Resenha: Chantilly - Mare Soares

Título: Chantilly
Autor: Mare Soares
Sinopse: Um diário foi escrito. Catherine Aragon, numa atitude desesperada, escreve suas recordações em busca de socorro. Somente dez anos depois suas palavras foram ouvidas por um renomado cientista. Ethan Stuart, um homem com pouco carisma, toma as rédeas da situação para tentar ajudá-la. Ele contará com a ajuda de personagens suspeitos: o exótico Leon Saiter, um alcoólatra sem muita perspectiva, que arriscará a própria vida para obter êxito na resolução do caso, e a interessante Anabelle, que vive um dilema dentro de si onde questionará suas verdades e seus valores. 


Resenha: 

Misterioso e empolgante é assim que começo essa resenha. 

Ambientado em uma cidade francesa chamada Chantilly o livro começa com as memórias de Catherine Aragon, em um diário, onde ela começa a relatar o que está acontecendo na tranquila e pacata cidade em que ela mora.  

Imagina a seguinte situação: Você mora em um lugar totalmente  tranquilo e de uma hora para outra todos os moradores da cidade começam a perder suas memórias e lembranças. O que você faria?  

Catherine quando não sabia mais o que fazer, em um ato de desespero, resolve escrever suas memórias antes que ela também fosse afetada pela maré de esquecimento que tomava conta da cidade. Assim, ela poderia ver o que tinha acontecido nesses dias de tormenta. Porém, o tempo passa e a cidade vira um caos total, e até ela não consegue lembrar de seus registros e acaba sendo refém da epidemia.

Dez anos depois, Ethan, um famoso ciencista, descobre o diário de Catherine e decide se envolver nesse misterioso caos que assolou Chantilly. O pesquisador começa a trocar cartas com a sobrevivente da cidade e se dispõe para ajudá-la esclarecer o ocorrido. 

Será que vale a pena mexer com os mistérios do passado? Ethan decide testar sua capacidade investigativa e com ajuda de Leon, um outro sobrevivente da onda de esquecimento, acaba indo ao meio de todo o mistério. Mas o que ele não sabe é que enquanto ele procura soluções, muitas pessoas querem deixar tudo as escondidas. 

O livro também possui outros personagens bem construídos e bastante complexos. Em certos momentos, a narrativa se intercala entre primeira e terceira pessoa fazendo com o leitor consiga enxergar as várias vertentes da trama e de alguns personagens. Esse é um daqueles livros que você pega e passa uma tarde lendo e quando olha direitinho o livro já tem acabado.

Chantilly é bem escrito, mas que não deixa de apresentar algumas falhas em relação à revisão do texto. Em alguns capítulos achei que autora poderia ter explorado melhor a passagem de tempo e assim poderia mostrar mais um pouco sobre as personalidades dos personagens.   

A capa do livro é uma pista da envolvente história que aguarda o leitor nas entrelinhas do texto. O livro também é curto, mas não deixa de ser bom. O final é bem misterioso assim como o seu inicio, pois a autora deixa um gancho para uma continuação.

Agradeço a autora Mare Soares que me mandou um exemplar do livro autografado mais um marcador. Infelizmente não posso dá mais informações sobre o livro, pois ele realmente é rápido e não quero acabar com o mistério de Chantilly. Só posso dizer que o livro deve ser lido, já que tem uma estória tão interessante e que a autora está de parabéns pela obra. 

28 comentários:

  1. Nossa, eu já ouvi algumas pessoas falarem desse livro, mas nunca li uma resenha sobre ele. Chantilly parece ser incrível, e com uma história muito original. Parabéns pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Igor (:

    Eu adorei a resenha! Fiquei com muita vontade de ler. Achei a ideia do livro muito legal e respondendo a pergunta feita na resenha, eu realmente não sei o que faria. KKK

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Acho essa capa muito linda! Já li muitas resenhas sobre esse livro, tando falando bem como falando mal, mas particurlamente, acho que eu acabaria gostando de lê-lo numa tarde preguiçosa. xD~
    Muito boa a resenha, Igor!

    Beijos,
    Samantha Monteiro
    Word in My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Igor, este livro tem tudo para ser bom, nunca li, nem nada da autora, mas espero que consiga em breve.

    Fernando - Nerd Literário

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor!
    Eu morro de vontade de ler o livro, amo suspenses e não sabia que a capa tinha uma pista! Vou ficar atenta a isso quando conseguir ler ;)
    Já vi algumas pessoas comentando o mesmo que você, sobre algumas passagens terem sido não tão bem exploradas, mas o livro não deixa de parecer ser ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Igor!
    Ótima resenha, parabéns! Pelo seu ponto de vista o livro deve ser ótimo, mas nem sei se leria, não gostei muito do enredo. No entanto, o fato de contrastar a história em lugar pacato me desanimou, porém com a simplicidade da história bem escrita e os personagens bem persuasivos, talvez em me interesse, ou possa julgá-lo melhor lendo, que tal? Mesmo assim, parabéns pela resenha. Parece que a a Mare realmente tem dom pra escrita. Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  7. Oi,Igor.Gostei muito da sua resenha.Está caprichadíssima.Quero muito ler esse livro,que tem uma temática muito interessante,ele já se encontra na minha listinha de desejados,e é claro,que depois de ler a sua impressão,vou confirmando minha expectativa sobre o livro.
    Bjs...lindinho!

    Zilda Mara
    http://cacholaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho incontáveis expectativas em relação a Chantilly. A nota dele no skoob não é das melhores, mas não ligo muito para isso. A trama em si parece ser muito boa, e por esse motivo que eu quero ler o livro. Adorei a resenha Igor. Aliás, como sempre. hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor!
    Tinha uma vontade de ler esse livro já, pois acho a capa linda, só não era uma vontade absurda sabe? Mas adorei a sua resenha, não sabia que a história era assim tão misteriosa, e eu adoro o tema!
    Também não sabia que ia ter continuação, parece legal!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha, Igor. Parabéns! o/
    Não conhecia esse livro, mas agora que li sua resenha fiquei bem curiosa. A história parece ser bem interessante.
    E essa capa, pra mim, não tem nada a ver a princípio com a história. Mas como você disse que ela tem uma pista, então tenho que ler o livro pra descobri-la, né? haha
    Enfim, adorei a resenha.

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser muito bom.
    me deu vontade de le-lo.!

    parabens pela resenha!

    abçs!

    ResponderExcluir
  12. Taí um livro que não me chamaria a atenção por nada neste mundo. A começar pela capa e passando pelo título, tudo me faz correr acelerado. Porém sua resenha me encantou, já está em minha listinha. Valeu Igor!

    ResponderExcluir
  13. O livro parece muito bom... Adoro mistérios! Apesar disso, acho que não é todo o escritor que tem o talento para fazer um livro assim... Pelo visto (ou melhor, pela sua resenha), não me arrependerei quando ler esse livro. ^^'

    Adorei o blog, e já estou seguindo.
    [;

    vicioempaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito ta resenha
    você foi muito direto sobre o que o livro se tratava
    nunca li hum livro desse gênero fiquei curioso
    nossa que vip né tipo um livro mandado pela autora.

    gostei de como você escreve

    mais renhas só manda pra mim,
    pois adoro comentar resenhas sou bem sincero sobre tudo se tiver ruim eu falo mesmo pois assim
    as pessoas melhoram cada vez mais
    como dizem aprendemos com os nossos erros.

    gostei deste blog também vou estar visitando deves em guando para saber como andas as coisa hauhs

    By:@jhoow_F

    ResponderExcluir
  15. Igor, você me deixou doida para ler esse livro, sério!
    Sua resenha está ótima! Pela capa eu imaginaria uma história completamente diferente e mais light, e não algo assim, tão misterioso e sinistro! Adoro mistérios e esse me deixou louca para saber o motivo dessa estranha perda de lembranças por parte da população! Pena que algumas partes poderiam ser melhor desenvolvidas, mas ainda assim eu gostei e pretendo lê-lo!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  16. Nossa que demais ! Adorei a resenha igor, muito as minhas expectativas com esse livro ")

    ResponderExcluir
  17. Oi Igor...
    primeiramente, muito obrigada pela visita ao "Brincando com Livros" ;-)

    Quanto a resenha...já tinha "ouvido" falar sobre o livro da Mare, mas nunca tinha lido MESMO sobre a narrativa. Me pareceu muito interessante e agora fiquei super curiosa!! :D

    Mas JURO, nunca iria associar o plot à capa que o livro tem, hahahaha.

    Grande beijo.

    Lygia
    Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Adorei sua resenha!! Eu estou louca para ler este livro! Adoro essa capa, linda!

    bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Li poucas resenahs desse livro e todas as que li até o momento foram de pessoas que gostaram do livro. Ele parece ser um ótimo livro, uma história interessante que adoraria poder ler. Acho o máximo quando a capa do livro tem algo a mais, está mais relacionada com o livro do que pensamos. Não sei se é assim em Chantilly, mas enfim rs'

    Ótima resenha ;)

    Bjão;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  20. A autora desse livro tem um perfil no Nyah! Ela gostou de uma história minha lol
    (isso não vem ao caso rsrs)

    A história Chantilly esteve no site no início, mas ela tirou quando decidiu fazer dela um livro. Então, sucesso pra ela, a sinopse mostra que a história promete xD

    fica na Paz!

    ResponderExcluir
  21. Não sei se faz muito o meu estilo, mas espero ter a oportunidade de ler um dia!

    Ótima resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  22. Está de parabéns pela resenha! Fiquei curiosa com o que acontece no livro.. Adoro mistério e a sua resenha (a sinopse nem tanto) me deixou com a curiosidade lá em cima! Parabéns pela ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu confesso que quando vi a capa e o nome, eu achei que seria um livro desses de romance ou comédia romântica no estilo do filme 'Chocolate', sabe? Mas lendo a sua resenha, me surpreendi e gostei do plot...

    O que será que deixou o povo desmemoriado? Tenho fascínio por essa idéia de vc perder a memória ou com medo disso acontecer, começar a escrever suas memórias. Fiz até um post antigão no meu blog sobre isso... Por ser historiadora valorizo muito o passado... por isso amo memórias, lembranças...

    e estou quase resenhando... kkkk

    Bjinhus, Sa
    http://mundo-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. pela capa, achei q ele fosse chick-lit... o.o

    mas eh bem interessante, a história ;)

    ResponderExcluir
  25. Olá Igor. Que bom que conseguir seguir lá o blog XD
    Essa capa é um encanto, quando vi pela primeira vez pensei ser um romance bem meloso num lugar fantástico, mas pelo jeito não era nada do que pensava.
    Amo um suspense.
    Esses livros que deixam um gancho para uma continuação sempre nos matam de curiosa. Tenho muita vontade de ler esse livro, quando ler vou ficar atenta a tal pista.
    =*

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  26. Oi Igor! :)

    Nossa, eu quero ler esse livro desde que foi lançado! Eu achava que era um chick-lit por causa da capa, mas depois que li algumas resenhas, fiquei totalmente empolgada para ler. :D

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Tô curioso por esse livro a muito tempo,ele me intriga bastante. Também li outras resenhas dele por aí a fora e fal super bem dele. Quero logo poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  28. Oie, estou com esse livro aqui ao meu lado para ser lido em seguida que eu terminar o que eu estou lendo agora. E quanto mais resenhas eu leio sobre ele, mais eu quero ler logo. :) Adorei o post da sua resenha.

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia