Claves Literárias #3


Oi gente!

Vamos conferir o primeiro Claves Literárias de 2012?
Para começar o ano bem, escolhi o livro que foi o meu Top #1 em 2011: Um Dia, de David Nicholls.





Um Dia conta a história de Dex e Em, Em e Dex. 
Através de um único dia, o 15 de julho, conhecemos a vida dessas duas apaixonantes personagens ao longo de 20 anos. Sim, apenas o dia 15 de julho de cada ano é relatado; ao terminar um capítulo, você não lê sobre o o dia seguinte, lê sobre o ano seguinte.

David foi genial em sua escrita, ele não deixa buraco algum na história, que é incrivelmente real e intensa. Ainda, apesar de a narrativa em si não ser romantizada, a história, em seu contexto, é extremamente romântica e linda. Me apaixonei por completo pelo livro, que me fez refletir sobre a vida. A história deixa claro o quanto nossas escolhas afetam nossos caminhos e o quanto pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

Assim, a música que escolhi como trilha para o livro é uma de minhas favoritas, também.

Tempo Perdido, da nacional Legião Urbana de Renato Russo, fala sobre a passagem do tempo em nossas vidas. Mostra que o ontem não mais voltará e nos lembra da importância do agora.





Tempo Perdido - Legião Urbana


Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...




Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...



Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...



Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...




Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...



Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!...


Repetindo a frase "Somos tão jovens", Renato nos transmite a sensação errônea que os jovens têm sobre "ter todo o tempo do mundo" e, assim, muitas vezes, postergarem atitudes porque são vistas sob a ótica do "posso deixar para depois". Porém, a mensagem da música é justamente o contrário, é um lembrete de como não conhecemos nosso amanhã e, por isso, precisamos viver o agora. Tal qual em "Um Dia", que me fez refletir exatamente sobre o quão importante é o presente.

Ainda, a música nos mostra que certos acontecimentos não podem ser controlados, simplesmente acontecem e que nada do que fazemos é perdido, tudo se transforma em aprendizado. Novamente, como David Nicholls também nos mostra através de Em e Dex.

Por fim, a música também nos fala sobre ter paciência, uma vez que tudo tem um tempo certo para acontecer.

Analisando a letra, agora, acredito que seja a visão de alguém sobre sua própria vida. Alguém que olhou para trás e lembrou de como acreditava que seria seu futuro quando era jovem, que acreditava ter todo o tempo do mundo e, agora, sabe que o tempo vivido não mais voltará. O "sempre em frente" tanto se refere à atitude desse alguém, em fazer suas próprias escolhas e dar seguimento a sua vida, quanto ao tempo, que, passado, não volta jamais.

Enfim, peço desculpas se me estendi, mas eu sou realmente apaixonada tanto pela música quanto pelo livro.

Deixo aqui, então, minha mensagem: carpe diem.

Beijos a todos!












Aione do céu! Putz começou o ano muito bem! Deixa eu falar logo que amei e me diverti um bocado com a assinatura! Eu adorei o post de hoje. Primeiro que você começou com um livro que parece ser lindo e segundo a música que você escolhe é demais. Legião Urbana é uma banda que dispensa comentários e essa música é uma das minhas prediletas. Pelo que você contou pra gente a música parece mesmo ter tudo haver com a estória de Em e Dex. E eu fiquei louco – mais ainda -  pra ler o livro.

19 comentários:

  1. Eu também pensei em uma do Legião!! "Os bons morrem jovens", mas isso iria revelar o final, então a sua ficou melhor!! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que ler esse livro!! >.<
    Mas sempre dá uma preguiiiça. Legião é muito bom *-* me gusta!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  3. OI!?
    Aione não sabia que vocês estava postando por aqui :DDD
    Bem legal mesmo, e TENHO QUE LER ESSE LIVRO, sempre me falam que ele é maravilhoso ( pode ser exagero meu, mais é). Acho muito lindas as capas desse livro, tanto a original quanto a do filme, apesar de que hoje está mais em venda a do filme.

    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!!!
    Embora eu ainda não tenha lindo o livro, é tanta gente falando bem dele que nem tem como negar que ela seja bom né, bom está na lista para 2012, vamos ver para quando... E quanto a música é uma das minhas preferidas no cenário nacional, e pelo que você escreveu parece que tem a cara do livro mesmo...

    Parabéns pelo post flor, ficou lindo
    Beijos
    Lis - Batalha Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu estou encantada com o livro faz tempo, agora mesmo que eu quero ler! Adorei a musica, adoro Legião urbana! hahahaha
    http://adeusamadainfancia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi seus fofos! =)
    Vi esse filme de novo hoje - acabei de chegar do cinema! É tão lindo que fico sem palavras para descrever quando gosto tanto!
    Mi, adorei a escolha da música, completamente condizente com a mensagem passada no livro, nos faz refletir e sonha e sonhar, e chorar um pouco também! Esse livro nos deixa suspirando por um bom tempo!

    Igoor, desculpa pelo meu sumiço, mas dei uma sumida geral na blogosfera, tenho que me redimir com tanta gente, inclusive com o meu blog que está jogado as traças =/

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal esse post, de relacionar um livro e uma musica. Parabens pela brilhante ideia.

    Um abração - http://mr-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Tanto o livro como o filme são muito bons e adorei a escolha da música.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Este livro será um dos proximos que irei ler, e estou louk para assistir o filme!!
    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post! Não conhecia a música, mas tem tudo a ver com a história :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  11. Ótima postagem!
    Esse livro eu ainda não li, mas estou me preparando psicologicamente, pois já sei que vou chorar, rs.
    Abs,

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa, esse foi meu primeiro livro de 2012
    E foi tão intenso e realmente nos faz pensar sobre a vida
    Nossos atos, o futuro...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah esse livro parece mesmo ser tudo de bom!
    Realmente, a música tem tudo a ver com a história, amo Legião Urbana!

    Beijinhos =)

    www.chatadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Aione!

    Eu adorei esse post, achei super criativo!
    Eu não conheço essa música e ainda não li Um Dia, mas achei a comparação perfeita. parabéns!

    Beijos,

    Marcelle.
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Estou muito, muito ansiosa para ler este livro, e a música é fantástica!!!!!!!! Nostálgica! =)
    Beijão!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  16. Tempo perdido é ótima para Um dia!! Mas sempre relacionei a história de Em e Dex com Our Last Summer do Abba, que fala sobre o passado, bons momentos, o rumo que a vida torna, fala de tudo isso com uma certa melancolia... Bem Um dia também!!

    http://letras.terra.com.br/abba/97102/traducao.html

    ResponderExcluir
  17. Adorei relembrar Legião!! *-*
    que post mais agradável! Amei cada espaço cada npalavra. Parabéns! Again, and again, and agai...
    Bjos Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu ainda não li Um Dia e por esse motivo ainda não vi o filme, sei lá não gosto de ver o filme antes de ler o livro :s [só aconteceu com Senhor dos Anéis e Eragon]
    Mas tenho grandes expectativas acerca deste livro! Está na minha lista para os próximos meses XD
    Abraços,

    --
    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Essa música é demais!!!
    E assim como o Gabriel M Souza, eu não vi o filme, esperando o livro pra ler...

    Mas pelo que você descreveu em união com a música a ideia parece ser a mesma e parece ser linda!!!

    Parabéns por mais um post mara!!!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia