Resenha: As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araujo

Título:  As Crônicas da Terra do Lago (O primeiro-ministro)
Sinopse: Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única ­filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua fi­lha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fi­el ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?





Resenha:

Localizado na península do mar de Rigel,  a Terra do Lago é um reino cheio de montanhas e cordilheiras administrado pelo Rei Darel e sua família. Desde do início do livro, percebe-se o grande papel do primeiro-ministro na trama, que sempre foi conselheiro do rei e que tinha a total confiança de Dareal.   

Com conhecimentos em magia, Quíron prevê  que o nascimento da herdeira do trono, Diana, traria a triste morte da Rainha. Não aceitando essa visão, Darel decide exilar o primeiro-ministro. Porém o que ele não sabe é que a profecia iria se cumprir.  

Cumprida a profecia o rei permite que Quíron volte a viver no castelo, mas uma guerra está se aproximando  e o sobereno se vê em um grande impasse:

O que fazer com sua amada filha para que ela não morra e acabe com a linhagem real? 

Magnus, um grande tirano, invade o reino e toma o trono, mas antes disso acontecer e sem Magnus saber o rei entrega Diana para o ministro e o faz prometer que irá cuidar da herdeira. 

Para salvar a princesa, Quíron junto com sua filha Selene vão se esconder em uma caverna do seu antigo mestre, Gabriel, que acaba percebendo o dom da magia na filha do ministro e  a convida para ser sua nova aprendiz , por sua vez, a menina aceita e assim é levada para a floresta de Alvandir onde será treinada para exercer o poder da magia.

Será que com todos esses esforços a futura rainha da Terra do Lago estará salva?

As Crônicas da Terra do Lago é narrado em terceira pessoa, mas em algumas partes conta com os diferentes pontos de vista de alguns personagens, o que acaba deixando a história mais dinâmica. Não pude deixar de perceber a rapidez com que o tempo passou no livro e acabei sentindo falta de uma maior exploração nessas passagens. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, acredito que a autora deixou essas partes mais superficiais para que nos próximos volumes a estória seja mais explorada nesse sentido. 

Percebi também alguns erros ortográficos ao decorrer das páginas, mas acho que a culpa seja da editora, uma vez que, o livro foi lançado pelo Selo dos Novos Talentos da Literatura Brasileira da editora Novo Século e já li alguns livros com o mesmo erro. A capa do livro é um caso a parte. Ela é perfeita. Pode não parecer por imagem, mas "ao vivo" ela é muito bem trabalhada.  

Agradeço a autora Iracy Araujo que me mandou um exemplar do livro autografado junto com um marcador lindo. 

23 comentários:

  1. Acho quevou gostar desse livro - espero pelo menos... quase sempre eu não presto atenção aos erros - sõ quando sõ muito grosseiros ...ain a história deve ser legal ")

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Igor! Estou ansiosa para ler As Crônicas da Terra do Lago! A capa é um verdadeiro espetáculo mesmo! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. E a Novo Século batendo sempre na mesma tecla!Aff!!!Com erros que são extremamente desagradáveis.No mais,espero gostar da leitura. A capa desse livro realmente é muito bonita!
    Bjs!

    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. A capa parece linda mesmo! E você tem razão, foram pouquíssimos os livros deste selo que não deixam a desejar na revisão...
    A história do livro parece muito legal, fiquei curiosa pra ler!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu gostei do tipo do livro,e também amei A CAPA, se alguém quiser me dar agradeço, haha ;)
    Beijocas, Blanc
    MODA e eu - espero sua visita.

    ResponderExcluir
  6. amei a capa do livro
    gostei da resenha
    só não lerei este livro porque não faz muito o meu gênero
    mais sempre que tiver uma resenha nova só me mandar
    lerei com prazer
    e comentarei sempre

    By:@jhoow_F

    ResponderExcluir
  7. Rapha :D Adorei tua resenha, quero ler o livro, parece ser bem legal.. só queria ter mais tempo kk
    super beijo!

    ResponderExcluir
  8. gostei da sua resenha, o livro me criou tanta expectativas, nao sei se vou ler nao, mesmo assim gostei das suas palavras, acho que os personagens me convenceram de que a história pode ser boa

    ResponderExcluir
  9. Bem eu ganhei esse livro só falta chegar e pela sua resenha parece ser bom. Espero que em breve eu tenha a oportunidade de ler e resenhar.

    Adorei a resenha e a vontade cresceu agora.

    =D

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada pela capa *.*
    Ela é simplesmente deslumbrante *.*
    Estou muito curiosa sobre esse livro, minha amiga ganhou em um sorteio, quando chegar o livro vou pedir emprestado sahusahusahusa
    Amo esse mundo que ela criou, gosto muito dessa coisa com cavaleiros, com princesas e tal...
    É um livro que me agrada e muito.
    Apesar de ser pequeno ele parece envolver a pessoa XD
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  11. Oi Igor!
    Uma pena que o livro passe rápido, mas parece ser muito bom! Tenho curiosidade de ler!
    Gostei da sinceridade ˆˆ
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor,
    Assim como o Marcelo lá em cima, eu também não costumo muito prestar atenção aos erros, só quando são muito visíveis e/ou eles não são tantos assim, ou eu realmente deixei passar, pois achei o livro inteiro de uma linguagem e narrativa muito bem escrita! ^^

    Porém, como sempre aprecio imensamente sinceridade nas resenhas e é bem possível que eu tenha deixado passar algumas coisinhas mesmo!

    Gostei muito da narrativa da Iracy mas concordo com você que algumas partes poderiam ter sido mais aprofundadas e passaram rápido demais, principalmente o final, mas como é o primeiro de uma série, pelo menos ao meu ver serviu como uma ótima introdução e mostrou que a autora tem uma boa ideia de história em mente! Fiquei bem curiosa pela sequência!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Igor.
    Desde a primeira vez que vi esse livro, achei super lindo :)

    Ótima resenha, amei!
    E claro tbém pela sinceridade :)

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. *-* ahhhhhhh eu quero ler... eu quero ler *-*
    iracy é fofíssima. adorei a resenha. ficou ótima. adoro livros em terceira pessoa =x kkkk

    beijos

    *ps: capa linda de viver não? *-*

    ResponderExcluir
  15. Essa capa é realmente incrível Igor, eu adorei, fico imaginando, como ela é ao vivo! :)
    Gostei muito da resenha, eu já conhecia o livro, mas é a primeira resenha que leio dela, e é uma pena os erros! :/
    Beijão, Caah ♥

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é um que tenho certeza que irei gostar quando ler, pois o tema me chamou a atenção desde o começo, como também a capa que é muito linda.
    Somente achei chato os erros que você citou, é uma pena pois já li vários livros assim também.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  17. O que eu mais gosto das suas resenhas é a sua sinceridade. Do que adianta só apontar o lado positivo dos livros quando também existe o negativo? Mesmo com os erros, que com certeza é culpa da editora, pois já li outros livros com o mesmo problema, eu adoraria ler o livro. Ele parece ser ótimo. E a capa dele é mesmo linda!

    Abraços Igor :]

    ResponderExcluir
  18. Recebi esse livro recentemente e já estou lendo, ele é muito legal! Ótima a sua resenha =]

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Igor!
    Esse livro é muito bom! Mas também concordo contigo que algumas coisas ficaram para ser exploradas nos próximos volumes.
    A capa dele é linda mesmo! Também notei alguns erros de ortografia, mas isso acontece muito nos livros dessa editora, creio que seja erro deles mesmo.

    Ótima resenha!

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada da Iracy, mas parece ser muito interessante esse livro dela. Vi algumas resenhas e algumas entrevistas que ela deu para blog, ela é sempre muito simpática. :)
    Parabéns pela resenha!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser muito bom! Eu adorei a sua resenha e fiquei louca pelo livro Igor! :D

    Assim que der vou adquiri-lo. hehe

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Oi Igor ! Adorei a resenha, a história parece ser bem legal (: . Psé a Novo Século está dando cada 'mancada' com os livros dos autores nacionais D: , dá muita raiva, é cada erro grotesco oO' e olha que acho que isso não é só com os nacionais não :x , já comprei livros gringos e tinham os mesmos erros :x , eles vão e fazem capas e marcadores divinos , mas em contra partida assassinam a língua portuguesa com seus erros "/ , ~ tristeza geral ~ .

    Bjão

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros que envolvem reis, lutas, reinos...acredito que eu ia adorar ler este livro. Desculpa o sumiço, to tentando colocar em dia os comentarios em seu blog :)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia