Resenha: A Lenda de Arion - O Círculo - L.S.Bertolino

Título: A Lenda de Arion - O Círculo
Autor: L.S. Bertolino
Sinopse: Imagine um conturbado internato em meio à ditadura militar brasileira. Depois, acrescente a ele um portal falho que, de uma hora para outra, resolve fazer uma viagem para outro mundo, levando consigo duas pessoas que se odeiam. Além disso, adicione um grupo secreto que reúne-se sob um Chafariz Congelado, um rei enlouquecido pelo poder e três reinos fantásticos em guerra. Muito? Esse é apenas o começo da aventura mais impressionante de todos os tempos.











Resenha:

Arion é mais um garoto entre tantos que é protagonista de uma história pessoal bem triste. Há cerca de um ano ele foi deixado, por seus pais, no internato Ferris, e desde então sua vida já não foi mais a mesma.  Desolado pelo “descaso” dos parentes, o menino não sabe ao certo qual foi o motivo desse abandono, mas sabe que em meio a tudo está a ditadura militar que assola a cidade do Rio de Janeiro e todo o resto do país. Definitivamente, Arion não possui uma vida fácil, muito pelo contrário, em Ferris apenas os fortes sobrevivem. Em sua nova casa ele terá que enfrentar seus medos, a diretora Agatha, que é sua inimiga declarada, e vários alunos incluindo a protegida da diretora: Ana.

Tudo o que Arion quer é fugir do internato e começar uma nova vida, porém não é tão fácil fugir de um local tão protegido quanto o Ferris. Mas é como dizem: “Tudo é possível” e é nisso que ele acredita. Dessa forma, ele encontra uma saída, mas tem seus planos frustrados por Ana, e é então que algo bem diferente e estranho acontece: um portal abre-se e transporta os dois para um reino onde tudo é diferente. Entretanto, isso não quer dizer que tudo é mágico e fácil. Arion e sua inimiga terão que enfrentar batalhas, desavenças, as mudanças, a mentira, vão tentar encontrar o caminho de volta e aprender o verdadeiro significado de uma guerra


Lucas Bertolino, o autor, foi muito feliz ao desenvolver esse livro. Confesso que entrei com o pé esquerdo na leitura, mas pude mudar totalmente o meu conceito em relação a ele nas primeiras páginas do livro.  Um mundo descrito por Lucas foi tão mágico e intenso, ao mesmo tempo, que me deixou grudado durante horas nas entrelinhas da narração. E por falar em narrativa, não posso deixar de falar da incrível estrutura do texto. Simplesmente demais. Em nenhum momento a leitura tornou-se cansativa e chata, muito pelo contrário. Logo de cara podemos perceber como a diagramação ajudou, pois todos os detalhes não passaram despercebidos e não tomaram nenhum destaque maior do que deveria.  

Os personagens que dão vida ao livro são tão reais e humanos, apesar da obra ter um lado de fantasia, que conseguem cativar rapidamente. Com erros e acertos, eles possuem a medida exata para se tornarem produtivos durante toda a leitura. Mesmo mostrando uma realidade bem complicada, o livro também apresenta algumas sátiras e pitadas de humor que deixam tudo mais atrativo. 

Adorei como Bertolino introduziu no enredo o tema da ditadura militar – que eu adoro – e como ele tratou o mundo fantástico com a seriedade, pois em alguns momentos da leitura pensei que Arion estava mesmo enfrentado a ditadura, mesmo estando bem longe dela. Sacou a jogada? Achei bem legal isso. O livro é sim esse mar de maravilhas, porém a única coisa que eu não gostei foi como o autor tratou uma das minhas personagens preferidas, a Ana, com certo “descaso”. Não que ela tenha sido esquecida na leitura, mas ela foi bem massacrada e apesar de seu gênio e todas as suas maldades ela conseguiu atingir o meu coração. ~ Fiquei apaixonado por ela, vê se pode? ~

Agradeço ao Lucas a maravilhosa oportunidade de participar desse BookTour e dizer que estou mega curioso para saber o que irá rolar nos próximos dois volumes da trilogia. Espero que tudo continue com o incrível ritmo com que o primeiro terminou. Super recomendado.  


6 comentários:

  1. Oi Igor!
    O Lucas foi muito feliz na escrita do livro mesmo, ele está de parabéns!
    Também achei genial a sacada da ditadura!
    E eu também gostei da Ana, apesar de tudo, fiquei torcendo por um romance desde o começo hehe!
    Beijão querido, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Poxa será que acho no 4shared esse livro? ;s

    Uma boa semana querido escritor do blog, já acompanho suas atualizações, e se puder me seguir também agradeço desde já ;]
    http://obscure-meianoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou carente ( mesmo ) de literatura Brasileira. Meu professor me indicou algumas, mas esqueci de anotar aí já viu né. Pelo nome, pensei até que fosse relacionado a estórias tipo as brumas de avalon ou senhor dos anéis. Ta aí, gostei muito da resenha, incluído na wishlist.

    Fleurs en Papier

    ResponderExcluir
  4. Igor, a resenha ficou fantástica! Não tenho nem palavras para agradecer a maneira como vocês, blogueiros, ajudam a divulgar as obras dos autores novos, como eu. Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Prometo que Ana terá um destaque bem grande em "Asaari", e vai surpreender muita gente. Espero você na divulgação do segundo livro!
    Grande Abraço!

    Mais informações: http://www.alendadearion.blogspot.com/ (inclusive links para baixar O LIVRO TODO, Be Fontana)

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa resenha vou tomar vergonha na cara e lê o livro. Eu o tenho, mas ainda me falta tempo. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro mostra uma coisa muito boa:como a literatura brasileira vem melhorando a cada ano nos últimos tempos. E muito legal ver resenhas de livros brasileiros em blogs.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com
    @BlogTLP

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia