? Sério, faz tempo que várias pessoas vem me indicando os livros dele, mas eu nunca os leio. Acho que vou começar lendo por "A Sombra do Vento" ou por "Marina" mesmo. Parabéns pela resenha Igor. Você deixou bem clara a sua opinião e as emoções que sentiu com essa leitura.

    Abraços,
    http://livrosempauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não sabia que era assim o livro.
    Fiquei curiosa e quero ler, rs.
    Parabéns pela escolha do livro e pela resenha.
    Abs,

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nossa,eu quero muito ler esse livro. Estou quase comprando,e com sua resenha deu mais vontade de ler ainda!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Um grande abraço e boa semana!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já estou com esse livro na estante. Já li e vou reler. Adoro Barcelona e a forma como descre é fantástica além da história que nos emociona a cada passo.

    Bjs
    Irene

    ResponderExcluir
  13. adorei a recomendação,. eu adoro livros de suspense, ja vou colocar na minha lista de desejados ^^

    beijos
    Tem resenha nova no blog,

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pensa numa pessoa louca para ler esse livro e com certeza vai pensar em mim! ashaish
    Eu só ouço maravilhas da escrita do Záfon. E Marina parece ser uma livro daqueles que você mergulha na história junto com os personagens, né?
    Amei sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  15. Até agora só li ótimas opiniões sobre o livro, acho que minha lista não vai diminuir tão cedo rs.

    Abçs

    Apaixonada por Livros

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a sua resenha.
    Estou querendo ler esse livro, fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história.
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha, como sempre são ÓTIMAS!

    Beijão;

    Fani | Hora da Leitura
    http://bloghoradaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já li A Sombra do Vento e admito que a escrita me surpreendeu positivamente (eu estava numa maré de azar para livros e esse foi um hiato super bem-vindo).

    Me interessei demais por esse, a resenha ficou muito boa, concisa e cativante também.
    Quando eu terminar a faculdade e voltar a ter dinheiro, está na lista dos que vou atrás.

    Parabéns ao blog, muita sorte e bem-venturança!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua resenha e a sinopse além é claro de sua resenha.

    Deve ser um livro muito interessante.

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha lido uma resenha deste livro e já tinha ficado com vontade de ler antes...
    Com a sua resenha agora, a vontade só cresceu. Porém, não estou podendo comprar nem dedicar-me a leituras por enquanto... Quando eu puder, com certeza, esse livro está na lista de desejados...

    Bela resenha! Explicativa sem dar spoilers! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  21. Sou completamente apaixonada pela escrita do Zafón! Não importa que o livro seja pequeno, ele é tão profundo em suas palavras que consegue facilmente ser mais denso que qualquer livro de 1000 páginas. Adoro Marina, e se gostou deste, tenho certeza de que você vai amar todos os outros livros do autor. Já li todos que foram lançados no Brasil, e um que ainda não foi também, pena que são tão poucos. Mas felizmente já já tá chegando mais. ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Já ouvi ótimos comentários sobre Marina, gostaria de ler muito O jogo do anjo.

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Ah, curti bastante a resenha hein! Esses temas sobrenaturais fazem um sucesso haaha mas é porque são realmente bons, beijoos!

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Não li ainda, mas ouvi falar muito bem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia