Between books and movies #1

Oi pessoal, eu sou o Marcelo, do blog Gossinp e essa é a estréia da coluna “Between books and movies”.  Nela, vou relacionar os livros que foram para as telonas. Tentarei colocar o lado bom e o ruim das adaptações, falando sobre os personagens, cenas e os atores. Para começar escolhi o filme Amanhecer - Parte I.


A esperança de que o filme fosse melhor que o livro foi à mesma em que tínhamos quando acreditávamos que Amanhecer superaria todas as nossas expectativas literárias, mas ao contrário de tudo Mayer, consegue nos decepcionar duplamente. Embora seja tocante o amor entre Bella e seu duvidoso bebê que está por vir.

O tão aguardado casamento de Bella e Edward no filme tem seu sentido alterado. Kristen interpreta uma noiva que aparenta estar desejando de fato se casar e a maneira em que ela atua faz com que o telespectador imagine que ela não aguentará chegar até o altar. Sem falar na euforia ao ver Jacob na festa. O que não condiz nada com o livro, onde Bella está sim nervosa com o grande dia, mas demonstra o quanto aquilo é importante e os leitores acreditam.

O início do longa não é igual ao livro e tudo acontece um pouco rápido demais. O que encanta é o que até a lua de mel irrita: Bella. A mocinha amadurece e tem que tomar uma decisão importante, na qual terá que deixar tudo o que mais ama de lado e tentar que todos em sua volta, principalmente seu vampiro brilhante, aceite.

A trilha sonora é mediana e existem muitas repetições que ao terminar de ver o filme as músicas já estão grudadas na mente. Os efeitos especiais seguiu a mesma linha dos três filmes anteriores e por mais que tenha acontecido uma grande preocupação em tentar manter o mais real possível, a cena da discórdia entre os lobisomens lembra as cenas de um filme infantil de baixa produção. Outra coisa dispensável é a transformação em aço das veias da protagonista, que no livro continuam um ar totalmente poético e no filme serviu apenas como uma distração.

Vamos aguardar a segunda parte e torcer para que as coisas realmente melhorem, ou no mais critico não fiquem piores do que já estão, pois Amanhecer de maneira alguma foi ou é o desfecho digno de uma saga como Crepúsculo. 


Olá Marcelo! Já chegou com um filme que gerou bastantes controvérsias não é? Bom, Amanhecer pra mim foi uma surpresa, pois eu não esperava que fosse me agradar. Apesar do elenco, que eu não gosto muito, e de algumas falhas de adaptação eles conseguiram passar um pouco da história. E ao contrário do que você falou, acho que pra mim o que mais ganhou pontos na produção foram os efeitos especiais. No geral achei o filme bom e espero que a segunda parte feche com classe a série. 

21 comentários:

  1. Olha, apesar do filme não ter sido nem de longe tão bom quanto o livro, achei que foi mesmo uma continuação dos outros três.. nada de novo, nada que pudesse nos decepcionar uma vez que já estávamos acostumados com o elenco e tudo mais.
    Quem sabe a segunda parte não nos surpreenda? kkkk difícil viu. Mas ta, gostei da ideia do post, sucesso e seja bem vido ao Untitled ;)
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  2. Oi Má

    Ah sério que você achou a trilha sonora mediana? Eu sou apaixonada pela trilha sonora dessa série, e gostei mais da de Lua Nova mas essa também me agradou! Apesar de o filme não ser tão bom como o livro, eu curti a adaptação, pra mim foi o melhor filme da série.

    Beijos meninos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  3. Não gostei da trilha sonora de nenhum dos filmes, principalmente uma música em uma cena, acho que em Lua Nova, que Bella está sentada em uma cadeira vendo o tempo passar. O que foi aquilo? Parecia música de criança.. Não gostei de quase nenhuma música.

    Adorei a coluna! Beijos ;*
    http://bookslooksecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu gostei da trilha sonora, principalmente porque eles se utilizaram de músicas dos outros filmes, achei fofo, como se eles tivessem escolhido usar no casamento músicas que marcaram a história deles!
    E eu estou com o Igor, o que eu mais gostei e mais me surpreendeu foram os efeitos especiais, algumas cenas eu tirei o chapéu pros produtores, principalmente na transformação da Bella e durante a gravidez dela.
    Acho que os filmes não chegam aos pés do livro, isso eu concordo! Por mais que eu tenha gostado desse filme e achado o melhor da série, até agora, ele não me emocionou nem nada, é só legal!
    Parabéns pela nova coluna, Igor, e gostei de como você estreou, Má!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. OMG, sério mesmo que foi assim? olha, ainda bem que eu nem fui no cinema então...rs
    Eu quero muito assistir o filme, especialmente pela parte do casamento. Embora eclipse seja meu livro preferido (e eu seja Team Jacob), acho que a lua-de-mel deles foi o ponto alto de amanhecer, e espero que atenda a minha expectativa.
    bjos

    jack do @Mybooklit

    ResponderExcluir
  6. É verdade, dá uma sensação de que Bella vai desmaiar antes de chegar ao altar, e no livro, ela tá um pouquinho diferente... mas é assim né, nunca fica igual e sinceramente os livros são bem melhores. adorei o post, beijão!

    @IngridLilianne
    Academia de Leitura

    ResponderExcluir
  7. Eu li os livros, vi os filmes e o Amanhecer foi o unico dos filmes que ainda não vi. E apesar de tudo ele não consegue me cativar, nem o filme, nem o livro. Eu li o livro quando a série nem tinha explodido ainda e estava começando. Ela me decepcionou, não consegui ter algo na história que eu gostasse. A unica coisa que consigo me interessar é a trilha sonora do filme e só ;D
    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  8. É uma pena que você não tenha gostado.
    Acho que de todos os filmes, esse foi o melhor até agora. Não gostei da maquiagem dos personagens e tal mas quanto à adaptação achei que foi bem fiel. Acho que a única parte que não me agradou no filme foi a "conversa" entre os lobos, o resto eu adorei.
    Sou fã da saga. Mas não gosto do romance meloso do Edward com a Bella :) Sou team Jacob mas ainda assim gosto dos personagens e da série.. não tenho nada a reclamar. E a trilha sonora eu achei perfeita. Como a Aione falou alguns comentários acima, utilizar músicas dos filmes anteriores foi MUITO bom pra relembrar, além de claro, são músicas boas.
    Enfim, isso é o que tenho pra falar.

    Beijos,
    Thais P.

    ResponderExcluir
  9. Eu só vi o primeiro e não li nem o livro e nem me interessei para ver aonde essa saga acaba. Quem sabe quando essa loucura acabar eu vejo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ahh eu gostei da adaptação! Eu curto Crepúsculo...e Amanhecer foi ótimo..achei que foi uma das melhores...

    ResponderExcluir
  11. Oi Igor! Obrigada por seguir o blog, e que bom que gostou de lá! Eu já sigo aqui á algum tempo, e também gosto muito daqui! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que pena não ter te agradado.
    Para mim foi a melhor adaptação da saga,só espero que a 2 parte também me agrade.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não fiquei entusiasmada pra assistir Amanhecer... tudo culpa dos filmes anteriores, particularmente não gosto da interpretação dos atores... A Bella quando esta feliz, triste, zangada, com fome, dor de barriga, faz a mesma cara SEMPRE! Edward melhora 2% em comparação a ela. Taí um motivo pra amar livros, a imaginação é sua, você que cria a imagem da mocinha feliz, triste, P da vida, faminta e dor de barriga.
    Enfim, não disse que não vou assistir, verei em DVD e sem expectativa alguma.
    Ótimo post, gosto de sinceridade.
    Parabéns
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei péssimo o primeiro filme da série que nem me dei ao trabalho de gastar meu tempo assistindo lixo estadunidense. Obg pela visita no Gotas. Abçs.

    ResponderExcluir
  15. Oii! to qui retribuindo o carinho!
    obrigada pela visita e será muito bem vindo se voltar outras vezes!
    O que escreveu sobre o filme é fato, mas ainda acho que foi um dos melhores filmes da saga hihi!
    Parabens pelo blog! muito bom!
    estou seguindo! beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcelo!Obrigada pela visita no meu blogue! Adorei tudo por aqui...
    Estou seguindo!
    Prefiro Crepúsculo como livro do que como filme, enfim...
    apesar de odiar a Bella, ela para mim estraga a história toda! bjus
    http://lorenna-almeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Agradeço a visita, gostei do seu blog, estou por aqui!

    Saudações

    ResponderExcluir
  18. Bom primeiramente venho agradecer a visita em meu Blog e dizer que adorei o seu também e estou seguindo aqui:

    http://www.pintinhoamarelinho.com/, voltado para o humor e entreterimento.

    ResponderExcluir
  19. Bom, eu não sou muito fã de adaptações de livros para filmes, sempre me decepcionam. Eu não paro de pensar. Puts o livro eh muito melhor a cada segundo. Jà falando de Crepusculo, Lua nova e bla bla bla, sempre me agrada porque eu AMO a história, mas se eu te falar que acho os filmes bons eu estaria mentindo!

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    Raiza

    ResponderExcluir
  20. Eu já acho o contrário. De todas as adaptações dos livros (Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse) essa é a melhor. A que mais bateu com o livro, de fato não podemos negar, que algumas coisas mudam, mas quando aprenderemos mesmo que o filme jamais será igual ao livro?
    Me surpreendi com Amanhecer Part I e ansiosa é pouco para o que eu estou, com relação ao final da saga.
    Abraços.
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  21. Sério mesmo? Sério mesmo que de todas as milhares de adaptações de livros bons ou ruins para filmes bons ou ruins, você escolheu falar da mesmice de Crepúsculo?
    Não gosto da trama, nem do assunto nem da forma de apresentá-lo, mas não vou entrar em outra discussão de gosto, quem quiser gostar, ótimo, não julgo. Mas não é sobre ser bom ou ruim, é uma questão de exclusividade, novidade.

    Não é sobre isso que outros 95% dos blogs literários falam? Eu sei, eu sigo milhares deles..
    Achei que poderia haver um diferencial neste, de verdade.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia