Resenha: O Voo da Estirpe - Adriana Vargas

Título: O Voo da Estirpe
Autor: Adriana Vargas Aguiar
Sinopse: O Voo da Estirpe é um romance contemporâneo com alusões psicológicas, o qual a personagem, Clarice conversa com os sentimentos em busca de soluções para seus conflitos interiores; escritora, ela tem pesadelos com seus personagens, um deles, Klaus, um homem que a persegue nos sonhos, e agora o faz na vida real. Ela tenta descobrir o mistério que envolve tal perseguição, hora como caça, hora como caçadora, e acaba descobrindo muitas revelações que enaltecem o sobrenatural e a mais profundas mudanças no eu interior do ser humano existente em si. Um livro que tocará profundamente em alguma parte dentro de cada um de nós. A cada momento, há uma oportunidade de identificação com os grilhões provocados pelo cotidiano. Sabe aquelas situações que vivemos, sentimos ou fazemos quando ninguém vê? E aquelas outras que são difíceis de se admitir? Este romance centra-se no pensamento da personagem - sentido, vivido, chorado e regenerado de modo visceral, entre o linear - vida e morte.

Resenha: 

Narrado em primeira pessoa, O Voo da Estirpe é um livro muito mágico e arrebatador. Nele somos apresentados a Clarice, uma jovem mulher que escreve para um jornal local de sua cidade. Somos apresentados também a todas as confusões sentimentais e existenciais que a personagem sofre. Solitária como só ela, Clarice tenta vencer todos os seus conflitos, até que como um jogo do destino tudo ao seu redor se transforma. Ao perceber a constante e incomoda presença de um homem de paletó marrom em todos os lugares em que estava ela começa a notar que sua rotina e vida já não eram mais as mesmas. Isso tudo muda com um simples e explosivo encontro dos dois em um banheiro de um restaurante.

Nesse ponto da estória, o enigmático homem de paletó começa a aparecer e mudar todo o enredo do livro. Klaus é um jovem solitário que vê em Clarice a chance de aproveitar cada segundo de sua vida. Descontroladamente apaixonado, Klaus tenta de todas as formas se unir ao seu amor. A cada novo encontro, a cada beijo, a cada conversa jogada fora eles percebem que todo esse sentimento é algo mais forte que eles previam. Até então, o livro parece um romance como outro qualquer, mas o que o diferencia é que Klaus possui uma doença em estágio terminal.

Clarice mesmo com esse grande sentimento por Klaus ver-se em um mar de conflitos pessoais e em um oceano de dúvidas. Será que vale mesmo enfrentar tudo pelo amor? Ou será que fugir, dessa forma acabar não vivendo esse amor, é a melhor solução? Para Klaus, o amor dos dois é maior que qualquer outra coisa e pode ultrapassar tudo. O que ele quer é apenas ser feliz, mas a sua felicidade é Clarice e vice-versa. A única coisa que pode separá-los é o tempo, que nesse caso é o maior inimigo do casal.


[...] A sua loucura toda misturada com a minha, resultava uma química inexplicável.  Éramos dois loucos descobrindo que viver era algo fascinante. A vida hoje era uma aventura insólita.  Página 69.

O Voo da Estirpe é um livro encantador de todas as formas e vertentes. Com uma mistura de poesia, prosa, autoconhecimento e descobrimento, o livro é um exemplo de romance que deixa o leitor querendo mais e mais. Acho que o livro mostra de forma clara o quão simples e complexo o amor pode ser. Amar e ser amado é algo forte e esse lado é bem explorado no livro.  

Adriana Vargas, a autora do livro, conduziu muito bem toda a narrativa. O desfecho foi de tirar o fôlego e muito cativante. Fazia tempo que eu não ria, chorava, suspirava, torcia e odiava alguns personagens -tudo isso no mesmo livro-  em uma leitura. Não sou o melhor especialista em romance, mas posso afirmar que o livro é emocionante e por isso entrou no meu Top 5 dos melhores livros em 2011.

Aproveito o espaço para agradecer a autora que me mandou um exemplar autografado e parabenizar pelo lindo romance. O que me conforta é que ele tem continuação, então já viu não é? Super indico a leitura e quem sabe num futuro próximo o livro não venha a ser sorteado aqui no blog?  (: 

31 comentários:

  1. Ah deve ser bem legal, gosto mt de livros de romances ^^.
    http://blogdaingridzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Otima resenha ! Igor é incontestavel o talento da dri né ")

    ResponderExcluir
  3. A escrita da Adriana é maravilhosa! E esse livro é lindo e envolvente!
    Parabéns pela resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de romance, mas esse livro parece ser legal. Gostei da resenha e desse novo layout. Vou procurar saber mais sobre esse livro.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor!
    O livro parece ser muito intenso, adoro sentir tudo isso que você sentiu na leitura!
    Espero me encantar como você se encantou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda!!
    Tenho muita vontade de ler esse livro.Além da linda capa, a estória parece ser ótima!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhh meu Deusss!!!
    Que coisa mais linda, Igor!
    Já passou o Natal e eu ainda continuo recebendo presentes! Poxa vida, me fez chorar.
    Fiquei na lista dos 5 Tops de 2011 tão encolhidinha - nova autora nacional, perto de tantos monstros sagrados da Literatura... Sabe Igor, o mais importante é saber que consegui fazer meu livro ser lido, pois quando terminei de escrevê-lo, esse era um sonho ardente e achava tão longe da realidade...
    Queria dizer que estou muito grata e muito feliz! Amei de paixão cada palavra de sua resenha, e certamente, Já coloquei seu nome à disposição das minhas duas obras que serão publicadas até Março pela MODO Editora, bem como os materiais que acompanham o kit dos livros. Jamais esquecerei de tudo que li aqui.
    Amei.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Parece um daqueles livros que dá pra passar a tarde toda lendo!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha Igor ! A Adriana escreve bem demais ! Tô louca para ler O Voo da Estirpe por dois motivos, a Adriana escreve bem demais ² e por ser um romance e eu sou apaixonada por romances..rs'... ainda mais se eles são triste... rs'.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita, pois o livro da Adriana é um show!
    Recomendo a leitura, ainda mais que é o 1º livro da série.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, tá linda!!
    Super curiosa, quero ler esse logo --*

    Laís

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor! Adorei a resenha! A capa desse livro é muito bonita! Vou esperar a promo hei... rsrsrsrs
    *.* abraços...
    Tá rolando promoção lá no blog, se poder paraticipar! São 3 livros + Brinde Supresa!

    http://pollymomentos.blogspot.com/2011/12/promocao-2012.html

    ResponderExcluir
  13. Gostei da Resenha Rapha, já quero ler esse livro a um tempo. Adoro romances kk
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser ótimo! E a resenha foi muito bem feita parabéns!

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ah que delícia de livro!
    Quase morrendo de vontade de ler!
    Ouvi dizer que a autora é excelente!:D

    ResponderExcluir
  16. Oie! obrigada pela visita lá no blog! Adorei o seu, bem diferente! XD

    Volte sempre! ;)

    ResponderExcluir
  17. Não venho no blog faz um tempinhoe não tinha visto o lay novo, ficou lindo, adoreei *-*

    Não conhecia o livro em questão, mas a história chamou minha atenção e sua resenha me convenceu, parece ser um ótimo livro. Quero ler (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser muito bom,gosto de livros em que um personagem é doente, nos faz refletir muito. Gosto também de conhecer novos livros nacionais, perder um pouco do preconceito.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser maravilhoso! Parabéns pela resenha Igor, ficou maravilhosa! Adoro livros que nos fazem sentir os sentimentos dos personagens, que nos prendem de verdade, vou procurar saber mais! Parabéns e muito sucesso para você, volte sempre ;)
    Beijos e até logo!

    http://adeusamadainfancia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Igor!
    Eu só conhecia o livro de nome, não tinha noção do que se tratava. Mas confesso que adorei sua resenha e fiquei curiosa para poder ler o livro também.
    Obrigada pela visita lá no Sook. Espero que volte mais vezes...
    Adorei o blog e já estou seguindo!
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Nossa, amei sua resenha e deu até vontade de ler.
    Faça sorteio e saiba que estarei participando ^^

    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha! Você escreve muito bem, parabéns mesmo! :)
    Eu nunca ouvi falar desse livro, mas fiquei super interessada por ser nacional e claro, por causa dos seus elogios! Parece ser um romance super diferente, e além disso inesquecível. Fiquei curiosa...
    Já foi pra minha wishlist :D

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  23. uau! pela sua resenha o livro deve ser mesmo envolvente. espero um dia lê-lo.

    =)

    ResponderExcluir
  24. Igor!

    Eu adorei a sua resenha! Muito boa. Fiquei super curioso com o livro, quero lê-lo. Adorei mesmo. Vou ficar esperando o sorteio hahaha. Então, é muito bom quando um livro surpreende tanto a gente né? Ainda mais quando é leitura nacional. Adriana parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  25. Sempre que eu venho aqui eu encontro esses livros diferentes! Parece ser muuuito legal, meio complexo e viajante também. Mas enfim, muito legal *-*

    Beijitos

    ResponderExcluir
  26. Nooossa!
    Parece ser um livro muito muito lindo. Mas esse tema me comove tanto que eu evito. Até pra não ficar repetitivo.
    Não conhecia o livro, nem a autora, vou procurar saber mais um pouquinho porque adorei :D
    Beeijos
    Jups | Booksworld

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser bom desde a capa até o conteúdo, curti a resenha. Ainda mais por se tratar de um livro nacional e um pouco diferente de tantos outros.

    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  28. Igor, é sempre muito bom experimentar tantos sentimentos em uma leitura! Isso demonstra o quanto gostamos de um livro e é essas sensações que permanecem após a leitura que nos fazem classificá-los como livros inesquecíveis!
    A história parece ser interessante porém não sou muito fã desse tema com romances impossível devido a um dos envolvidos ser portador de uma doença em fase terminal. Todo esse caráter dramático sempre me deixa tão triste! Gosto de romances com finais felizes e o fato de saber de antemão o que irá acontecer já me deixa um pouco amuada e triste! Talvez se descobrisse apenas no final, fosse melhor, quem sabe!
    Porém o livro parece ser interessante e pra ter se tornado um dos seus favoritos deve ter algo de diferente nele, com certeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Ai. Meu. Deus.

    Eu quero ler esse livro AGORA! Eu já era curiosa em relação a esse livro, a partir de agora, ual, estou mais ainda.

    Essa é a quarta resenha que leio sobre o livro, e o resultado é o mesmo: quem leu, gostou.
    Quero ver esse livro também!
    Obrigada por me apresentar a ele!
    Beijos,
    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Estou muito curiosa para ler o livro!A resenha ficou ótima, parabéns!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia