Resenha: Minha Aldeia - Luís Augusto Fischer

Título: Minha Aldeia
Editora: Belas Letras
Sinopse: Cairo, Istambul, Jerusalém, Londres, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro. Um monte de cidades no mundo onde tinham acontecido coisas de importância imensa, o general fulano tinha dito não sei o quê, o imperador tinha decretado não sei qual coisa, o ministro tal tinha mandado prender sabe-se lá quem, e assim por diante. Tudo sempre em outro lugar, nunca na cidadezinha do interior onde mora Felipe. Aos 12 anos, ele descobre que Conceição do Arroio não aparece no livro de Geografia, nem no de História, nem em outros livros - não aparece nem no mapa. Até que um dia Felipe se muda com os pais para a Capital, deixando para trás os amigos e os professores da escola, além de uma garota muito especial. E é convivendo com esse dilema que ele vai acabar encontrando um lugar só seu, que não está nos mapas nem nos livros de Geografia ou História. Mas é o melhor lugar do mundo.

Resenha: 

Logo de ínicio somos apresentados a Felipe, um jovem de 12 anos, e todas as suas dúvidas e conflitos. Morador de Conceição do Arroio, uma pequena cidade que não possue nada de tão especial ou marcante que nem ao menos aparece nos livros de geografia e história. Felipe não se conforma com isso, pois ele é um admirador das cidades que são citadas nesses livros.

Certo dia ele descobre que terá que se mudar para a capital, já que seu pai ganha uma bolsa de estudos. Feliz da vida (ou não), Felipe vai para a cidade, que para sua felicidade, tem algum marco na história e que talvez, apareça em algum dos livros. Só que para um jovem, uma mudança é sempre complicada.  Tendo que deixar seus amigos, escola e a sua futura namorada - diga-se de passagem -  Madalena.  

Com esse enredo, Minha Aldeia apresenta alguns aspectos da vida dos jovens e é um livro bem leve. Li o livro de uma vez só e em menos de quarenta minutos, pois ele possui apenas 80 páginas. Senti falta da evolução de alguns personagens e das enfâses nas passagens de tempo. Esse é um daqueles livros que ajuda muito quem tem dificuldade com a aproximação da leitura. Uma estória simples e bem cativante que proporciona ao leitor alguns minutos bem legais. Agradeço à editora Belas Letras que me mandou um exemplar do livro ;-) 

10 comentários:

  1. Ei, gostei da resenha.. parece ser bem leve, e rápida a leitura.. é o que eu to precisando!kk sem tempo ://
    beijos Rapha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor!
    Parece ser um bom livro pra quem está iniciando a leitura ou, como você disse, tem dificuldade para ler!
    Apesar de agradável, prefiro histórias mais elaboradas e desenvolvidas! De qualquer forma, se o tivesse em mãos, leria!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi,lindinho!!
    Gostei da resenha e acho que a minha cidade e a do Felipe tem algo muito em comum..hahah..elas não aparecem no mapa,a minha pelo menos não aparece no mapa do Estado do RJ..kkk
    Enfim,como vc mesmo disse me pareceu um livro bem simples e fácil de ler.Uma boa pedida para os iniciantes!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. O livro me parece bem fofo ") Otima resenha igor !

    ResponderExcluir
  5. Livros pequenos assim, realmente são ótimos para quem está iniciando no mundo da leitura! :)
    Ótima resenha!
    Beijos, Caah x♥

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá :]

    Essa é a segunda resenha que leio que coloca sobre a evolução dos personagens...
    Não sei, mas acho que não tenho vontade de ler esse livro, mesmo gostado do tema que ele aborda!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  7. Oioi *--*
    o livro parece ser bem interessante, mas sei lá não me chamou muuuuito a minha atenção, mesmo assim parece sr uma leitura bem leve!
    Beijos!


    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  8. Bem o livro parece ser bem leve - digo para os iniciantes na leitura, pois não tem muitas páginas - e pelo que entendi da sua resenha o menino vai em busca de algo...

    Bem gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! O livro parece bem bobinho mesmo, mas é legal pra quem tem dificuldade de ler. Fiquei curioso, mas não tanto. rs

    ResponderExcluir
  10. odiei o livro, mas sua resenha ta muito boa !!

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia