Resenha: O Portal - Eliane Raye

Título: O Portal
Autor: Eliane Raye
Sinopse: "Os sinais escondem um mistério que poderá mudar o rumo da história." Elizabeth Macwood foi criada em Nova York. Filha de um grande empresário americano, Robert Macwood, decide acompanhá-lo em seu novo compromisso no Brasil. Após uma noite agitada, Elisabeth acorda com três sinais desconhecidos rasgados em suas costas e uma súbita amnésia que a faz se esquecer dos acontecimentos que geraram as marcas. Em uma busca incessante para desvendar o motivo dos sinais, Elizabeth se vê envolvida em histórias inacreditáveis, verdades, mentiras, símbolos, viagens no tempo, medos, supresas e paixões inesperadas. Ambientado nas cidades de Nova York e Rio de Janeiro, O Portal apresenta um enredo de enigmas, no qual a autora Eliane Raye nos conduz em suspense até o último momento, em reviravoltas inusitadas. Um romance com personagens marcantes em que todos apostam a própria vida para descobrir a verdade.

Resenha:

Narrado em terceira pessoa, o livro apresenta ao leitor personagens cativantes, “normais” e comuns, porém cada um com seus problemas e mistérios. O livro foca em Elizabeth, mais conhecida como Lizze que acaba de se mudar de Nova Iorque, onde morava com sua mãe, para ir morar no Rio de Janeiro com seu pai. No Rio a mais nova moradora da cidade começa a descobrir a sua nova moradia, assim como vai construindo seus novos hábitos. Com problemas como qualquer outro jovem da atualidade, Lizzie tem que enfrentar a recente separação de seus pais, nova faculdade (inclui-se aqui também professores e matérias terríveis), pessoas e novos amigos. 

Logo no seu primeiro dia de aula na PUC, sua nova universidade, ela acorda atrasada e com terríveis dores pelo corpo, mas mesmo assim ela decide assistir aula. Ao chegar às aulas Lizze percebe o quão diferente é o método de ensino e como sua vida acabara de dar um giro de trezentos e sessenta graus. Para sua sorte ela conhece Flávia, a bibliotecária da instituição, e logo se torna uma boa amiga. Juntas elas percebem algumas marcas nas costas de Lizzie, acontecimento que assusta as duas, uma vez que Lizze não se lembra de onde aquilo surgiu. Com ajuda de Flávia e Leonardo, um jovem amigo e estudante do curso de medicina, ela tenta descobrir o que aconteceu naquele dia e o que significa aquelas marcas. O que a jovem não sabe é que muito mistério ainda a espera.

Em buscas desses significados e pistas, ela acaba se lembrando de um passeio que fez com um amigo italiano que conheceu em Nova Iorque e de como ficou tonta em certo momento.Nesse ponto da trama, ela consegue se lembrar de uma jovem bastante misteriosa que entrega para ela uma chave e um recado escrito num pequeno papel. É com essa descoberta que ela cai, ainda mais, no mistério das marcas. 

O livro também conta com os seus vilões, que dão um ar de mais suspense ao livro, traições, ameaças, com o lado sentimental da protagonista, com os encontros e desencontros e com vários detalhes que contribuíram para um final.

Como disse lá em cima, os personagens do livro são bem simples e uma coisa que percebi foi tamanha simplicidade da estória, que apesar dos inúmeros mistérios a trama não conseguiu ser tão complexa - isso não quer dizer que o livro tenha deixado de ser bom – quanto o esperado. Notei também como a personagem principal deixa de ser legal e passa a ser mais uma mocinha chata e irritante. Posso compará-la a várias outras mocinhas famosas que conseguiram esse feito. Outro ponto que achei que faltou no livro foi à exploração de personagens como Flávia e outros. Conseguir ver que em alguns momentos cruciais da leitura a autora deixou tudo mais leve e superficial, digo isso porque o livro tem alguns mistérios e acho que eles precisam de algo mais intenso e profundo do que a leveza com que foram descritos.

Eliane Raye, conseguiu conduzir o livro de uma forma bem peculiar e interessante. Apesar de algumas falhas simples o desfecho do livro conseguiu me surpreender e me deixar bobo. A capa desse livro é bem curiosa e extremamente interessante. Para quem curte um romance com doses de suspensa essa é uma boa pedida.


6 comentários:

  1. ótima resenha, mas o livro não me chamou muito a atenção. A história é interessante, mas não achei muito instigante.

    Abraço, Joshua

    ResponderExcluir
  2. Não sei o quanto esse livro me interessou. Você mostrou alguns pontos negativos, não gosto quando as histórias oscilam entre o descritivo e o superficial :s

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler O Portal! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha, vou ler.. concerteza. adorei, bjos tô passando sempre por aqui para ver as novidades :*

    nolascomarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor!
    Uma pena que o livro é mais simples do que o esperado e que a personagem acabe sendo irritante.
    Fiquei curiosa, mas, por enquanto, não é um livro que eu leria nesse momento, estou focando mais minha leitura naquilo que realmente chama minha atenção, sabe?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Bem o livro me parece ser bom por conta do mistério da marca e como ela vai desvendar tudo além é claro da perda da memorias e dos problemas normais da sua vida. Parece ser interessante, mas não leria no momento.

    Beijos!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia