Resenha: Terra Ardente - Janice Diniz

Título: Terra Ardente
Autor: Janice Diniz
Sinopse: Karen tem má fama na cidade. Envolvida com corridas de cavalo, dívidas que podem levá-la à falência e uma vida afetiva que segue a regra dos três encontros e nunca mais, ela não pode fracassar. No seu encalço, dois fazendeiros ambicionando tomarem-lhe a propriedade. Com a vida em risco e sozinha num lugar hostil, ela tenta sobreviver e cuidar da avó e do filho. Se for preciso, seduzirá o delegado de polícia de Matarana para protegê-la – um caubói da lei que se comporta como um xerife durão do velho-oeste americano. Mas Karen não é a única mulher em apuros. A jornalista Nova Monteiro investiga um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores. Abandonou o sudeste para ficar ao lado do homem que ama desde a infância. Um amor que tem tudo para não se concretizar. O que Nova não sabe, porém, é que, segundo boatos, a chuva de cinzas na estação do estio não é somente das queimadas, mas também dos corpos dos forasteiros que se metem com os poderosos da região. Assim, ela faz duas descobertas: que luta pela causa errada e que o amor verdadeiro é um sentimento bruto que pode nascer do medo. Matarana, a cidade das aparências, onde nem sempre o mocinho é bom e o vilão, mau. Um faroeste moderno com mulheres fortes, homens destemidos, pistoleiros, matadores de aluguel e paixões devastadoras. A humanidade posta à prova em situações-limite.

Resenha:

Com uma narração maravilhosa o livro Terra Ardente é mais um daqueles que conseguiu me surpreender. O livro começa falando sobre Maranata, uma cidade que possui o ar do antigo faroeste norte-americano localizada nas “entranhas” do Brasil. Marcada pela lei dos mais fortes a cidade é o local de personagens fortes e bem complexos que fazem da trama do livro algo bem diferente. Somos apresentados a personagens tão bem construídos que nós leitores acabamos nos tele transportando para Maranata.

Karen Lisboa uma mulher tão forte e, ao mesmo tempo, encantadora quanto um diamante é uma das personagens principais da trama. Dona de uma vila que não é uma das melhores da região, a moça tem que sustentar sua avó, uma senhora bastante cativante e real, e seu filho, um adolescente que está na flor da idade. Com pouquíssimas rédeas, Karen não possui vergonha e é capaz de tudo para conquistar o que quer. Essa poderia ser mais uma das mulheres “normais” da pequena cidade, afinal ela tem sua família, é dona de seu próprio negócio e aparentemente não tem problema nenhum com a sociedade. Mas como tudo na vida tem um “porém” ou uma “vírgula”, ela não é tão bem vista na cidade quanto parece. Cheias de dívidas e em meio de uma batalha de território com os dois maiores fazendeiros da região, Karen tenta com seus vícios (ler-se: homens e corridas de cavalos) livrar-se das regras impostas pela sociedade e dos seus complicados relacionamentos. 

Somos apresentados também a Nova Monteiro, uma jornalista recém chegada na cidade, dona de uma forte personalidade e louca para ter as respostas para suas dúvidas. Dessa forma, Nova acaba se envolvendo em investigações sobre algumas contratações de mão de obra de um dos affair de Karen Lisboa. Com tamanha força de vontade e coragem Nova percebe que Maranata não é um lugar para fracos.

Também temos personagens masculinos que possuem personalidades tão distintas que constituem uma trama que é de tirar o fôlego do leitor. Rodrigo, Dolejal, Franco, Cristiano e tantos outros possuem histórias singulares que são entrelaçadas ao caminho das personagens principais.  

Sem dúvidas Terra Ardente é um livro que mistura ação, aventura, suspense, brigas, dinheiro, poeira, coragem, confiança e um sentimento que move a vida de todos que constituem o enredo do livro: o amor. Repleto de momentos incríveis o livro conta também com várias cenas eróticas – que dão ao livro um ar mais real –, palavrões e muita emoção.

Apesar de ser um romance e eu não ser tão fã assim do gênero, Terra Ardente é um livro surpreendente. Eu poderia passar horas e escrever várias linhas sobre os personagens e cenários que são apresentados e descritos no livro, mas vou deixar vocês na vontade. Janice Diniz criou um livro em que os personagens são tão fortes e reais que acaba deixando a leitura mais prazerosa.  

Não posso deixar de agradecer a autora pelo envio de um exemplar do livro autografado e pela grande ideia de escrever um livro que pode me dar à ótima experiência de lê-lo.

23 comentários:

  1. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre esse livro, achei o tema bem legal, afinal eu adoro cowboys (tá eu sei que é uma estória nacional, mas eu gosto).

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana (: Que bom que gostou da resenha, fico feliz. O livro é ótimo, super indico!

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Igor,

    Primeiramente, eu que agradeço por você ter entrado em contato comigo pedindo a parceria. Adorei a resenha e a atenção que deu ao meu livro, lendo-o logo depois de recebê-lo. A série Matarana, que dá nome à cidade, nasceu para sacudir um pouco o estabelecido e foi bom saber que aconteceu isso com você!

    Um abraço forte, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice *-*

      Que bom que gostou da resenha e eu é que agradeço pela sua parceria! Seu livro é ótimo e você está de parabéns! Realmente a cidade sacudiu bastante toda a trama!

      Abraços.

      Excluir
  3. Ótima resenha, Igor :D

    Nossa pela capa pensei que fosse outra coisa, mais realmente é completamente diferente, e me surpreendi, fiquei bem interessada nesse livro \Õ/

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia *-*

      O livro é demais e eu super te indico! Se puder leia (: É realmente ótimo.

      Abraços.

      Excluir
  4. Salve man! Retribuindo a visita, aproveitando para ler e seguir. Ótimo blog e conteúdo...

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser realmente bom, Igor, mas ele me passa um quê de novela. E como eu tenho um certo preconceito em assisti novela, eu estranho um pouco o livro. Mas mesmo assim achei ele bem interessante, e seria uma leitura diferente da que estou acostumado.

    Abraço,
    restaurantedamente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu senti a mesma sensação antes de ler! Resultado? Me surpreendi. Acho que vale a pena ler ele :}

      Abraços.

      Excluir
  6. Ola....
    Td bem?
    Obrigada por seguir meu blog. Ja estou te seguindo!!! Achei seu blog mto interessante!
    Um grande beijo.
    Virei sempre comentar aqui *-*

    http://simplesesereno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você seguiu o blog :] Sempre que der passe por aqui. Vou adorar ver seus comentários aqui ^^

      Abraços.

      Excluir
  7. Esse livro parece ser muito legal :)
    Obrigada pela visita!
    Também gostei do seu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é demais :} Adorei a sua visita também! Fico feliz que tenha gostado do blog (:

      Te espero mais vezes!

      Abraços.

      Excluir
  8. Obrigada pela visitinha :)
    Ja estou te seguindo também!
    Adorei o blog .. bjinhos!

    www.itsessence.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina (;

      Que bom que você gostou do blog ^^ Fico bastante feliz por isso.

      Abraços.

      Excluir
  9. Oii. obrigado por ter ido ao meu blog, nossa aqui é mto legal. tbm to seguindo vc, adorei o post do "amor pra recordar"! bjos :**
    www.nolascomarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Aquele momento em que você escreve asneiras e tem que redigir.
    Já estou seguindo :)

    Pela sua resenha, fiquei com curiosidade para ler esse livro. Ahh, que sorte, um livro com dedicatória da autora, que sortudo! *--*~

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler Terra Ardente! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Estou aqui retribuindo a visita!
    Tenho visto ótimas resenhas a respeito desse livro, estou muito curiosa para lê-lo. Adoro romances!

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ahh esse livro é sensacional!
    É mesmo muito bom e a narrativa da Janice arrasa!
    Amei tudo: personagens, narrativa, história, desenvolvimento...Tudo!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Eu não gostei da capa, pois ela não me chamou a atenção, nem a sinopse, mas a resenha muda tudo. O livro parece ter um diferencial que eu não tinha visto depois da resenha. Acho que um dia vou lê esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia