Resenha: O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

Título: O Nome do Vento - A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia
Autor: Patrick Rothfuss
Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

Resenha: 

Primeiramente devo dizer que esse livro é totalmente diferente de tudo que eu já tinha lido. Totalmente inovador, o livro, por sua diagramação, tinha tudo para não me agradar, pois é consideravelmente longo (656 páginas) e possui uma fonte pequena. Porém, para a minha felicidade, o livro me agradou tanto que entrou para a lista dos meus favoritos. 

Sendo o primeiro livro da série A Crônica do Matador do Rei, O Nome do Vento veio com uma notável diferença: a narração. É quase impossível ao ler a obra você não perceber o quão rico a leitura se torna. O autor, apesar da complexidade da obra, não é o dos mais detalhistas, porém ele consegue criar uma atmosfera bastante rica e interessante.

Diferente de outros autores de fantasia, o autor apresenta a história de seu protagonista de uma forma bem peculiar. Logo de inicio conhecemos Kvothe (Kote), dono de uma hospedaria que está escondido de tudo e de todos, que rapidamente começa a contar seus “feitos” desde criança para um cronista chamado Devan Lochees. Confesso que estranhei a perspectiva de narração do autor, uma vez que ele intercala o passado e o presente de uma forma diferente. 

Dessa forma, conhecemos então todo o passado de Kvothe, o rapaz que cresceu no meio de uma trupe bem famosa dentro dos quatro reinos que vivia viajando. Foi nessas viagens que o menino de cabelo avermelhado junto com seus pais aprendeu os mistérios do teatro, circo e foi também o lugar onde aprendeu a cantar e atuar.  Sua vida muda rapidamente quando ele vê Abenthy, um recente membro da trupe, chamar o nome do vento. A partir desse momento Abenthy percebe o quão Kote é inteligente e por isso torna-o seu aprendiz. Logo, Kote com a ajuda de seu professor ele sonha a entrar na universidade. Mas sua vida dá uma virada e Abenthy sai de seu convívio e toda a trupe, inclusive seus pais, é morta pelo terrível Chandriano

Durante anos Kvothe vive em meio a uma confusão. Desiludido, sem teto e órfão ele tenta enfrentar seus medos com o pouco que lhe sobrou.  Porém, o menino nunca se esqueceu do tão sonhado sonho de entrar na universidade e por meio de seus talentos adquiridos ao longo dos anos ele consegue essa difícil façanha. É nessa atmosfera que o autor desenvolve a  bela estória do personagem principal,  muitas páginas contam como desenrolou-se a vida dele na universidade, como foi difícil ter amigos,  como conseguiu se destacar entre tantos e como conheceu uma bela jovem.

No livro, não se sabe ao certo se o protagonista é ou não um verdadeiro herói. Desde o início da leitura o leitor percebe que ele já é poderoso e que tem uma forte trajetória. Mas o que também pode ser percebido é que Kote se esconde atrás de um balcão. Dessa forma, é possível criar várias dúvidas sobre ele. Por que um herói se esconderia afinal?   

Como falei no começo da resenha esse livro é mágico e tudo isso se deve a incrível forma como Patrick a escreveu. Em um mundo totalmente fora do comum, o autor conseguiu construir algo novo, mas que possui várias semelhanças com a nossa sociedade e sem dúvidas isso contribuiu bastante para o diferencial do livro. Também é possível notar como o personagem principal conseguiu evoluir, como a sua vida foi dura (e em certos momentos dura até demais), como ele enfrentou algumas barras e como o seu talento o ajudou.

Por mais comum que pareça ser as estórias dos heróis em O Nome do Vento é notável como o nosso herói é totalmente diferente de tantos outros. Repleto de passagens cômicas, aventuras, decisões, muita mágica, erros e bastante dureza esse primeiro volume da série mostra o que a fantasia é um gênero que pode ser bastante explorado.

Claro que o livro tem seus pontos fracos que não posso deixar de citar como, por exemplo, o inicio da narrativa que achei bem lento comparado ao resto. Senti falta também da exploração de alguns personagens – poucos, mas que acabaram se tornando, para mim, fantásticos –. Mesmo assim esses pontos acabam se tornando um tanto que irrelevantes.  Esse sem dúvidas é um livro obrigatório na estante de qualquer fã do gênero. Mal posso esperar para ler a continuação já lançada por aqui e que se chama O Temor do Sábio.




19 comentários:

  1. Oi Igor!
    Uau, entrou mesmo pra lista de favoritos hein?
    Considerando o tamanho e o fato de não ser meu tipo favorito de leitura, no momento ele não me chama a atenção, apesar de todos os seus comentários mega positivos.
    Quem sabe um dia né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Uau!!!! Muy interessante...
    Eu com vontade de ler, realmente parece ser diferente de tudo.
    É bom livros assim.
    Sai da rotina.
    Amo livros assim ^^
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, mas acho que o tamanho nem me surpreende mais, depois de ter lido A Guerra dos Tronos, que chega a ter 600 páginas, acho que qualquer aventura literária eu aceito, rsrs.
    Resenha ótima, e gostei de como descreveu o livro.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  4. É impossível O Nome do Vento não entrar na lista de favoritos, bem, pelo menos de alguém que goste minimamente de histórias de fantasia. Patrick é um gênio na criação de histórias. Estou terminando O Temor do Sábio, e posso dizer que ele ainda consegue se superar com o segundo dia da história de vida de Kvothe.

    Abraço,
    restaurantedamente.com

    ResponderExcluir
  5. Oie! :D

    Eu gosto bastante dos livros do gênero e me interesso por esse, ao contrário de você me sinto mais ataída pelo livro quando tem muitas páginas, apesar de as letras pequenas não me agradarem. rs'

    Com certeza darei chance ao livro, apesar dos pontos negativos citados, acho que o livro vale á pena.

    Adorei a resenha!

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Por que você tinha que gostar tanto desse livro? HAHA Agora só fiquei ainda mais curiosa do que tava pra lê-lo e, com certeza, vou ter que passá-la na frente de várias outras leituras, rs.
    Adorei que você disse que a narrativa é totalmente diferente e que isso é o diferencial do livro. Tô morrendo de curiosidade pra saber como é essa escola de magia que o personagem que entrar e tal.
    Adoro demais literatura fantástica e tô pressentindo que vou adorar esse livro, assim como você.
    Ótima resenha! o/

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  7. Também estou esperando a continuação. ^^
    Parabéns pela resenha.
    O livro realmente empolga!

    ResponderExcluir
  8. Oi mocinho *-*
    Passando para agradecer sua visita ao meu blog... E dizer que estou encantada com o seu *-*
    Adorei a resenha, não conhecia essa Série e sou apaixonada por livros desse gênero *-* Certamente será um dos livros que comprarei esse ano *-*

    Beijoos =*

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor! Dei esses dois livros para meu filho mais novo e os dois foram "devorados" por ele. Ele disse que nunca leu algo tão bom e olha que ele lê muito.Parabéns pela resenha.
    Um ótimo final de semana pra você.

    ResponderExcluir
  10. Todos falam bem desse livro. Quero muito ler.

    Gostei muito da sua resenha, Igor.

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  11. ótimo post, Igor!
    também li o livro, logo escrevo uma resenha sobre, mas gostei muito do seu ponto de vista a respeito de O Nome do Vento. Acho que se tornou um dos meus livros preferidos rs

    Abração!

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ok! Agora fiquei mega curiosa com relação ao livro. Sua resenha me fez viajar um pouco - e isso é bom porque vi algumas cenas que talvez esteja no livro - Adorei de verdade.

    Eu quero.

    ResponderExcluir
  13. ótimo post, me deixou com mais vontade de ler esse livro.

    Passa no meu blog? Tem Promoção:
    http://just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Essa é a segunda resenha que vejo so livro, fiquei curiosa para ler, acho que mais pelo fator inovação... Parabéns pela resenha, ficou muito bem articulada.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii, parece que o livro é bem interessante, pela resenha adorei! Fiquei com muita vontade de ler!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me deu vontade de ler esse livro, parece ser bem interessante!

    Beijos, Paati'
    http://livros-resenhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Li esse ja, e um dos melhores que ja li
    a historia é fantastica
    vou começar o segundo e sei que vou me surpreender mais ainda
    otima resenha parabens =)

    ResponderExcluir
  18. Não tinha me interessado até agora por esse livro.
    O autor não ser muito detalhista me agrada, e a quantidade de páginas também! gosto de livros grandes.
    parabéns pela resenha! ;)

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é simplesmente fabuloso. Assim como aconteceu contigo, esse livro entrou facilmente na minha lista de preferidos. Sinceramente não tinha como eu ñ julgá-lo incrível, pois ele tem tudo que me agrada mais num livro: uma estória bem construída, mistério e fantasia, um protagonista que não é nem de longe tido como perfeito, personagens aparentemente despretensiosos que passam a se mostrar inteiramente dignos de admiração, tudo isso e muito mais misturados numa narrativa que empolga, cativa, diverte e emociona. Quer coisa melhor?????
    Terminei de ler o segundo volume da série na semana passa, o livro é beeeem maior que o primeiro (são 960 páginas), mas o conteúdo não deixa a desejar. Devorei-o vorazmente e garanto que é maravilhoso!! Agora estou louca pra ler o terceiro, espero que seja publicado logo.
    Adorei sua resenha, querido, vc conseguiu ressaltar bem os pontes fortes da trama, ficou ótima!

    Bjinhos!

    Swan
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia