Resenha: Quarto - Emma Donoghue

Título: Quarto
Autor: Emma Donoghue
Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.




Resenha:

Narrado na voz terna e doce de Jack, Quarto é um livro simplesmente fantástico que consegue mostrar como uma criança enxerga uma dura realidade.

Com apenas cinco anos, Jack vive com sua mãe em um quarto. Longe de tudo e de todos, ou até mesmo, como o pequeno gosta de chamar o mundo, o Lá Fora, Jack aprende a conviver com sua mãe em um mundo só seu. Para ele, o quarto é tudo. Lá é local onde ele brinca, onde chora, onde fica malcriado, é onde faz tudo. O que ele não sabe é que o seu mundo é na verdade a sua prisão.

Junto com a Mãe, ele come, pratica exercício na pista, toma sol com auxílio da Clarabóia, toma banho, lava suas roupas na banheira e até assiste a Dora. Os dois já têm uma rotina formada, cada dia eles fazem algo. Porém tudo isso só é válido durante o dia, pois à noite ele vai para o armário onde pode ficar livre da terrível visita do Velho Nick. Para Jack o visitante é sinônimo do bem, já para a Mãe o Velho Nick é seu maior pesadelo. Durante essas visitas noturnas, Jack conta quantas vezes ele ouve o ranger da cama. 

Com as frequentes perguntas do menino a Mãe se ver em uma difícil missão: Tirá-los de dentro do quarto. Junto com Jack, ela bola um plano que conta, principalmente, com a coragem do menino para tirá-los de lá. Mas será que eles estavam preparados para isso?  
Imagine você viver em um local onde você deposita tudo e só acredita que só existe aquilo e do nada você tem que sair de lá e procurar ajuda? Bem complicado não é? Jack, com seus cinco anos de idade, carregou todo esse peso em seus ombros para salvar ele e sua mãe. 

“- Eu sentia você chutar.
- O que eu chutava?
- A mim, é claro.
Sempre rio desse pedaço.
- Pelo lado de dentro, tum,tum – a Mãe levantou a camiseta de dormir e fez a barriga pular. – Eu pensei: O Jack está chegando. Logo de manhã cedo, você saiu escorregando para o tapete, com os olhos arregalados. [...]
- Você cortou o cordão e eu fiquei livre. Aí eu virei um menino.”  Página 16

Escrito por Emma Donoghue, esse livro tem o poder de mudar a mente de quem o lê. É impressionante o quanto você fica por horas e mais horas refletindo ao final da leitura. Nunca, em toda a minha vida literária, eu torci tanto por um personagem e um possível final feliz. A pressão psicológica que esse livro carrega é mais do que um simples sequestro familiar, pois ele tem por trás todo um processo de readaptação e inclusão social.  

Os diálogos do livro são lindos e cativantes. Totalmente na linguagem de Jack, nele encontramos aqueles velhos trocadilhos que as crianças são acostumadas a usar e toda uma simplicidade que deixa o livro mais complexo ainda. Os personagens são totalmente cheios de conteúdo, cada qual com seu próprio mundo e com suas qualidades e defeitos.

Desde que vi o livro fiquei louco por sua sinopse e posso afirmar que não deixa nem um pouco a desejar. O conteúdo do livro é dez, toda a divisão dos capítulos e a forma meiga e, ao mesmo tempo, forte.

Sem dúvidas esse entrou para os meus favoritos e posso afirmar que é uma leitura obrigatória para todos os leitores. 

22 comentários:

  1. Só leio e ouço comentários positivos em relação à esse livro. Adoro histórias onde um personagem principal é uma criança e vemos tudo aos olhos dela, e nós, de fora, sabemos o que ela realmente está vendo. Acho que esse livro vai me fazer refletir muito, e como eu gosto de livros assim, espero conseguir lê-lo em breve.

    Abraço,
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a resenha, Igor! Despertou a vontade de lê-lo, fiquei super curiosa!

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visitá lá! :3

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor, gostei muito da resenha. Ainda não conhecia o livro, ele parece ser legal, mas não gostei tanto..

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quarto é o melhor livro que já li em minha vida, simplesmente excelente. Jack é um personagem cativante e analisar toda a situação sob a sua ótica foi a grande sacada da Emma.

    ótima resenha!

    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Igor, acho que foi uma das melhores resenhas que você já fez, senão a melhor!
    Parabéns, adorei!
    O livro deve ser muito bom e torturante ao mesmo tempo, gosto de livros com esse impacto psicológico, mas, ao mesmo tempo, deve ser difícil de ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler Quarto! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Igor! Já tinha visto a capa desse livro, mas não havia prestado muita atenção nele ou procurado saber, porém ao ler a tua resenha me arrependi amargamente por ainda não telo adquirido. A história parece ser tão profunda e intensa, além de complexa pelo próprio enredo. Nunca li algum livro em que o personagem principal fosse uma criança, porém parece ser muito interessante ainda mais numa história assim.
    Gosto de leituras complexas, quase que obrigatórias, que me façam refletir e que consigam me encantar. Acho que isso conseguirei com esse livro!
    Fiquei muito feliz em "descobrir" este livro através de uma resenha tão maravilhosa. Realmente parabéns!

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada sobre o livro, mas sempre vejo a capa pela blogosfera. Mas parabéns, fico triste por não ter lido ainda, pois adorei a resenha. Adoro livros desse gênero.

    Abraço
    http://linhasdeencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Somente pela essa brilhante resenha já valeria a pena adquirir esse livro. e vou adquiri-lo. Boa dica. Abçs. Bom finde.

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a achar que alguma força maior quer realmente que eu compre esse livro,rs. Ando especialmente interessada nesse tema e desde que vi O Quarto pela primeira vez ele vem aparecendo em todo lugar onde vou. Gostei muito da sua resenha. Parece-me que não seria uma escolha ruim, afinal.
    Um beijo ;*
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Igor! Quanta honra receber vc no cantinho! Então você é um apaixonado por livros, hein? Somos irmãos! Vou amar isso aqui! Parabéns pelo sucesso, pelos amigos, pelo bom gosto e pela coragem! Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  12. Adoraria voltar ao tempo e ser criança de novo e crescer dentro de um mundo só meu.
    Obg pela visita volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  13. Olá Igor, como vai?
    Vim retribuir a visita e me deparei com esse blog maravilhoso.
    Estou encantada com suas resenhas!
    Uma das minhas metas para 2012 é voltar a ler como antigamente e sua resenha de Quarto que me deixou com "água na boca".
    Claro que já estou te seguindo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Interessante a história do livro, gostei, vou procurá-lo para ler.
    Obrigada pela visita e comentário ao meu blog, e igualmente, adorei o seu espaço, é autêntico e alegre. Do post então, nem se fala, adoro livros, principalmente aqueles no qual ainda terei oportunidade de ler. =)

    Estou te seguindo também!
    Um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  15. Bem legal o livro ^^
    Gostei!
    Estou seguindo de volta. Adorei seu blog também
    beijo
    http://ins--piracoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Igor!!!
    Ainda bem que vc me achou, pq aqui perece ser muito legal!!!!
    Vc conseguiu aguçar a minha curiosidade sobre este livro!!!
    Bjs e vou conhecer mais do blog!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Igor!

    Retribuindo sua passagem em meu blog... vim agradecer sua visita.

    Fico pra te acompanhar...

    Beijo doce

    Sil

    Obs: Parabéns pelo blog! Excelente!!!

    ResponderExcluir
  18. So pela sinopse e pela sua resenha, ja meu uma grande vontade de ler o livro, é como se o livro te obrigasse a ler, muito bom, quero muito ler, tbm gostei muito do seu blog e tbm estou seguindo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falr nesse livro...bem legal mesmo!Bela resenha!
    BJus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu sou louca para ler esse livro desde a primeira vez que li a resenha e espero ansiosa a oportunidade de tê-lo em mãos. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  21. Acho que essa é a segunda resenha que vejo sobre este livro. A primeira já havia despertado meu interesse, e agora, com essa sua resenha mais que maravilhosa, eu fiquei realmente curiosa para lê-lo. Parece ser um livro incrível, doce, mas bastante intenso, né?
    Vou procurar lê-lo em breve.
    Adorei sua resenha, de verdade, parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Já faz um tempinho que quero ler este livro, na verdade desde a primeira resenha que li dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia