Resenha: O Preço de uma Lição - Federico D. e Gutti M.

Título: O Preço de uma Lição
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? 
Resenha:

Narrado em terceira e primeira pessoa, O Preço de uma Lição é um livro bastante jovem e leve. O livro acompanha a vida do protagonista, e a sua passagem do final de sua adolescência até o começo de sua maior idade. Mostrando todos os erros, encrencas, acertos e valores de um jovem nessa fase. Nele também é encontrada uma abordagem sobre o amor e as relações afetivas entre os jovens.

Logo de inicio começamos a acompanhar a vida de um protagonista que não possui nome, e que apesar desse detalhe, não se torna estranho em nenhum momento da narrativa. Também é apresentado ao leitor o “quarteto 21” um grupo que é era formado por esse protagonista e mais três amigos de infância que nasceram no mesmo dia, 21. Porém tudo muda quando os três amigos vão embora do país e deixa-o sozinho. Com o passar do tempo o personagem começa a fazer novos laços e novas amizades.

Bonito, simpático, charmoso, nerd, totalmente contra o uso de bebidas ou qualquer outra droga e romântico, ele sempre fez sucesso com a mulherada. Depois de algumas desilusões ele conhece Juliana em um churrasco e se apaixonada descontroladamente por ela. Depois desse churrasco, ele percebe que sua vida já não era mais a mesma.  Nessa parte do livro já é possível notar o quão rápido a estória evolui.

Desde esse encontro vários obstáculos entram no relacionamento do casal. Ele com 21 anos, ela com 15, pode até parecer clichê, mas no livro era algo bem assustador. Ele mora na capital, ela no interior. Fora que várias pessoas ao redor deles não acreditavam no relacionamento, pois achava tudo muito precoce.

Entre idas e vindas o casal passa por vários momentos, desde os mais felizes aos mais complicados de uma relação. Contado por esse lado mais jovem, acho que o livro é uma boa pedida para os fãs de romances que possuem a cada página uma mudança e algo meloso.

[...] Eu a amava muito e precisava dizer, não poderia guardar isso só pra mim. Queria que ela soubesse. Aliás, queria que todos soubessem, queria falar pra todo mundo.  Sentia um frio na barriga só de pensar em dizer isso pra ela. [...] Eu já era adulto, tinha 20 anos, como poderia render-me tão fácil a uma garota de 15 anos? Ela era apenas uma adolescente! Eu devia estar louco, estava prestes a  cometer outro equívoco.   Página 98.

Em meio a todos os problemas da juventude, os amores, as decepções, as intrigas, Federico Devito e Gutti Mendonça, os autores, tentaram mostrar o que um jovem pode sim amar.

Acho que o tema do livro é totalmente diferente de tudo que eu já tinha lido, mas que, infelizmente, me decepcionou. Apesar do ótimo tema, em minha opinião, os autores não souberam o abordar tão bem. Em contra partida, acho que a sinopse e o final do livro ficaram dez. Nessa parte eles souberam me cativar e me deixar pensando sobre todos esses dramas da adolescência.

Relativamente grande, o livro lançado pela editora Novo Conceito, possui 366 páginas e tem uma diagramação simples, mas que cativa. No geral, achei que o livro poderia ser bem melhor do que foi. 

31 comentários:

  1. Eu nunca tive esperanças sobre esse livro ! Sempre vejo resenhas negativas e tudo mais ! Sua resenha está ótima ! Mas creio que não vou ler o livro, pois se ele só fica bom no final :S E eu já cansei de ficar interessado pela história só depois do meio do livro ! Acho isso horrível !

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem nunca tive muita vontade de ler, e agora eu não tenho mesmo!

    Beeijo

    http://meumundomeioestranho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Achei muito legal seu blog... principalmente a ideia de postar sobre uma resenha de um livro. O que é pouco visto nos jovens de hoje: leitura e principalmente interesse nos estudos.
    Parabéns! A ideia foi ótima e o blog também é. Me encantei. Seguindo de volta.

    Beijos de luz, moço!

    ResponderExcluir
  5. Acho que dispenso hehe
    Não vi ainda nenhum comentário super empolgante sobre o livro, ele meio que decepcionou geral hehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá Igor !!
    Obrigada por visitar meu blog !! Fico muito feliz com os elogios :)
    Também estou adorando seu blog *-*
    Já estou seguindo :)
    Beijos

    Letícia
    Blog "Louca por Livros"
    http://www.louca-por-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Lindo aqui amei estou te seguindo
    obg

    ResponderExcluir
  8. Puts, cara meu em fim eu encontrei um Blog em que um Homem liderando kk, nossa é muito difícil meu!
    Também curti muito o seu blog o link muito interessante e os post's tbm, caramba o que tu falasse no comentário que tu me mandasse eu repito aqui:
    "Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!"
    Ei me add no msn, lá nós pode teclar mais!
    viniciuscomdeus@hotmail.com
    ahhh...
    Sim aí ta o link do meu Blog:
    http://www.palavrasdeumfriend.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii,
    esse livro ta aqui na minha estante esperando para ser lido!

    Obrigada pela visita, retribuindo e seguindo!

    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  10. Apesar de sua ótima resenha,infelizmente não consigo me interessar por esse livro...uma pena.
    Um forte abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. OI IGOR!
    AGRADECENDO TUA VISITA RETRIBUO.
    GOSTEI DE TEU BLOG.
    QUANTO AOS OBJETIVOS DO MESMO ACHEI LEGAL E DIFERENTE, UMA INFORMAÇÃO, VÁLIDA PORQUE, NÃO VOU LER ESTE LIVRO PELOS COMENTÁRIOS QUE FIZESTE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler O Preço de Uma Lição! Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá, esse é um dos livros que estão na minha lista de próximas leituras.
    Obrigada pela visita, seguindo aqui!

    Bjs!

    Romances e Livros
    http://livrosmelosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler esse livro e opinar sobre ele! Até agora todas as resenhas que li falam basicamente o mesmo que você e isso só me deixou mais curiosa hahaha

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita no meu blog e já estou seguindo também! Estou doida para ler o livro, ouvi falar que é bem legal! Espero que seja verdade esse negócio aí de 'Os meninos também são capazes de amar' haha.
    Beijos
    http://bookslooksecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pela visita e atenção =)
    Tbém já estou te seguindo!!!!
    sucesso!!!

    ResponderExcluir
  17. ja ouvi falar muito bem desse livro ^^

    parabéns pela resenha

    bju bju

    ResponderExcluir
  18. Olá Igor!!

    Gostei muito da resenha, dá para ter uma boa visão do livro e ao mesmo tempo perceber sua opinião sincera sobre ele, achei que você colocou muito bem seu ponto de vista ^^
    Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, confesso que não me chamou muito a atenção, e por enquanto não fiquei com vontade de lê-lo.
    Em relação a história, acho que, não só os jovens, mas as pessoas em geral não são bem assim com o protagonista do livro. Não generalizando, mas a verdade que não é bem esse o universo da maioria dos jovens. Pode parecer que as meninas têm uma visão "preconceituosa" em relação aos garotos, mas a verdade é que os valores e hábitos de nossa sociedade são outros. Achei o enredo meio ... forçado, não sei se essa é a palavra correta, mas de qualquer forma, não me cativou, apesar de concordar com você, a sinopse ficou ótima ^.~

    Até mais!
    :*
    @Leitora1
    www.aoleitor.blogspot.com

    Ps.: Obrigada pela visita e por seguir o Aos Leitores, fiquei muito feliz com a sua presença! ... Blog super legal, seguindo de volta ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi Igor!
    Também não gostei da história, achei que eles simplesmente nao souberam escrever =/
    E muitas outras coisas foram muito clichês ou irreais sabe?
    fazer o que né =/
    Beijoos


    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  20. Oi Igor!Não gostei do livro, a capa é linda, diagramação simples mais bastante fofinha, mas a história é decepcionante. Pleo menos para mim foi. D: Ótima resenha!

    Beijos
    Meire,
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie, obrigada por visitar o meu blog, que bom que gostou tento fazer o melhor Bye :D

    http://candysforyou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. O livro parece bom!
    Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  23. EU tenho a maior curiosidade de ler este livro, mas já vi algumas resenhas negativas e desisti, mas ainda continuo curiosa...rs Eu gosto de personagens sem nome, porque fica tudo mais enigmático...rs
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei bastante da resenha.
    O livro parece ser bom e quero ler, apesar de já ter lido algumas resenhas negativas.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá. Estou com este livro na fila para ler. Assim que terminar o que estou lendo e mais um de booktour que chegou hoje quero pegar este. Percebi que o livro é bom, nem chegando ao extremo de ser ruim nem ao extremo de ser ótimo. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Achei esse livro pésssimo ! Ainda mais pra quem jaleu coisas muito mais elaboradas.

    ResponderExcluir
  27. Nâo li o livro, mas gostei da resenha, gostei do blog e parabéns por gostar de ler, um passo para o sucesso rsrsr tudo de bom, voltarei.

    ResponderExcluir
  28. Este não é um livro que eu queira loucamente ler, já vi várias críticas negativas, mas também vejo muitas críticas positivas, então é impossível não sentir um pouco de curiosidade. Aquele "será que é tão bom mesmo?" que fica rondando a nossa cabeça haha
    Se eu ler um dia, não será esperando muito.
    Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. ola Igor!! vim retribuir a visita e agradecer por vc me seguir!! tb ja estou te seguindo! gostei sobre as dicas de leitura!! Nosso País é muito pobre culturalmente e qualquer iniciativa assim merece atenção!!
    bjokssssssss
    Ana Raquel
    http://blogdopassoapasso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. NOooooooooooooooossaa.. que vontade de ler esse livro.
    Ja anoteii aqui na lista dos "desejados". hehe
    Acho muitoo massa livros desse tipo, meio "teens", mas mostrando a realidade, mudança de idade e tal!! ;)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia