Papo Cabeça #4

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim. Estou devendo um Na Caixa do Correio, que deve sair na terça, pois tive alguns problemas técnicos aqui. Hoje trago mais um post para a coluna Papo Cabeça. Confiram:


Estive lendo algumas matérias em revistas que tem lá na biblioteca do colégio e me deparei com uma bem legal e que me despertou bastante interesse. Devido a isso, decidi transformar a matéria em tema para esse post. 

Bom, a matéria fala sobre o hábito da leitura na infância e posso dizer que fiquei feliz, em parte, ao lê-la. De acordo com o texto ler no Brasil é um hábito ligado, sobretudo, à infância. Isso foi provado depois de uma pesquisa realizada em 2008 com cerca de 92% da população brasileira - eu não fui entrevistado acredita? rs - encomenda por um instituto ligado ao mercado dos livros.  

A infância e a adolescência são as fases em que mais se lê aqui no Brasil, pois com o resultado da pesquisa foi constatado que a leitura cai muito após o termino da fase escolar. Bem triste não é? 

Não é casual, assim, que Monteiro Lobato tenha sido, de acordo com os entrevistados, o autor mais admirado e lido aqui no Brasil, ficando à frente de Paulo Coelho e de autores clássicos como Machado de Assis e José de Alencar. Isso comprova que é na infância que a leitura tem mais força, pois Monteiro Lobato é pai de vários clássicos infantis e que são bem legais por sinal. 

Outro resultado que saiu e que me deixou feliz foi em relação aos livros mais importantes da vida dos entrevistados. Olha só que legal: em primeiro lugar ficou o clássico O Sítio do Pica-pau Amarelo, logo depois Chapeuzinho Vermelho e por fim o sucesso Harry Potter

Essa pesquisa em minha opinião mostrou as várias faces da leitura nacional, pois mesmo com esse hábito entre os adolescentes e crianças é possível notar a diminuição da outra parte da população brasileira.  É muito legal saber que as crianças estão lendo mais e dando mais valor aos livros, porém é bem complicado ver muitas outras pessoas não dando o devido valor à leitura. 

22 comentários:

  1. Uau! Essa eu não sabia e eu achava que o pessoal mais jovem só lia livros indicados para o vestibular.

    Essa é nova e fiquei surpresa com os livros citados, pois são brasileiros tirando o bruxinho, mas os dois primeiros são show apesar de eu nunca ter lido nenhum deles.

    Beijos e até...

    =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito legal mesmo o resultado!
    Eu também não lembro de ter sido entrevistada...
    Só é uma pena que o hábito decaia com o passar da idade, fico feliz em saber que o meu nunca morreu hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a pesquisa.
    Bem, no meu caso, eu não lia muito na infância mas ainda assim é interessante ver os dados sobre os hábitos de leitura dos brasileiros.
    Ótimo post!

    xoxo,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho bem legal essas entrevistas,mas gostaria de saber a fatia da população que responde a essas entrevistas,eu mesmo nunca participei de nenhuma.É fato que o gosto pela leitura comece pela infância,só que infelizmente tal hábito vá se perdendo pelo caminho.Gostei de saber que mestres como Monteiro Lobato tenha sido citado na pesquisa,isso nos prova o quanto eles são presentes na nossa literatura até os dias de hoje.
    Muito legal o post!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei bem legal esta pesquisa!!
    Os clássicos são d+ né!! Eu sempre gostei de ler, e chapeuzinho vermelho era um dos principais!
    Por isso que acho bem inportante incentivar a leitura!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que interessante essa pesquisa...e realmente é isso mesmo!\oo/ os jovens/criança leem mais e mais!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah é verdade me lembro quando eu era criança realmente eu via praticamente a classe toda com livros rs
    E bom ver que o interesse das crianças continue, como disse uma professora minha na 8ª serie que se vermos um criança lendo gibi que é sempre incentiva-la, com mais gibis e claro começar a inserir pequenos livros.
    Acredito que isso talvez esteja mudando pois aqui vejo diversas pessoas lendo no ônibus, no metro e no trem, antes eu via uma os duas pessoas lendo hoje já não são 4, 5 isso me deixa muito feliz, pois vejo que a leitura está mais presente.
    Adorei o post, parabéns pelo tema abordado.

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  8. E ai, manollo?


    Realmente não sabia disso; e quando criança nunca me perguntaram isso em nenhuma pesquisa também.

    Muito massa seu post.

    ResponderExcluir
  9. Exato. Peolo que me lembro comecei a ler bem cedo, com os gibis da Turma da Mônica. Acredito que o motivo da diminuição da leitura após o período escolar se dá pelo fato de que na escola as crianças são obrigadas a ler clássicos, como Machado de Assis, que pra idade delas é a coisa mais chata do universo. Sendo assim, elas associam a leitura a algo chato. Acho que se elas tivessem liberdade da escolha do que ler em trabalhos da escola, o número de leitores aumentaria ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. Oi Igor,
    Também não fizeram essa pesquisa comigo =/ Aliás, nunca participei de pesquisa nenhum, hunf!

    Gostei muito do texto, sempre achei que o hábito da leitura é algo que vem da infância mesmo. Uma das coisas que eu sempre mais gostei de fazer, foi ler, e desde pequena já adorava fazer minhas visitinhas à livrarias. Mas nada disso seria possível sem o incetivo da minha família, que me levava e me dava livros, peguei o gosto e agora você bem sabe como é né... rs
    Pretendo fazer a mesma coisa com os meus filhos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu tive quase tudo do Monteiro Lobato. Inclusive aqueles disquinhos pra tocar na vitrolinha, rsrs
    Eu sempre li tudo e muito. O mais legal é que meus filhos nasceram com o mesmo vicio!!!

    Adorei a materia!! Ler é bom desde cedo e sempre!!

    bjkassss

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei de ler, e desde pequena lia, porém agora depois da faculdade já adulta que eu virei uma leitora compulsiva, acho que agora não tenho nada pra estudar e tenho as noites livres para meu maior deleite, ler.
    Nunca respondia a nenhuma destas pesquisas, mas acho super importante o incentivo a leitura desde a infancia, aliás, acho que até bebês devem ter contato com livros com desenhos e tals..só traz benefícios.

    Belo post..realmente um papo cabeça.

    Abraço

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Essa é fácil saber: A Globo, durante anos, exibiu o Sítio do Pica Pau Amarelo. Além disso, os pais tinham por hábito ler Monteiro Lobato para os filhos.
    Interessante mesmo é quando a pessoa "escava" o que quer ler, sem a influência da mídia ou o pedantismo acadêmico da dita "literatura séria".

    As crianças leem mais, porque os pais compram mais livros para elas - seus filhos, do que para si mesmos. Mas isso não significa que se tornarão leitores vorazes no futuro. Às vezes, o futuro leitor compulsivo só aparece na adolescência, quando ele próprio escolhe o que quer ler.

    Espero ter contribuído um pouquinho...rsrs

    Beijos a todos! *-*

    ResponderExcluir
  14. Realmente é triste o fato de pararem de ler após o término da escola. Mas acho que isso também é um pouco de culpa das próprias escolas.
    Estive pensando certa vez, que se nunca tivesse tido a curiosidade de ler Harry Potter, não estaria hoje no mundo literário. Os livros que nos são dados para ler no ensino fundamental ou médio, geralmente são de difícil entendimento ou com uma trama não muito tentadora aos jovens. E isso faz com que parem de ler ao sair dela por parecer uma coisa chata. Acho triste =/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. muito interessantes os resultados dessa pesquisa! e nós podemos fazer alguma coisa pra mudar um pouco disso em nosso país. somos agentes de disseminação do amor pela leitura e acredito que somos privilegiados por isso!

    ResponderExcluir
  16. Legal, bem interessante esse post, adorei saber que a leitura é mais frequente na infância e na adolescência, mas é realmente triste saber que as outras pessoas (adultos, em questão) não dão o devido valor a leitura.

    E o engraçado é que o que mais temos por aí são pais dizendo aos seus filhos para lerem livros e talz, mas eles mesmo não fazem isso né? ;/

    Enfim, adorei o post! ;D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  17. Então né, to tão lesada que li o post faz umas duas horas e esqueci de comentar. Mas ta. Adorei o post Rapha, eu achava que quem lia mais era de adultos pra idosos. Mas que bom que crianças e jovens estão cada vez mais interessados né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. É verdade, Igor, as crianças têm um desejo de descobrir esse mundo da literatura, mas é preciso incentivo. Eu acho que lia muito mais livros quando moleque do que agora.
    Falta mais incentivo. Há muito não vejo programas das escolas como "Leitura em Minha Casa" quando as escolas davam coleções para os jovens. Foi nesse programa do governo que eu conheci Mark Twain, e me apaixonei pelas histórias dele.
    A criança está muito mais sensível a essas coisas, e o que a influencia na infância pode decidir como ela irá lidar com isso no futuro. Precisamos mesmo incentivar as crianças a ler. xD

    Parabéns pela coluna, Igor! Super dez!

    Pedro Almada
    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Q escelente notícia!!
    Tomara q a leitura xegue cada vez mais cedo as pessoas..
    E q aumente o número de leitores.
    A leitura engrandece o ser humano!
    :D

    ResponderExcluir
  20. Otimo texto e otima noticia não é mesmo ? As pessoas precisam ler mais e com isso sonhar mais ")

    ResponderExcluir
  21. Olá :)
    Adorei o texto :)
    Adorei seu blog na verdade *--*

    Abraços e tudo de bom

    ResponderExcluir
  22. Bacana a entrevista!
    Já que de novo que se aprende, acredito que a maioria dessas crianças que lêem Monteiro Lobato, terão um caminho literário, pelo menos por hábito...
    leitura é um hábito que deve ser incentivado desde sempre! =)
    Beijocas

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia