Papo Cabeça #3

Oi pessoal! Trago mais um post para a coluna e digo que o Papo Cabeça de hoje vem com um tema bem interessante e bem polêmico. Espero que gostem.

Você é contra ou a favor da expansão dos E-books? 

O E-book ou livro eletrônico, é um livro digital que você pode ler em uma tela de computador. As vantagens são inúmeras: os livros eletrônicos podem ser baixados instantaneamente pelos usuários num clique de mouse (por meio de download). É de fácil manipulação. Durante a leitura, por exemplo, a ampliação do tamanho de letra, entre outras vantagens que são oferecidas por esse meio de leitura. Mas será que com todas essas vantagens os e-books estão sendo bem aceitos?

Bom, essas profundas mudanças no processo da leitura, ainda estão bem longe de atingir um consenso, tanto entre os leitores "físicos" e o pessoal da área virtual. Para a  maioria das pessoas, o livro impresso tem um grande peso cultural e isso atrasa a popularização da leitura digital. É bem comum os leitores falarem do imenso prazer que é ter um livro em mãos - que para mim é um prazer fantástico -, segurar um livro, folhear as páginas e até o próprio cheiro do papel.

O e-book é sem dúvida mais barato e mais acessível para todo mundo, porém, será que é o melhor? A leitura é processo bastante ligado à escrita ela faz parte do desenvolvimento humano. Infelizmente, ela está muito longe de ocupar o espaço que deveria na vida das pessoas. Mesmo a leitura eletrônica ocupando a preferência entre os adolescentes e várias outras pessoas, acredito que o livro impresso não será extinto

E você? O que acha sobre esse tema? Será que o e-book veio para ficar ou é apenas uma moda passageira?

26 comentários:

  1. Não acho que seja uma moda passageira, também não acho que é algo que veio para ficar.

    E-book e livro físico viverão paralelamente.

    Tem gente que (como eu) sente prazer em pegar o livro, ficar bestando com a capa, sentir o cheiro de novo.

    Tem gente que se importa menos e tem a vida mais corrida, então vai no e-book mesmo.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor!

    Acho que a questão principal não é ser ou não contra os E-books.
    Acho que não há problema algum em existirem e-books, desde que isso não interfira na criação de livros físicos.
    Eu prefiro muito mais ter o livro em mãos, eu nem ao menos gosto de ler no computador. Mas isso não significa que os e-books não devam existir, eles são sim vantajosos em muitos aspectos e, um deles, é o preço.
    Se alguém não pode comprar um livro, mas vai ter a chance de ler o e-book mais barato, por que não? A leitura vai acontecer do mesmo jeito e esse é o principal intuito.
    Acho sim que o livro em si seja uma questão cultural e sou muito mais a favor dos livros, mas os e-books podem ser uma ajuda ao estímulo à leitura e ajudas são sempre bem vindas ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais os e-books estão se popularizando, ainda mais com o avanço de iPads, Kindles e outros e-readers. São equipamentos bem legais para se ler um livro digital, que você leva a qualquer lugar.

    Particularmente eu prefiro o livro impresso, não consigo ler na frente do computador. com a versão impressa pode-se arrumar um lugar legal e segurar um livro físico é muito legal.



    Túlio Lima Botelho
    http://estacao-bio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o e-book maravilhoso, desde que você leia em um aparelho específico para isso (vide Kindle e Nook). Além de ser mais barato, você não depende do peso do livro físico. Mas em contrapartida eu adoro os livros físicos, ter a sensação de folear, tocar nas páginas e sentir aquele cheirinho de papel e tinha é o que há.
    Sou a favor dos dois formatos, tanto que já estou para adquirir meu leitor digital Kindle, um sempre vai complementar o outro! =D

    Abração
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  5. Por muitas vezes opito pelo livro fisíco, já que é como você diz, ter um livro em mãos, para poder folhea-lo, sentir até mesmo o cheiro deles :D
    Claro que os E-books, por serem mais acessiveis, algumas pessoas opitam por ter eles.
    Mais, creio eu, que os livros fisícos jamais serão extintos *-*

    beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, o livro físico é mais vantajoso. Imaginem só se acaba a luz e você fica sem nada para fazer? Sem falar que minha irmã fica muito tempo no nosso computador e eu não ia poder ler. Livros impressos são mil vezes melhores e concordo com você Igor, até o cheiro deles me deixa com uma sensação de bem estar.

    Beijos, Paati'

    http://livros-resenhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A Milena lá em cima fez um comentário muito interessante: "Não acho que seja uma moda passageira, também não acho que é algo que veio para ficar."

    E eu concordo plenamente quando ela diz isso. Veja bem, não acho que os e-books serão esquecidos depois de um tempo, muito pelo contrário. Mas o livros também não serão. Pois muito não vão trocar os prazer de poder segurar seu livro, folhear ele de ter em sua estante. Eu por exemplo sou um desses!
    Abraço,

    O Livreiro Maluco
    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  8. acho que assim, ebook e livros em papel deveriam servir como aliados um do outro... assim, em um livro em papel fica meio difícil de acrescentar imagens para ampliar a visão do leitor... em um ebook é mais fácil de fazer isso.. ou seja, ebooks podem funcionar como uma ampliação do livro em papel... a algum tempo ouvi falar de uma ideia desse modelo, fazer ebooks com áudio e tals.. achei super interessante a ideia...

    Outro ponto interessante dos ebooks é que eles ajudam bastante a acompanhar alguns livros que não foram lançados no Brasil... como deve ser do seu conhecimento o mercado literário do Brasil é bem escasso e muitos livros não chegam aqui... sem isso não tem versão impressa e traduzida de muitos livros... com o ebook quem não sabe inglês consegue traduções boas de livros ótimos espalhados pelo mundo virtual...

    Assim como você acredito que livros em papel jamais serão extintos, mas com o passar do tempo creio que o uso de ebooks vai ultrapassar o livro de papel...


    Tem tag para você lá no blog :D : http://cantinhodeumagarota.blogspot.com/2011/11/fofocas-literarias-02.html


    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o e-book é melhor para quem estuda, pois os livros de faculdade geralmente são muito caros e entao dessa forma ficam mais acessiveis, e muitos deles serao usados poucas vezes, mas os livros ed literatura eu prefiro impresso, na estante, bem bonitinho! eheh, beeijo!!
    http://amigaleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Por mim é tudo uma questão de costume e tempo rs e falta de um tablet é claro!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o livro nunca vai deixar de existir. Eu sou a favor da expansão do e-book, porque todos tem a opção de escolher a forma que irão ler, mas pessoalmente, não gosto de e-books. Leio em e-book só em últimos casos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor...
    Bem, eu não sou fã dos e-books, pra mim nada se compara a um bom livro nas mãos, o cheiro do papel, o barulho das páginas...

    Mas quando estamos num lugar sem poder ter um livro na mão... ou sem condições de comprar um, é legal!

    Então que fiquem os 2 aí em circulação ^^

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    E-books além de poder ser lido pelo pc, pode ser lido também pelo celular, iphones, e vários outros meios não só pelo pc, ok! E ah, acho que os e-books, não ficarão por muito tempo, todo mundo gosta de contato com o livro, é por isso que várias editoras nunca falem, porque os livros vendem e muito, se e-books são muito bem comprados eu não sei, só sei que não costumo comprar. adorei o post abçs

    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ!
    PRIMEIRAMENTE,OS LIVROS FÍSICOS NUNCA PERDERÃO O SEU VALOR [#FATO], AFINAL, ASSIM COMO VC, EU E MUITOS OUTROS LEITORES TEMOS VERDADEIRO PRAZER EM SEGURAR, FOLHEAR E, CLARO, SENTIR O CHEIRINHO DAS PÁGINAS QUE CARREGAM CONSIGO TANTOS SONHOS! SEM FALAR QUE QUANDO O LIVRO CHEGA EM NOSSAS MÃOS A SENSAÇÃO DE FELICIDADE É SIMPLESMENTE INEVITÁVEL!!! QUEM TEM ESSAS "MANIAS" AS APRESENTA AOS SEUS FILHOS, QUE CONSEQUENTEMENTE, APRESENTARÃO AOS SEUS, E ASSIM EM DIANTE. ENTÃO Ñ, OS LIVROS FÍSICOS Ñ DEIXARÃO DE EXISTIR!
    QTO AOS EBOOKS Ñ OS CONSIDERO COMO SUBSTITUTOS DOS LIVROS FÍSICOS E SIM COMO UM MEIO ALTERNATIVO DE MANTER O HÁBITO DE LEITURA EM DIA, AFINAL Ñ É SEMPRE QUE PODEMOS ESTAR COM DETERMINADO LIVRO EM MÃOS E, NESSAS HORAS O EBOOK FACILITA NOSSA VIDA,COM CERTEZA!
    JÁ LI MUUUUITO EBOOK, E POR ISSO RECONHEÇO O SEU VALOR, MAS CLARO, PREFIRO OS LIVROS FÍSICOS!!!

    BJINHOS!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  16. Bem... Já é difícil as pessoas terem acesso aos livros físicos imagina aonde há pouco acesso a internet. Mas se nós tivéssemos acesso ao mundo digital poderia ter tanto um quanto o outro. Mas o livro ainda não via morrer.

    Mas espero que num futuro próximo não acabe pertento nem um nem o outro.


    Gostei do poste e até...

    =D

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente? Odeio ler no pc, odeio ler qualquer livro que não seja físico assim, o bom é pegar! HASUHUA
    mas adorei o post, beijos Rapha!

    ResponderExcluir
  18. Igor! (:

    Eu não gosto muito de ler livros por meio dos e-books. Não sinto tanto prazer assim! Já li alguns mais nada se compara ao prazer que dá ao ler um livro.

    Adorei o post e gosto muito dessa coluna! Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Espero que venha pra ficar, mas que não signifique a extinção dos livros físicos.

    Gosto dos 2...mas o fato de poder carregar vários livros que eu queira em uma viagem, por exemplo, pra mim é ótimo. A mobilidade é a maior das vantagens. Mas eu AMO ter o livro físico na minha estante e isso com certeza não irá mudar.

    Beijos
    Lygia
    Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  20. Com toda certeza livro físico é muito melhor que ebook! Eu já li vários livros em ebooks, mas nem dá pra comparar né?

    Os e-books são legais por causa do preço e da facilidade em tê-lo. Não acumula poeira, não pesa e é eficiente. Mas mesmo assim acredito que logo ele passará. :]

    ResponderExcluir
  21. Oi Igor!
    Acho que o e-book é bom realmente apenas para quem não tem condições de pagar por um livro impresso. Eu sinceramente nunca tive vontade de ler, gosto de sentir o livro e pela internet eu fico completamente sem paciencia.
    Os livros impressos não podem ser extintos! hauah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Apesar de amar os livros físicos, sou a favor dos e-books. Não acredito que a existência deles seja prejudicial ao livro de papel. Na realidade acho até que dissemina mais a leitura.

    Beijos!!!

    @carissinha
    www.artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olha, vou ser sincera viu, nada nesse mundo vai substituir meu prazer de pegar, cheirar e reparar um livro impresso. Eu não gosto de ebooks, leio somente se não tiver alternativa. Também acho muito difícil que o livro impresso seja instinto.

    Bjs

    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Acho os e-books como algo alternativo, mas para mim nadaa substitui o livro impresso.

    ResponderExcluir
  25. Não sou contra E-book, nem a favor, prefiro livro físico, mas os e-books estão ganhando cada vez mais espaço, espero que os dois possa, conviver juntos!
    Beijão, Caah ♥

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  26. Concordo com os comentários que dizem que os livros físicos viverão paralelamente com os livros digitais. Porém não sei durante quanto tempo essa situação vai durar. Fico imaginando se daqui 500 ou 2000 anos ainda vão existir livros físicos. Claro, é um absurdo tentar ficar imaginando um futuro tão distante, mas é divertido. ^^ Agora, atualmente, não vejo o problema. Eu particularmente não gosto de e-books porém li A Coisa de S. King em formato digital... Nem foi tããão ruim assim. Mas sentir o livro, tanto a textura quanto o peso e o cheiro é outra coisa. :)

    ResponderExcluir

 
Layout desenvolvido e editado por Igor Gouveia